17/12/2016

HISTÓRIA DA MISSÃO BOAS NOVAS

Em setembro de 2015 a Missão Boas Novas realizou uma grande festa para celebrar seu Jubileu de Prata, 25 anos levando a mensagem do Evangelho

A atual diretoria da Missão Boas Novas é formada pelos ministros: Pr. José Martins de Calais Júnior – Presidente; Pr. Waldir Gonçalves, Diretor; Pr. José Elias de Souza, 1º Secretário; Ev. Renato Gomes Andrade, 2º Secretário; Pr. Daniel Vieira da Silva, 1º Diretor Financeiro; Ev. Jeremias Joel Silvério Simões, 2º Diretor Financeiro e os conselheiros, Ev. Antônio Fernandes Gomes e Ev. Marcelo Chever Mião.

A Missão Boas Novas, além de missionários em diversas regiões do Brasil, através de envio direto e parcerias, mantém também missionários em países como Paraguai, Venezuela, Bolívia, Portugal, Estados Unidos, Colômbia e parcerias no México, Guiné Bissau, Índia, Egito, Iraque, Nigéria, Nepal, Cuba, China e Paraguai.

História
No dia 20 de setembro de 1990, A Assembleia de Deus, Ministério de Cel. Fabriciano e Ipatinga/MG, sob a liderança do Pastor Presidente Antônio Rosa da Silva, decide pela criação de um departamento de missões. Este novo projeto missionário nasceu após várias manhãs de “Conscientização Missionária” nas igrejas locais e teve como objetivo maior o cumprimento do “IDE” do Senhor Jesus Cristo. O nome dado ao departamento de missão surge em uma reunião democrática, onde foi sugerido o nome Missão Boas Novas.

A primeira mesa diretora foi constituída pelo Pr. Antônio Rosa da Silva (Presidente); Pr. Ismael Gonçalves da Silva (Coordenador); Pr. Joel Francisco da Silva (Tesoureiro); Sebastiana Aparecida de Nardi e Fátima Vanessa Gisele Guimarães Silva (Secretárias).

Dotados de grande visão missionária transcultural, os diretores focam as atividades missionárias no exterior e, assim, o primeiro missionário, Ismael de Jesus, foi enviado no ano de 1991 ao Paraguai e, dando sequência, num pequeno espaço de tempo foram enviados, também para o Paraguai, os missionários Geraldo Nunes de Souza e Jeferson Alves de Freitas, para dar assistência ao trabalho que já vinha sendo executado pelo missionário Ismael de Jesus, que retorna ao Brasil logo em seguida.

A Missão Boas Novas estabelece nesse mesmo período sua primeira parceria e prepara o primeiro treinamento transcultural e envio de missionários em acordo firmado com o Pr. Waldermar de Carvalho, presidente da Missão Kairós (São Paulo/SP).

Foi criado o “Culto de Conscientização Missionária” em todas as igrejas do ministério com objetivo de levar informações e fatos sobre o campo missionário, como envio de missionários, construção de templos, aquisição de instrumentos musicais, cursos e treinamentos, etc.

A primeira viagem missionária da Missão Boas Novas, realizada pelos pastores Antônio Rosa da Silva, Ismael Gonçalves da Silva e Joel Francisco da Silva, foi ao Paraguai, onde foi observou-se um grande desenvolvimento do trabalho missionário que ali estava sendo realizado. Os pastores integrantes dessa viagem missionária participaram do primeiro batismo de irmãos paraguaios

No ano de 1993, alguns candidatos manifestaram interesse pela obra missionária e desses, 10 ingressaram num treinamento transcultural oferecido pela “Missão Kairós, durante 3 meses em São Paulo/SP e em seguida foram enviados para o trabalho missionário no Equador, México, Venezuela, Guiné-Bissau, Portugal, Argentina, Uruguai, Paraguai, Cabo Verde e Bolívia, sendo supervisionados e custeados diretamente pela Missão Boas Novas.

Em fevereiro de 2001, aconteceu eleição para constituição de nova mesa diretora e o Pr. José Martins de Calais Júnior foi eleito diretor, ficando o Pr. José Elias de Souza como vice-diretor; Pr. Joel Francisco da Silva, 1º secretário; Pr. Ismael Gonçalves da Silva, 2º secretário; Pr. Daniel Vieira da Silva. 1º tesoureiro e Pr. Nilton Silva Andrade, 2º tesoureiro. Com essa nova diretoria, inicia-se o envio de outros missionários. Começava então uma nova modalidade de trabalho missionário, com a nova gestão mantendo o trabalho transcultural e investindo no envio de missionários locais, sendo o Miss. Jéferson Alves de Freitas e sua família enviado para a Bolívia e o missionário João Batista dos Santos e família enviado para o Vale do Jequitinhonha/MG.

Em 2002, a Missão Boas Novas resolve criar o “Treinamento de Vivências Transculturais” para que os missionários que fossem enviados ao campo estivessem preparados para as adversas situações, tanto no Brasil quanto no exterior e, em seguida, envia os missionários Waldir Gonçalves e família para o México; Sílvio Ramos e família para Guiné-Bissau. E para o Vale do Jequitinhonha foram enviados os missionários Marcelo Chever Mião e família; Willen Nascimento Coura e família; Sérgio Costa Santana e família.

Com o passar do tempo, percebeu-se a necessidade de maiores investimentos, surgindo também novas modalidades de se fazer missões, como a adoção de missionários nativos, em parceria com outras agências missionárias, e dentre essas destacamos a Wem Brasil, SEMAP, Além Mar, África para Cristo; CEADAM, Projeto Cuba e Missão Amém.

Foi criado também o Centro de Reabilitação Moriá – CEMORIÁ, apoiado pela Missão Boas Novas, com a adoção do Missionário Osvaldo Ângelo que permanece apoiando o trabalho desta instituição.

No ano de 2013, é constituída uma nova diretoria da Missão Boas Novas, ficando assim constituída: Pr. Waldir Gonçalves, Diretor; Pr. José Elias de Souza, 1º Secretário; Ev. Renato Gomes Andrade, 2º Secretário; Pr. Daniel Vieira da Silva, 1º Diretor Financeiro; Ev. Jeremias Joel Silvério Simões, 2º Diretor Financeiro e os conselheiros, Ev. Antônio Fernandes Gomes e Ev. Marcelo Chever Mião.

Em 2015 a Missão Boas Novas inicia um novo projeto de parceria com a Missão Vem Brasil, conhecido como Projeto Ant-Tráfico Humano - que visa resgatar meninas indianas, entre crianças e adolescentes, vítimas do tráfico humano na Índia, e levadas para o mercado da prostituição infantil.