23/01/2017

Anísio Mathias

Pesquisas e elaboração: Historiador Pb. Jacó Rodrigues Santiago

Arquivo: Jacó Rodrigues Santiago



Natural da cidade de Magé (RJ), onde nasceu dia 12 de dezembro de 1932. É filho de Julião Mathias e Antônia da Silva. Casado em segundas núpcias com Maria Vicente Mathias, desde 04 de fevereiro de 1961.

Com a idade de quatorze anos, quando residia em Santo Aleixo (RJ), ouviu pela primeira vez, acerca da Palavra de Deus e da Salvação em Cristo, através de uma senhora crente da igreja Batista. Sendo convidado para ir ao templo daquela denominação, Anísio assistiu ao culto, e ouvindo o cântico de belos hinos, entre os quais o de nº. 392 do Cantor Cristão, foi tocado pelo Espírito Santo, prontamente aceitou a Cristo em seu coração. Quando tinha dezesseis anos, foi batizado nas águas, fato ocorrido dia 11 de setembro de 1948. Posteriormente, passou a reunir-se na Assembléia de Deus, já residindo no estado de Minas Gerais.

Em 1951, quando morava em Aimorés, passou por uma fase difícil em sua vida, quando se afastou da igreja. Nessa época, perdeu a primeira esposa e três filhos, mas Deus deu-lhe vitória, e retornou ao seu lugar na igreja.

Após trabalhar empregado em diversos lugares, começou sentir a chamada divina para ir à busca das almas perdidas. Vindo para Ipatinga, começou a cooperar na igreja com o apoio do evangelista João Fagundes. Foi separado para diácono em 29 de julho de 1979, e para o presbitério, em 23 de outubro de 1980. Prosseguindo em sua carreira ministerial, foi consagrado evangelista dia 11 de setembro de 1986. Durante aproximadamente vinte anos o evangelista pastoreou as congregações de Braúnas e Santana do Paraíso, entre outras. Por motivo de enfermidade o evangelista Anísio afastou-se de suas atividades ministeriais e encontra-se residindo em Santana do Paraíso.