22/01/2017

Adriano Emílio de Oliveira

Pesquisas e elaboração: Historiador Pb. Jacó Rodrigues Santiago

Arquivo: Jacó Rodrigues Santiago



Nasceu no dia 07 de julho de 1933 na cidade de São Pedro dos Ferros (MG). Filho de Raimundo Emílio Marta e Orozina Marta. Pai de seis filhos do casamento com a irmã Efigênia Dorotéia de Oliveira, que desde dezembro de 1986 dorme no Senhor. Em 12 de junho de 1987 casou-se pela segunda vez com a jovem Maria Zilca Calais, na AD de Ipatinga em cerimônia oficiada pelo pastor Sebastião Evangelista da Cruz, da AD em Belo Horizonte.

O pastor, mais conhecido como "Valinho", iniciou sua carreira espiritual em 12 de agosto de 1956 quando aceitou a Cristo como Salvador de sua alma. Cerca de um mês após foi batizado nas águas em Coronel Fabriciano.

Em 1958 começou a servir na igreja como cooperador, quando teve a oportunidade de abrir um trabalho em São José do Goiabal. Em 1960, abriu outro em Timóteo. O pastor José Alves Pimentel, vendo o seu entusiasmo na obra de Deus, o separou para o diaconato em 1961.

Em 1965 mudou-se com a família para Belo Horizonte, indo residir no bairro Vista Alegre, tendo sido um dos primeiros cooperadores da congregação no bairro das Indústrias. Após permanecer na capital por cerca de 10 anos, aceitou convite do pastor Pimentel para retornar ao campo de Coronel Fabriciano, dando prosseguimento em sua carreira ministerial.

Ao chegar à região, foi consagrado presbítero e designado para dirigir diversas congregações. Em 14 de setembro de 1978, juntamente a outros obreiros, foi consagrado a evangelista, e em 20 de setembro de 1984 foi consagrado ao ministério de pastor.

Durante sua trajetória, pastoreou as seguintes igrejas: Cachoeira Escura, Vila Celeste, Bom Jardim, Melo Viana, a igreja sede em Coronel Fabriciano, Caladinho de Cima, além de atuar como co-pastor na igreja central de Ipatinga ao lado do pastor Antônio Rosa da Silva. Por motivo de enfermidade, afastou-se do trabalho, assim permanecendo até o seu falecimento ocorrido em 20 de agosto de 2004. Do primeiro casamento deixou os filhos: Daniel, Dirce, Edson, Isabel, Elias e Josué, além dos genros, noras e netos. Do casamento com a irmã Maria Zilca deixou dois filhos: Priscila e Adriano Filho.