22/01/2017

José Cândido Tavares

Pesquisas e elaboração: Historiador Pb. Jacó Rodrigues Santiago

Arquivo: Jacó Rodrigues Santiago



Nasceu em 15 de março de 1910, em São José do Tocantins, município de Ubá (MG). Era filho de José Mariano de Souza e Jovelina Maria de Jesus.

Em 1915, mudou-se com a família para a região de Caratinga. Em 1943 ganhou uma Bíblia e passou a estudá-la, porém só se converteu ao Evangelho em 1945 após ouvir a pregação pelo evangelista João Firmino, obreiro do Vale do Rio Doce. No inicio de sua fé, foi contemporâneo dos irmãos Barnabé Teixeira da Costa, Lauta Gomes e Inácia Gomes, pioneiros da AD no Caladinho de Baixo. Em 09 de março de 1947, foi batizado em águas pelo pastor Ormídio Siqueira das Neves.

Em 1957 iniciou o seu ministério atendendo a chamada divina, através do pastor João José Teixeira, indo trabalhar em Resplendor ao lado do pastor Leonel Muniz Filho. Naquele campo dirigiu as congregações de Ferruginha, Lavrinha, Alto do Rio Novo, Aldeia de Cima e Goiabeira, passando por grandes provas, mas Deus esteve com ele.

Em 17 de abril de 1960 foi consagrado evangelista e em 19 de agosto de 1965 foi consagrado pastor.

Em nosso campo o pastor José Paulino como era mais conhecido, pastoreou as congregações de Bom Retiro, Melo Viana, Vila Celeste, Joanésia e Belo Oriente. Segundo afirmou em uma entrevista para o Boletim Informativo “Mensageiro de Boas Novas” que circulou na década de 1980 na AD em Ipatinga, ele foi o fundador da AD em Joanésia, embora diversos obreiros já tivessem passado por aquela região.

Era casado com Argemira Malaquias Tavares e pai dos seguintes filhos:
Onofre, Maria, Nilo, Agostinho, Lení, Lael e Isaías. Sua esposa, grande companheira em seu ministério, faleceu no dia 07 de fevereiro de 1982, deixando saudades no esposo, filhos e netos.

Ao ser jubilado pelo ministério em 1983, ainda se sentia disposto em atender convites para ministrar a Palavra de Deus. No dia 24 de maio de 1986, passou a estar com o Senhor, depois de militar no evangelho por mais de quarenta anos.

O grande exemplo que deixou como pastor e como pai, pode ser notado em sua descendência. Dos filhos, dois são presbíteros, um é diácono, e três de seus netos são pastores.