23/11/2016

HISTÓRIA DA AD NO VALE DO AÇO

História da AD em Coronel Fabriciano


Primeiro templo das Assembleias de Deus em Coronel Fabriciano na Rua Albert Scharlet

Nos meados da década de 40, a Assembleia de Deus em Belo Horizonte estava em plena expansão e os poucos obreiros existentes se esforçavam para estender o trabalho pelo interior do estado. Um deles, José Alves Pimentel, (primeiro pastor a ser consagrado no Estado de Minas Gerais) atendendo a obra iniciante em Nova Era, foi enviado para abrir uma nova frente de trabalho na cidade de Coronel Fabriciano. Depois de percorrer diversas cidades levando as Boas Novas do Evangelho, o Pr. José Alves Pimentel, então com 35 anos de idade e muita determinação, chega à região do Vale do Aço para estabelecer o trabalho da Igreja Evangélica Assembleia de Deus.

No ano de 1945, no Córrego "Nossa Senhora" próximo ao local onde hoje fica a Usipa, foi batizado nas águas pelo pastor José Alves Pimentel um novo convertido de nome Generoso Pereira de Souza. Era a semente de uma frondosa árvore que cresceria e daria milhares de frutos. Este novo crente, mais tarde, tornou-se um dedicado Obreiro do Senhor, e hoje reside na cidade de Nova Serrana/MG.

A Assembleia de Deus de Coronel Fabriciano teve início nos idos de 1946, com a chegada de alguns crentes vindos de diversos lugares e outros novos convertidos que foram evangelizados pelo Pr. José Alves Pimentel. Entre os primeiros crentes da AD de Coronel Fabriciano, figuram os seguintes irmãos: Januário, Josafá e esposa, Joaquim José de Morais e família vindos de Sabará, a irmã Zica, José Marciano da Silva e esposa Carmelina (pais do Pr. Daniel Marciano da Silva) vindos de Aimorés, Natalina Teixeira que veio de Baixo Guandu/ES, José Cezário dos Anjos e esposa Adelina, Sanches Rodrigues Pinto e esposa Guiomar Lourenço Pinto, Abílio Gonçalves Dias vindo de João Monlevade entre outros. Os primeiros cultos eram realizados na casa do irmão Januário, localizada no antigo "Algodoal", próximo à ponte que liga Acesita a Coronel Fabriciano. Posteriormente a pequena igreja transferiu-se para um salão situado na Rua Sêca, hoje Rua Duque de Caxias.

Lançando a semente do Evangelho, neste bonito vale, o pastor José Alves Pimentel foi designado pelo missionário Algoot Svenson, presidente da AD em Belo Horizonte, para continuar a obra de Deus em outros lugares. No ano de 1947 a igreja ficou sob a direção do Evangelista Graciliano Sales. Até essa época, os poucos crentes se reuniam para os cultos, mas a igreja ainda não havia sido oficializada. Em 8 de julho de 1948, a AD de Coronel Fabriciano foi organizada oficialmente pelo Pr. José Alves Pimentel, por determinação do Ministério da AD de Belo Horizonte, conforme consta no Estatuto da igreja.

Poucos dias depois foi enviado a pastorear a igreja recém-fundada o Pr. José Gonçalves de Oliveira. Sob a direção deste pastor foi construído e inaugurado o primeiro Templo da Assembléia de Deus do Vale do Aço, situado à Rua Albert Scharlet, 213 em Coronel Fabriciano. O referido templo foi inaugurado no dia 30 de julho de 1949, estando presente entre outros, o missionário Algoot Svenson, pastor da AD de Belo Horizonte, acompanhado do missionário finlandês Eurico Bérgsten, recém-chegado ao Brasil.

A primeira cerimônia de casamento realizada nesse templo da AD da Rua Albert Scharlet foi dos jovens Abílio Gonçalves Dias e Natalina Teixeira, no dia 25 de julho de 1949. Abílio era um dos destaques da mocidade da igreja. Mais tarde cooperando na igreja como tesoureiro e presbítero (na época ancião), foi consagrado ao ministério, tornando-se pastor vice-presidente do campo.

Nessa época, o pastor José Gonçalves de Oliveira contava com poucos auxiliares, entre os quais o evangelista Geraldo José de Carvalho e o irmão José Cassiano. Geraldo de Carvalho, consagrado ao ministério em 1948 foi o primeiro Evangelista do campo de Coronel Fabriciano. Além desses obreiros, a região recebeu a cooperação dos pastores Anselmo Silvestre, José Augusto Filho e José Pinto Ribeiro. Ainda no ano de 1949, João Fernandes da Silva, converteu-se ao Evangelho por intermédio de uma família crente da cidade de Joanésia/MG. Ao saber que uma nova porta se abria naquela região, o Pr. José Gonçalves enviou alguns obreiros para visitar aqueles irmãos, entre os quais o irmão José Cassiano, Pr. Anselmo Silvestre e Pr. José Augusto Filho. Posteriormente, foi enviado o Evangelista Geraldo de Carvalho para residir em Joanésia e dirigir a congregação de Brejaúba, onde morava João Fernandes e seus familiares. Esta congregação, em Mesquita, é a mais antiga do campo de Coronel Fabriciano e de onde saíram diversos obreiros para trabalharem na obra do Senhor.

Em 1950, o Pr. José Alves Pimentel chegou com a sua família de mudança pela primeira vez, em Coronel Fabriciano, substituindo o Pr. José Gonçalves no pastorado da igreja. Antes, o Pr. Pimentel realizava trabalhos em Coronel Fabriciano, sem, no entanto residir na cidade.

Prosseguindo em seu alvo de evangelizar a região do Vale do Aço, contou com a cooperação de alguns obreiros que vieram de outras regiões, entre eles os evangelistas Salatiel Fidélis de Souza e Sebastião Chaves da Silva. Com o crescimento da igreja foram surgindo novos obreiros, frutos do trabalho desenvolvido pelo pioneiro. Entre os obreiros surgidos na região, destacamos: José Pereira da Silveira, José Pantalião, Marcolino Gonçalves Lopes, Antônio Teixeira de Oliveira, Vicente de Paula Pedro do Nascimento, Antônio Rosa da Silva, Adão Alves de Araújo, Abílio Gonçalves Dias, Jandiro Cândido de Andrade, Raimundo Marcelino Gonçalves e Adalberto Paes Campos. Com a ajuda desses obreiros, o Pr. José Alves Pimentel estendeu o seu raio de ação por diversas localidades do Vale do Aço e outras regiões como Nova Era, João Monlevade, Itabira, Santana de Ferros e Guanhães.

O Pr. José Alves Pimentel permaneceu em Coronel Fabriciano até o ano de 1956, quando foi designado para dirigir a igreja de Raposos. Para ocupar a vaga deixada por Pimentel, foi enviado o Pr. Geraldo de Freitas que deu continuidade à expansão da igreja no Vale do Aço. Em março de 1957, ele foi realizar um trabalho em Naque. Ao desembarcar do trem na estação local, foi recebido por um rapaz que o estava esperando de bicicleta. Este jovem era um cooperador na obra do Senhor e mais tarde tornou-se um grande líder de nossa igreja. Ele é o atual presidente do campo de Coronel Fabriciano e Ipatinga, Pr. Antônio Rosa da Silva. Em dezembro de 1958, o Pr. Geraldo de Freitas convocou todos os obreiros do campo para uma semana de estudos bíblicos e oração. No final, enquanto presidia os trabalhos foi acometido de um mal súbito e passou a estar com o Senhor.

Por determinação do Pr. Anselmo Silvestre da AD de Belo Horizonte, a igreja foi pastoreada interinamente pelo evangelista Sebastião Chaves da Silva. Pouco depois foi enviado o Pr. José Alves Pimentel para novamente pastorear a igreja de Coronel Fabriciano.

No dia 30 de julho de 1960, em Assembléia Geral da Igreja Assembléia de Deus de Coronel Fabriciano, foi lida a ata de organização da igreja como personalidade jurídica. A primeira diretoria eleita foi:
*Presidente - Pastor José Alves Pimentel
*Vice-presidente: Presbítero Adalberto Paes Campos
*Primeiro secretário: José Carlos de Oliveira
*Segundo secretário: José Eloy de Morais
*Tesoureiro: Presbítero Abílio Gonçalves Dias.

Na década de 60, o trabalho estendeu por toda a região do Vale do Aço com a abertura de novas congregações nos bairros de Cel. Fabriciano, Ipatinga e Timóteo, além de cidades vizinhas como: Mesquita, Joanésia, Braúnas, Açucena, Belo Oriente, Jaguaraçu, Marliéria e Antônio Dias.

Nessa época, a igreja era servida por diversos auxiliares, tais como os diáconos Antônio Canuto dos Anjos, Francisco José Garcia, Jerônimo Lopes da Rocha, José Pereira Santiago entre outros.

Em 1º de junho de 1970, teve início a construção do novo templo de Coronel Fabriciano, sob a direção do co-pastor Adalberto Paes Campos e do construtor de obras, irmão Adail de Oliveira Penha.

Em março de 1971, na Convenção Estadual em Belo Horizonte foram ordenados ao pastorado os seguintes obreiros do Vale do Aço: Adalberto Paes Campos, Antônio Rosa da Silva, Adão Alves de Araújo e Abílio Gonçalves Dias.

Em fevereiro de 1972, o Pr. Adalberto Paes Campos, Vice-presidente do campo, mudou-se para a cidade de Betim/MG. Para ocupar o seu lugar na vice-presidência foi escolhido pelo ministério o Pr. Antônio Rosa da Silva.

No período de 1 a 17 de setembro de 1972, foi realizada uma grande Escola Bíblica para Obreiros em Coronel Fabriciano, sob a direção do Pr. José Alves Pimentel. Atuaram como preletores o missionário Eurico Bérgsten, os pastores Anselmo Silvestre, Euclides Morais Batista, Oscar Guilherme, Geraldo de Sales e Adão Alves de Araújo. Atuaram nos louvores além dos grupos musicais da região, os cantores Samuel Barbosa e Maria da Glória e a Banda da AD de Belo Horizonte.

No ano de 1974, o pastor José Alves Pimentel, desejoso de evangelizar a cidade de Alto do Rio Doce e toda aquela região da Zona da Mata Mineira, viajou para lá com os pastores Antônio Rosa da Silva e Adão Alves de Araújo.

Até o final de 1971, os batismos nas águas eram realizados no Rio Piracicaba em Coronel Fabriciano e também nos diversos ribeirões da região. Centenas de crentes foram batizados na década de 50. Vários pastores que visitavam a igreja eram convidados para efetuar os batismos, entre eles os pastores: Anselmo Silvestre, Geraldo de Sales, Benevenuto de Araújo. Na construção do novo templo de Cel. Fabriciano, foi incluído o Tanque Batismal. Em 30 de março de 1975, os pastores Adão Araújo e Abílio Gonçalves Dias, batizaram mais de duzentos novos convertidos. No dia 7 de setembro do mesmo ano, mais um grande batismo foi realizado no batistério do templo em construção. Foram batizados nas águas 154 novos crentes, em ato oficiado pelos pastores Antônio Rosa da Silva e Adão Araújo.

Ainda na década de 70, a igreja de Cel. Fabriciano recebeu algumas visitas, entre as quais, uma caravana de irmãos da AD de João Monlevade, sob a liderança do Pr. Philemon Rodrigues; uma grande caravana da igreja AD de São Bernardo do Campo/SP, sob a liderança do Pr. Roberto Montanheiro (de saudosa memória); os cantores "Dico e Rosinha" de Curitiba/PR; missionário Nils Kastberg, pioneiro da AD de Belo Horizonte, além de outras caravanas, cantores e obreiros de diversos lugares do Brasil.

NOVO TEMPLO

No período de 10 a 13 de março de 1977, foi realizada a grande festa de inauguração do novo templo sede da AD de Coronel Fabriciano, na Avenida Magalhães Pinto, 429, medindo 38 X 20 metros, composto internamente de um grande púlpito com batistério, amplas galerias com capacidade para duas mil e quinhentas pessoas assentadas. Foi registrada a presença de várias autoridades políticas, civis e eclesiásticas, além de diversos obreiros entre os quais o missionário Eurico Bérgsten; pastores Anselmo Silvestre, (AD de Belo Horizonte); João Pereira de Andrade e Silva (então Diretor Executivo da CPAD - Rio de Janeiro/RJ); José Barbosa Pacheco (da AD de Coelho da Rocha/RJ); Carmelito Vital de Oliveira, Horácio Nunes e Augusto Alves da Silva, (representantes do Pr. Roberto Montanheiro de São Bernardo do Campo/SP); Salatiel Fidelis de Souza (de Governador Valadares/MG); Ary Ferreira Coelho (de Caratinga/MG); Philemon Rodrigues da Silva (de João Monlevade/MG) e Adalberto Paes Campos (de Betim/MG). Por determinação do Pr. José Alves Pimentel, coube ao Deputado Estadual João Gomes Moreira, membro da AD de Belo Horizonte, fazer a dedicação do Templo. A parte musical esteve a cargo das bandas e corais da região, do cantor e acordeonista Ageu Pereira de Curitiba/PR e dos cantores Samuel Barbosa e Maria da Glória da AD do Rio de Janeiro. Na oportunidade foram consagrados para a obra do Senhor dez diáconos e dez presbíteros para servirem nas igrejas do Vale do Aço e na região de Barbacena.

Depois de inaugurar o templo de Coronel Fabriciano, o Pr. José Alves Pimentel, contando com a colaboração de seus auxiliares, continuou trabalhando na expansão da igreja do Vale do Aço e também de Barbacena e Alto do Rio Doce, para onde foram enviados diversos obreiros.
Em 14 de agosto de 1977, mesmo debilitado pela doença que o vitimou, o Pr. Pimentel esteve na cidade de Ouro Branco/MG para presidir a festividade de inauguração do templo da AD local.

Depois de um longo período de enfermidade, o Pr. José Alves Pimentel foi recolhido pelo Senhor ao eterno descanso, no dia 14 de maio de 1978. Pouco antes de falecer, chamou até seu leito o pastor vice-presidente, Antônio Rosa da Silva e transmitiu-lhe a presidência do campo de Coronel Fabriciano. Depois escreveu uma carta dando ciência à igreja e ao ministério a sua decisão.

Em 22 de maio de 1978 foi realizada uma Assembléia Geral dos membros da AD de Coronel Fabriciano, a fim de eleger nova diretoria da igreja, por motivo do falecimento do pastor presidente.

A reunião foi aberta pelo Pr. Antônio Rosa da Silva, vice-presidente, e contou com a participação de inúmeros irmãos e obreiros do campo. O Pr. Salatiel Fidélis de Souza da AD de Governador Valadares, que na oportunidade visitava a igreja, foi indicado presidente interino. Ao assumir a direção dos trabalhos, o Pr. Salatiel fez a leitura de um trecho bíblico e logo após pediu ao 2º Secretário Pedro Brás da Silva que fizesse a leitura de uma carta do Pr. José Alves Pimentel com data de 29 de março de 1978, transmitindo a presidência do Campo ao Pastor Antônio Rosa da Silva. Ainda foi feita a leitura de uma declaração, (mesma data da mencionada carta) e a assinatura dos membros do ministério da igreja, concordando com a ascensão do Pr. Antônio Rosa à presidência. A diretoria eleita na ocasião ficou assim constituída:
*Presidente: Pastor Antônio Rosa da Silva
*Vice-presidente: Pastor Abílio Gonçalves Dias
*1º Secretário: Presbítero José Vaz da Silva
*2º Secretário: Presbítero Pedro Brás da Silva
*1º Tesoureiro: Diácono José David Filho
*2º Tesoureiro: Presbítero Geraldo Silvério de Neiva

Depois do falecimento do Pr. José Alves Pimentel, novos horizontes se abriram para a igreja do Vale do Aço. O veterano pastor deixou muita saudade entre os obreiros e irmãos em Cristo pelo amor que tinha às ovelhas e pelo dinamismo no trabalho do Senhor. Mas o novo presidente, Pr. Antônio Rosa da Silva deu prosseguimento à obra de Deus com o apoio de toda a igreja e do ministério de Coronel Fabriciano. Novos templos foram erguidos, dezenas de obreiros foram consagrados ao ministério, milhares de novos convertidos desceram às águas batismais e a obra continuou em crescimento. Deus tem aprovado o seu trabalho, e hoje temos um grande patrimônio espiritual com mais de 30 mil membros e cerca de 300 congregações em todo o Campo de Coronel Fabriciano e Ipatinga, que abrange 12 municípios.

História da AD em Ipatinga

A Igreja Assembléia de Deus de Ipatinga teve início por volta de 1951, quando a cidade ainda era uma pequena vila, pertencente ao município de Coronel Fabriciano. Os instrumentos usados por Deus na divulgação do Evangelho em Ipatinga foram, entre outros, os seguintes obreiros: José Pantalião e Marcolino Gonçalves Lopes, ambos de saudosa memória.

Os pioneiros dessa grande obra, muitos dos quais já descansam no Senhor, são os seguintes irmãos: Gil Vieira dos Santos e família, Hermínio Gonçalves e família, José Alves de Moura e esposa Dolores Francisca de Moura entre outros.

A partir de 1959, com a instalação da grande empresa siderúrgica Usiminas e o crescimento da cidade, o trabalho passou a desenvolver-se numa escala maior. À medida que iam surgindo novos bairros, também crescia o número de igrejas, sendo as congregações mais antigas de Vila Celeste e Bom Jardim.

A igreja teve como dirigente por algum tempo o então diácono Hermínio Gonçalves, que era auxiliado pelo diácono José David Filho. Além destes, diversos irmãos cooperaram no trabalho, entre os quais: Antônio Feliciano Neto, João Fagundes, Miguel Nogueira da Silva, José Pedro de Almeida, Aníbal Martins Ferreira, Custódio Fernandes Parreira, Aristides João de Sá, João José da Cruz e Bernardino Nunes Pereira. Este último mudou-se para Betim, onde desenvolveu trabalho pioneiro naquela região. Por um pequeno período, a igreja esteve sob a direção do pastor Antônio Teixeira de Oliveira, que logo após foi transferido para a cidade de João Monlevade.

Em dezembro de 1961, foi inaugurado o primeiro templo da AD de Ipatinga, situado à Rua Diamantina, 160. O obreiro responsável na ocasião era o então presbítero José Pereira da Silveira, que ficou na direção do trabalho até 1962. Nessa época, a igreja recebeu para cooperar nos diversos trabalhos o irmão Antônio Rosa da Silva, jovem obreiro, recém casado com a irmã Luzia Ramos. Com a transferência do presbítero José Pereira para Joanésia por motivo de enfermidade, o pastor presidente José Alves Pimentel entregou a direção da igreja de Ipatinga ao evangelista Antônio Rosa da Silva.

Em 1964, Antônio Rosa da Silva foi designado para pastorear a AD de Melo Viana, e para Ipatinga veio o evangelista Adão Alves de Araújo que ficou na direção da igreja até dezembro de 1972. De 1972 à 1973, a igreja foi dirigida pelos pastores Abílio Gonçalves Dias e José Cândido Tavares.
Em 1973, o pastor Antônio Rosa da Silva, foi designado novamente para pastorear a AD de Ipatinga, onde permanece até o momento. Durante estes anos a igreja tem experimentado grande desenvolvimento, com o acréscimo de milhares de membros e organização de novas congregações nos diversos bairros da cidade.

Sob a direção dos dirigentes anteriores, foram criadas em Ipatinga as congregações de Bom Jardim, Vila Celeste, Iguaçu, Canaãzinho, Limoeiro, Barra Alegre, Esperança, Bom Retiro, Amaro Lanari (em Cel. Fabriciano), Santana do Paraíso, Águas Claras e Bom Sucesso (Mesquita). Na direção do Pastor Antônio Rosa da Silva, surgiram as congregações de Veneza 2 (Rua Curitiba e Rua Caxias do Sul), Caravelas, Betânia e região, Cidade Nobre, Jardim Panorama, Caçula, Industrial e Ilha do Rio Doce. Com a crescente expansão da cidade, foram criadas diversas congregações na região central e nas regiões de Bom Jardim, Vila Celeste, Iguaçu e Limoeiro. Com o desenvolvimento da obra de Deus na cidade de Ipatinga, as congregações mais antigas tornaram-se regionais, tendo como responsável um Pastor Regional e diversos obreiros auxiliares.

A Igreja em Ipatinga cresceu de uma forma extraordinária em todos os sentidos. A semente do Evangelho foi plantada com lágrimas e muita perseguição, mas felizmente caiu numa terra fértil e o resultado são milhares de almas ganhas para o reino de Deus.

Várias foram as realizações da igreja em Ipatinga: Congressos de Jovens, festas dos Círculos de Oração, criação da Ação Evangélica de Amparo aos Necessitados, criação do Departamento de Missão Boas Novas, o Evangelho levado ao ar através do rádio e da TV. Só a eternidade revelará o quanto os crentes da Assembleia de Deus em Ipatinga trabalharam em prol do desenvolvimento da obra de Deus. O templo central foi inaugurado com grande festividade em 13 de outubro de 1984, tornou-se pequeno para abrigar o povo de Deus, que a cada dia crescia mais. Vieram reformas e ampliações, tudo com a modernidade e com os avanços da tecnologia.