22/01/2017

Abílio Gonçalves Dias

Pesquisas e elaboração: Historiador Pb. Jacó Rodrigues Santiago

Arquivo: Jacó Rodrigues Santiago



Nascido em Rio Piracicaba (MG), em 16 de março de 1926, o pastor Abílio Gonçalves Dias era filho do casal José Gonçalves Dias e Maria da Conceição Leite. Aos 13 anos de idade, ouviu a pregação do Evangelho em casa de sua irmã nova convertida. Embora comovido não se converteu de imediato. Nessa época seus pais se converteram e Abílio saiu de casa em busca de emprego, mas logo adoeceu. Durante a enfermidade lembrou-se da mensagem que ouvira na casa de sua irmã, e então pediu a Deus que o curasse e então se tornaria um crente. Deus ouviu a sua oração e ele foi curado radicalmente.

Em julho de 1946 aceitou a Cristo e logo depois em João Monlevade foi batizado nas águas pelo pastor José Alves Pimentel. Em janeiro de 1947 recebeu o batismo com o Espírito Santo. Desde essa ocasião sentiu uma chamada específica de Deus para o ministério. Começou então a cooperar como professor da Escola Dominical e dirigente de cultos. Foi designado para dirigir a igreja em Itabira, mas sendo inexperiente e por causa de alguns problemas de ordem material não permaneceu naquela cidade.

Em setembro de 1947 veio a Coronel Fabriciano apenas para visitar, mas Deus lhe falou que ele deveria se mudar para cá. A mudança definitiva só ocorreu em 20 de março de 1948, trazendo consigo o ardente desejo de trabalhar para o Senhor Jesus. Ainda solteiro foi designado pelo pastor José Gonçalves de Oliveira, então pastor da igreja em Fabriciano, para dirigir a congregação em Sá Carvalho, município de Antônio Dias. Nessa época o pastor Geraldo de Freitas estava na presidência da AD em Belo Horizonte em substituição do missionário Algoot Svenson que estava de férias na Suécia.

Aos 25 de julho de 1949, Abílio contraiu matrimônio com a jovem Natalina Teixeira, em cerimônia oficiada pelo pastor José Gonçalves de Oliveira. Desta união nasceram os filhos: Enoque, Josué, Dirce, Euclides, Elizeu, Elizabete, Elias, Jaqueline e Cléber.

Retornando à Coronel Fabriciano no ano de 1951, continuou cooperando em diversos trabalhos da igreja. Em abril de 1952, quando o missionário Algoot Svenson visitava a igreja, o irmão Abílio foi consagrado para exercer o cargo de Ancião, hoje equivalente a presbítero.

Por diversas vezes foi convidado para trabalhar de tempo integral na igreja, mas devido ao seu emprego na Acesita, ele preferiu esperar mais um pouco. Certa feita recebeu em sua casa um irmão que lhe disse: “Irmão Abílio, o Senhor Jesus me falou de um irmão a quem Ele chamou para Sua Obra por três vezes, e este irmão recusou. Eu não sei quem é este irmão”. Diante desta afirmação o biografado ficou calado, pois sabia que o referido no caso era ele.

Em 08 de agosto de 1965 foi consagrado ao ministério de evangelista e em 24 de março de 1971 foi levado ao pastorado.

O pastor Abílio exerceu diversos cargos na igreja em Coronel Fabriciano além de suas atividades ministeriais, tais como tesoureiro, superintendente da Escola Dominical, e integrante da banda de música, onde tocava clarinete.

Pastoreou igrejas em Timóteo nos bairros São José e Timirim; Em Ipatinga, Templo Central e Vila Celeste; Em Coronel Fabriciano, Igreja Matriz e Caladinho de Cima. Pastoreou também a igreja em Belo Oriente. Em 1978 foi eleito vice-presidente do campo de Coronel Fabriciano e Ipatinga, cargo que exerceu com dignidade até ser chamado a estar com o Senhor.

Após um longo período de luta com o câncer, quando foi submetido a diversos tratamentos, o pastor Abílio Gonçalves Dias faleceu no dia 07 de julho de 1992, em Belo Horizonte. Seu corpo foi velado no Templo Matriz em Coronel Fabriciano com a presença de inúmeros irmãos e obreiros de diversos lugares.