22/01/2017

Adalberto Paes Campos

Pesquisas e elaboração: Historiador Pb. Jacó Rodrigues Santiago

Arquivo: Jacó Rodrigues Santiago



Filho do casal Jaime Paes Campos e Catarina Sena Campos, Adalberto nasceu em Itabirito (MG), no dia 21 de agosto de 1910. Casado com Maria Helena Campos, veio para o Vale do Aço, na década de 40, para trabalhar na Acesita, onde exerceu a profissão de fundidor. Não temos maiores dados sobre a carreira espiritual do biografado, sabemos, no entanto que foi batizado nas águas em 27 de outubro de 1944.

Ao chegar a Coronel Fabriciano, passou a cooperar na igreja que iniciava os seus primeiros passos, sob a liderança do pastor José Gonçalves de Oliveira. Mais tarde, foi separado para servir como presbítero, atuando sob a direção dos pastores Geraldo de Freitas e José Alves Pimentel. Ao lado deste último, exerceu por mais de dez anos o cargo de vice-presidente do campo de Cel. Fabriciano.

Em 24 de março de 1971, na convenção estadual, foi consagrado ao ministério de pastor. O pastor Adalberto foi um braço forte, ao lado do pastor Pimentel, tanto na construção do templo-sede em Coronel Fabriciano como em outros empreendimentos da igreja. Em 1972, mudou-se para a cidade de Betim (MG). Dando continuidade ao seu ministério, pastoreou a igreja em Ibirité, entre outras. Em várias oportunidades retornou ao Vale do Aço, algumas vezes para participar de eventos festivos da igreja, em outras, para visitar irmãos, amigos e colegas de ministério, tendo em vista o amor que sempre teve por nossa região.

Depois de muitos anos residindo em Betim, viu partir para o descanso eterno sua querida esposa, Maria Helena Campos. Posteriormente, contraiu segundas núpcias com uma jovem daquela região. Pastor Adalberto chegou ao final de sua peregrinação, e foi recolhido pelo Senhor em 18 de setembro de 1996.

Uma das lembranças que temos do pastor era que, em suas pregações, sempre gostava de cantar um de seus hinos prediletos: "A Bíblia Sagrada". Cantando, ele incentivava os crentes: "Vamos irmãos, nesta batalha pesada, pedir à Deus que faça a todo o povo ler a Bíblia Sagrada".