23/01/2017

Anselmo Silvestre

Pesquisas e elaboração: Historiador Pb. Jacó Rodrigues Santiago

Arquivo: Jacó Rodrigues Santiago



Um dos remanescentes da segunda geração de obreiros das Assembléias de Deus no Brasil, ainda em exercício, é o pastor Anselmo Silvestre. Há 50 anos, presidente da Assembléia de Deus em Belo Horizonte e por longos anos tem exercido também a presidência da COMADEMG (Convenção dos Ministros das Assembléias de Deus no Estado de Minas Gerais). É de conhecimento geral o seu carinho pela igreja do Vale do Aço.

Como grande líder que é, tem dado o seu irrestrito apoio aos pastores José Gonçalves de Oliveira, Geraldo de Freitas, José Alves Pimentel e finalmente ao pastor Antônio Rosa da Silva, líderes da igreja em Coronel Fabriciano. Esta é a grande razão pela qual entre as biografias deste livro histórico não poderia deixar de figurar esse amado pastor.

Anselmo Silvestre nasceu no dia 1º de junho de 1917 em Sabinópolis (MG). No ano de 1933 junto com alguns amigos, deixou a terra natal e partiu rumo ao Paraná. Chegando às proximidades de Belo Horizonte, seus amigos seguiram viagem, mas ele decidiu permanecer na capital. Nessa época trabalhou na construção civil e mais tarde ingressou na Estrada de Ferro Central do Brasil.

Viúvo, o pastor foi casado com a irmã Bernarda Silvestre por quase 50 anos. Desta união nasceram oito filhos: Ruth, Jeremias, Isaías, Oséias, Ezequias, Sulamita, Judith e Noemi. Sua dedicação familiar tem sido estendida também aos 24 netos e 12 bisnetos. Um de seus netos, o pastor Moisés Silvestre Leal é o atual dirigente da AD do Templo Central em Belo Horizonte, o qual ocupa também a terceira vice-presidência.

Em maio de 1939, ainda recém-casado, sua esposa estava desenganada pela medicina, por sofrer horrivelmente de epilepsia, tendo varias crises por noite. O casal resolveu então procurar ajuda no espiritismo. Um dia encontrou com um velho conhecido, Sr. Sebastião Bertolino que lhe falou do Evangelho e o convidou para assistir a um culto. Nesse culto, sua esposa foi instantaneamente curada, e o casal aceitou a Cristo como Salvador. Logo depois, Anselmo adoeceu gravemente com pneumonia, sendo desenganado por três médicos, inclusive um especialista. Mas, recebeu a visita dos irmãos que oraram por ele. Em meio às orações e forte barulho pentecostal, uma voz profética se fez ouvir através de um dos “vasos” ali presentes: “Grande obra tenho para ele fazer”. Em dezembro do mesmo ano, foi batizado nas águas pelo missionário sueco Algoot Svenson, tendo já recebido o batismo com o Espírito Santo. Iniciou a carreira ministerial logo no dia seguinte ao seu batismo nas águas. Ele estava no antigo templo da AD de Belo Horizonte, no bairro Carlos Prates, para participar da Santa Ceia pela primeira vez, quando foi apresentado à igreja pelo pastor Algoot que o perguntou se aceitava o cargo de porteiro. Imediatamente o biografado aceitou o cargo e passou a cooperar no trabalho do Senhor.

Num determinado dia de 1940, recebeu com agradável surpresa a notícia de que ia ser separado para servir como diácono. Naquela época a AD de Belo Horizonte possuía cerca de trezentos membros em toda a capital, e era grande a carência de obreiros. Ainda como diácono já desenvolvia intenso trabalho na obra de Deus, no interior do estado, visitando, por designação do pastor Algoot as igrejas das cidades de: Corinto, Curvelo, Pirapora, Montes Claros e outras. Muitas vezes estas viagens eram custeadas pelo próprio biografado que nesta época era funcionário da E. F. Central do Brasil. Quando estava para ser promovido na empresa e passaria a ganhar o salário de "três contos de réis", foi chamado para trabalhar de tempo integral na obra do Senhor.

Em 1945 foi consagrado à evangelista e em 1950 foi consagrado ao ministério de pastor. Durante todos esses anos, tem dedicado o melhor de sua vida em prol do engrandecimento da obra de Deus não só em Belo Horizonte, mas em todo o estado de Minas Gerais.
No início do trabalho em nossa região, nos idos de 1949, ele visitou os irmãos em Brejaúba de Mesquita, quando por falta de condução para retornar à BH, permaneceu ali por vários dias. Entusiasmado com a obra iniciante naquele lugar, ficou cooperando com os novos crentes, ensinando-lhes a cantar belos hinos e dando-lhes o alimento da Palavra de Deus. Seu hospedeiro foi o novo convertido João Maria, como também era conhecido o pastor João Fernandes da Silva, que até hoje relembra com muita saudade dessa época.

Pastor Anselmo foi um braço forte ao lado do pastor Algoot Svenson durante a construção do templo da Rua São Paulo, 1341 centro da capital mineira, que foi inaugurado em 13 de maio de 1956.

Em 1958, seu pastor, viajou com a família para a Suécia e lá veio a falecer. Anselmo, sendo o vice-presidente da igreja, foi eleito presidente por unanimidade do ministério, embora considerasse que na época tivesse obreiros mais experientes que ele tais como os pastores José Alves Pimentel, Geraldo de Freitas e Geraldo Sales, que foram os primeiros consagrados em Minas Gerais.

Ao assumir a responsabilidade da igreja em Belo Horizonte, havia na capital apenas mil e trezentos membros e seis congregações. Em sua administração a Assembléia de Deus prosperou e cresceu, tendo atualmente mais de 700 congregações e cerca de 90 mil membros na grande BH e um grande corpo ministerial, composto de pastores, evangelistas, presbíteros e diáconos.

Em 1988 inaugurou um prédio de doze andares nos fundos do templo central, para abrigar departamentos da igreja e o escritório da COMADEMG.

Eleito presidente do campo de Belo Horizonte, indicou para seu auxiliar direto o pastor Philemon Rodrigues da Silva. Em 1964, por sua iniciativa, Philemon foi enviado à Bolívia, como o primeiro missionário da igreja de Belo Horizonte. A visão missionária do Pr. Anselmo já tem alcançado vários países onde seus enviados têm desempenhado com muito êxito suas missões, tanto na África (Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Senegal), quanto na Bolívia, Paraguai, Honduras, México, Estados Unidos (Boston e Elizabeth), Japão, Ucrânia, Suíça e Portugal.

Foi Conselheiro da Casa Publicadora das Assembléias de Deus de 1958 a 1976, ajudando assim, em seu desempenho e crescimento durante seus 62 anos de funcionamento. Presidente da Convenção Estadual das Assembléias de Deus, no Estado de Minas Gerais desde 1961 e da AD em Belo Horizonte, assim como de todas as suas filiais em todo o Estado. Membro ativo da Mesa Diretora da Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil, onde ocupou o cargo de vice-presidente cinco vezes, além de outros cargos. Presidente da Escola Bíblica Permanente Sião, desde o ano de 1976, ano de sua fundação, e da Associação Betel de Assistência Social – Lar Betel (ABAS), onde é exercida parte da obra social das Assembléias de Deus, assistindo crianças abandonadas e velhinhas desamparadas. Formado pelo Instituto Bíblico de Pindamonhangaba, é de uma inata administração conceituada. É presidente de honra da COMADETRIM – Convenção das Assembléias de Deus do Triângulo Mineiro.

Participou de várias conferências, simpósios, seminários e escolas bíblicas em todo o país, assim como em outros países, como Estados Unidos, Israel, Noruega, Suécia, França, Dinamarca, Canadá, Coréia do Sul etc.

Em meio a tanta ocupação, sempre que possível, tem vindo à nossa região e congratular com o pastor Antônio Rosa em seus aniversários, e prestigiar outros importantes eventos. Sabemos que faz isto movido pelo grande amor que tem por este Vale do Aço, que ele ajudou a desbravar ao lado de outros pioneiros de nossa igreja. Ao longo dos sessenta anos de existência da igreja aqui, em todos os principais eventos realizados, sempre tivemos a presença deste querido servo de Deus, para nos trazer a sua palavra experiente.

Foi conhecido em todo o país pelo seu vigor extraordinário, mesmo com a idade avançada, pelo seu bom humor e por gostar de cantar nas igrejas e convenções, o hino cujo refrão conclama a todos ao avivamento, declarando que “tem que começar pelo altar”.