22/01/2017

José Leandro Filho

Pesquisas e elaboração: Historiador Pb. Jacó Rodrigues Santiago

Arquivo: Jacó Rodrigues Santiago



Nasceu em 28 de outubro de 1920, em Caratinga (MG). Filho de José Leandro Barbosa e Maria Francisca de Assis. Casou-se com Iracema Maria da Cruz e desta união nasceram 28 filhos. Seus pais que residiam numa cidade do interior da Bahia, vieram para a região de Caratinga no início da primeira década do século 20, atraídos pela terra fértil e pela lavoura do café.

José Leandro Filho conquistou muitas amizades, pois era muito querido por todos, o qual o chamava carinhosamente de José Baiano.

Ainda adolescente mudou-se para Vargem Alegre onde aprendeu a profissão de motorista. Trabalhou também como vendedor ambulante.

Converteu-se a Cristo na Assembléia de Deus em 1945 e foi batizado em águas no dia 17 de setembro do mesmo ano. No ano de 1959 mudou-se para Ipaba e trabalhou como motorista durante a construção da Usiminas. Na década de 60 trabalhou numa empresa de ônibus fazendo a linha Caratinga a Belo Horizonte. Mais tarde prestou serviço para a CAF no transporte de turma para plantio de eucalipto.

José Baiano foi um profissional autêntico e um crente fiel à Assembléia de Deus por onde passou. Serviu como porteiro e em meados de 1968 foi dirigente da igreja em Ipaba. Neste mesmo ano foi separado ao diaconato e alguns anos depois foi consagrado para presbítero.

Posteriormente mudando para Ipatinga, atuou como presbítero por algum tempo em nosso campo, dirigindo diversas congregações, entre as quais Cachoeira Escura, Santana do Paraíso e Naque. Em 19 de setembro de 1981 foi consagrado ao ministério de evangelista, em Belo Horizonte.

Anos após, o evangelista mudou-se para o município de Serra (ES), aonde veio a falecer no dia 28 de outubro de 1998.