23/11/2016

PIONEIROS ESTRANGEIROS

ALGOT SVENSON

Nasceu na Suécia e chegou ao Belém/PA no Brasil em 1928, vindo a falacer na Suécia em 5 de julho de 1959. Recebeu do Pr. Otto Nelson a liderança da Assembleia de Deus em Maceió em 1930 e em 1933 assume a liderança da Assembleia de Deus em Belo Horizonte, substituindo Ander Johanson, que assumira interinamente com a saída do missionário Nils Kastberg para o Rio de Janeiro. Construiu o Templo Sede da AD em Belo Horizonte/MG, na Rua São Paulo, no centro da capital e em 1958, deixa a direção da igreja mineira e retorna à Suécia em gozo de férias, sendo substituído pelo seu vice-presidente, pastor Anselmo Silvestre. Em 1959, enquanto ainda estava na Suécia, veio a falecer. Algot deu 30 anos de sua vida para o serviço na obra do Senhor no Brasil.



BRUNO SKOLIMOWSKI

Nascido em 2 de novembro de 1884, em Zonim, na Polônia. Chega a Belém/PA no Brasil em busca de trabalho. Em 1911 casa-se com a brasileira Maria Barbosa e em 1919, aceitou a mensagem do Evangelho, juntamente com a sua esposa. Falava fluentemente italiano, ucraniano e alemão, além do português. No início de 1939, passa a direção da AD em Curitiba/PR ao Pr. Clímaco Bueno Aza. Realizou de 31 de maio a 7 de junho de 1936, a primeira Convenção das Assembléias de Deus no Paraná. Inaugurou um majestoso templo na Rua Antônio de Alcântara Machado, 616, no Bairro do Belém, São Paulo/SP. Falece em 20 de dezembro de 1961.



JOSÉ PLÁCIDO DA COSTA

Entre os primeiros crentes da Assembléia de Deus em Belém do Pará, encontrava-se José Plácido da Costa. José Plácido da Costa era português de nascimento, mas morava no Brasil quando se converteu ao evangelho em Belém do Pará em 1909 e foi o primeiro missionário das Assembleias de Deus no Brasil a ser enviado para terras estrangeiras, pois regressaria à sua pátria em 1913 para falar de Jesus à sua gente. A Obra Pentecostal tinha apenas dois anos de vida no Brasil e ele seguiu para Portugal em 4 de abril de 1913, tornando o pioneiro do Movimento Pentecostal naquele país europeu. José Plácido da Costa morreu em 1965, aos 95 anos de idade, em Portugal.




Bernhard Johnson Jr.
BERNHARD JOHNSON JR.

Nasceu em Alameda, Califórnia - EUA, em 20 de junho de 1931. Iniciou seu profícuo ministério, em 1952, pastoreando duas igrejas nos Estados Unidos da América. Em 1957, chegou ao Brasil onde pastoreou igrejas no sul de Minas Gerais e fundou a Convenção Estadual das Assembléias de Deus daquele estado. Em 1964, recebendo uma chamada especial de Deus para o evangelismo em massa, fundou a "Cruzada Boas Novas", que mais tarde passou a se chamar "Cruzada Bernhard Johnson". Esse trabalho resultou em 225 cruzadas evangelísticas no Brasil e em mais de 70 países do mundo. Em 1972, fundou, no Brasil, o ICI - Instituto por Correspondência Internacional e em 1973 foi co-fundador do Desafio Jovem do Brasil, ocupando a presidência até 1979. Em 1976, através de uma visão especial dada por Deus, deu início ao arrojado projeto da EETAD - Escola de Educação Teológica das Assembléias de Deus, com sede em Campinas/SP, o qual se consolidou em 1979, com o lançamento do Curso Básico de Teologia. Em 1980 lançou um programa evangelístico na televisão brasileira, mantido no ar por 7 anos. Foi chamado para a eternidade em 16 de fevereiro de 1995, deixando para o Brasil um legado inestimável de trabalho em favor do reino de Deus.




Eurico Bergstén
EURICO BERGSTÉN

Lars Eric Bergstén nasceu em 13 de agosto de 1913 em Helsinque, capital da Finlândia. Casou-se em 2 de dezembro de 1936 com Ester Lindfors com quem teve 5 filhos: Nils Göran, Ulla, Gitta, Else e Ruy Bergstén. Faleceu em 6 de março de 1999. Chegou ao Brasil em 2 de setembro de 1948 para ajudar os pastores nas questões de liderança. Foi comentarista de 35 revistas da Escola Dominical, escritor dos livros: “Introdução à Teologia Sistemática” e “Teologia Sistemática”. Em 1987 a CGADB deu-lhe o título de Conselheiro Vitalício da CPAD, juntamente com o missionário Bernhard Johnson Jr.












GUSTAV NORDLUND

Foi um grande líder da AD no Rio Grande do Sul. Natural da Suécia, casado com Elisabeth, em 1922, veio dos Estados Unidos para o Belém/PA - Brasil. Em março de 1927, teve que voltar para a Suécia, sendo substituído por sete meses pelo Pr. Nels Nelson. Fundou várias igrejas no Rio Grande do Sul. Evangelizou vasta área fronteiriça com a Argentina e em 1951, presidiu a CGADB.



HERBERT NORDLUND

Nasceu em 2 de setembro de 1912 e veio para o Brasil em 1922. Converteu-se ao Senhor em 10 de Outubro de 1922, em Nova Iorque/EUA. Em 19 de outubro de 1924, foi batizado nas águas em Porto Alegre/RS. Em julho de 1935, foi batizado no Espírito Santo, quando recebeu do Senhor a chamada definitiva para o ministério. Viajou por todo o Rio Grande do Sul pregando o evangelho, ministrando estudos bíblicos, aconselhando e animando outros obreiros. Ajudou muito seu pai no estabelecimento da AD gaúcha. Faleceu em 1949.



IVAR VINGREN

Filho de Gunnar Vingren, nasceu em 1918. Esteve no Brasil pela ultima vez por ocasião da 37ª Assembleia Geral Ordinária da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil. Dirigia uma igreja de língua portuguesa na Suécia. Faleceu na Suécia em 07 de julho de 2006.



JOEL CARLSON

Joel Frans Adolf Carlson nasceu na Suécia e era casado com a sueca Signe Carlson. Faleceu em 7 de setembro de 1942. Foi Presidente da Mesa diretora da CGADB em 1932. Em 20 de outubro de 1918, substituiu o irmão Adriano Nobre na AD em Recife/PE e em 1929 precisou viajar para a Suécia, sendo substituido por Nils Kastberg. Retornou em 1931, reasumindo os trabalhos. Em 15 de abril de 1928, inaugurou o novo templo-sede da AD em Pernambuco e esse templo existe até hoje no bairro da Encruzilhada.



SIMON LUNDGREN

Charles Leonard Simon Lundgren nasceu em 28 de outubro de 1898 em Upssala, Suécia. Casou-se com Linéa Leontina Lundgren em 10 de dezembro de 1921 na Suécia. O casal chegou ao Brasil em 11 de dezembro de 1924, para ajudar missionário Otto Nelson na cidade de Maceió/AL.




Lawrence Olson
LAWRENCE OLSON

Nels Lawrence Olson nasceu em 1909 nos EUA e faleceu em 30 de março de 1993 nos EUA. Nascido em lar cristão, foi batizado nas águas no Lago de Michigan aos 13 anos de idade. Aos 16 anos recebeu o batismo no Espírito Santo durante um culto de oração e recebeu a chamada missionária para o Brasil na década de 30. Matriculou-se então no Central Bible College, em Springfield, Missouri. Antes de vir ao Brasil, pastoreou a igreja de Applenton e fundou outra em Portage. Em 7 de setembro de 1938, chegou ao Brasil com a esposa e seus dois filhos. Passou um ano em Belo Horizonte/MG, aprendendo o idioma. Depois mudou-se para Lavras, interior de Minas Gerais, onde já se encontrava o irmão Hilário José Ferreira e juntos evangelizaram aquela cidade durante muitos anos. Abriu trabalhos em São João Del Rei/MG, Ribeirão Vermelho/MG, Perdões/MG, Cana Verde/MG, Américos/MG, Boa Esperança/MG e outras localidades mineiras. Iniciou seu programa na Rádio Cultura de Lavras em 1955 e lançou o célebre programa Voz das Assembléias de Deus na Rádio Tamoio. O programa passou também pelas rádios Mayrink Veiga, Tupi, Relógio, Copacabana, Boas Novas e Universo de Curitiba, as maiores do Brasil na época. Foi articulista do Jornal Mensageiro da Paz e da Revista Seara por muitos anos; Foi comentarista da revista de Escola Dominical e publicou o livro "O Lar Ideal". Reorganizou a CPAD e exerceu cargos de importância no Conselho de Doutrina da CGADB e no Conselho da CPAD, do qual era fundador e membro vitalício. Em 1989 retorna aos EUA e em 30 de março de 1993 parte para a glória, sendo sepultado em Springfield/EUA.




John Peter Kolenda
JOHN PETER KOLENDA

Nasceu em 20 de outubro de 1898, na Alemanha e converteu-se a Cristo em 1916. Já desde sua conversão, sentiu a chamada de Deus para vir trabalhar no Brasil. Foi batizado no Espírito Santo em 1918 e em 1922 foi consagrado ao Santo Ministério em Los Angeles/EUA. Em Michigan (EUA), onde residia, começou um trabalho pioneiro, permanecendo naquela região até 1939. Em 1940, veio para o Brasil. Foi o primeiro líder oficial das Assembleias de Deus em Santa Catarina. Nos dois anos seguintes, trabalhou exclusivamente em benefício da CPAD, indo aos EUA para conseguir mais recursos para a CPAD, o que permitiu a compra de máquinas novas e a compra do terreno onde seria construída a nova sede da CPAD. Na década de 50 voltou para a Alemanha, onde continuou a obra de Deus. Após vários anos entre visitas ao Brasil e atividades nas igrejas germânicas, se aposentou para morar definitivamente nos EUA, onde faleceu.








Nels Julius Nelson
NELS NELSON

Nels Julius Nelson, nasceu na Suécia e foi casado com Lídia Rodrigues. Faleceu em 5 de março de 1963. Chegou ao Brasil em 21 de março de 1921, no Belém/PA, aos 26 anos. Quando já pastoreava a AD em Belém por dez anos, o Senhor concedeu-lhe uma companheira, a irmã Lídia Rodrigues. Em 1946 foi eleito presidente do Conselho Administrativo da CPAD, tornando-se um incansável propagador dos ideais da Casa. Promoveu a manutenção e o progresso da editora, chegando a visitar os Estados Unidos, Finlândia, Noruega e Suécia, pleiteando ajuda em favor da CPAD. Em 1949, presidiu a Convenção Geral da AD no Brasil, realizada no Rio de Janeiro. Em 1950, mudou-se para o Rio, onde pastoreou a AD em São Cristóvão até 1957, ano em que começou a sentir os sintomas da doença que o levaria à morte. Em 5 de março de 1963, todas as atividades foram suspensas na CPAD devido a notícia do falecimento do chamado “apóstolo da Amazônia”, Nels Nelson. Na madrugada daquele dia, Lídia Nelson ouvira, no Hospital Evangélico da Tijuca, no Rio de Janeiro, onde fazia companhia a seu marido, um som de violino a invadir o silêncio dos corredores. A música era “Oh! Que doce lar!” Curiosa, não sabendo de onde vinha aquela melodia suave, aproximou-se do leito onde estava Nelson. Ele dormia tranquilamente.




Lewi Pethrus
LEWI PETHRUS

Nasceu na Suécia em 1884. Casado com Lydia com quem teve 9 filhos. Partiu para a Eternidade em 3 de setembro de 1974, aos 90 anos, deixando muitos netos e bisnetos. Em 1930, atendendo ao convite do missionário Gunnar Vingren, veio pela primeira vez ao Brasil por ocasião da Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil, realizada em Natal/RN, em julho de 1930. O Pr. Lewi Pethrus pregou com intérprete todas as noites e após a convenção, todos os templos e locais de reunião que pertenciam à Missão foram entregues às igrejas brasileiras. Sua última visita ao Brasil se deu em 1967 durante a Conferência Mundial Pentecostal, realizada no Rio de Janeiro. Publicou no Brasil, pela CPAD, muitos livros: “Eu sei em quem tenho crido”, “O vento sopra onde quer” e “O carpinterio de Nazaré”, sendo esse o livro mais destacado e que teve grande aceitação na Suécia.









Nils Kastberg
NILS KASTBERG

Natural da Suécia, nascido em 7 de junho de 1928, o missionário Nils Kastberg desembarcou com sua esposa em Recife, sendo recebidos pelo missionário Joel Carlson, que pastoreava a igreja naquele Estado. Em seu pastorado, a igreja de Belo Horizonte e do interior mineiro se expandiu consideravelmente e em 1932, Kastberg realizou a primeira Convenção Estadual da AD em Minas Gerais. Era um homem cheio do fogo do Espírito Santo. Sempre cantava os hinos em ritmo acelerado, como para divergir da monotonia das canções entoadas em outras igrejas da época. Instava com o povo para que se mantivesse animado. Sempre comparecia aos cultos ar-livre. Um acidente de automóvel foi o instrumento permitido por Deus para levar o servo de Deus ao descanso eterno. A vida laboriosa de Nils Kastberg teve fim em abril de 1978, na Argentina, onde há muitos anos vinha trabalhando pela salvação de almas. Escreveu três livros: “Alerta”, “A Igreja” e “Sangue e fogo”. A Harpa Cristã contém dois de seus hinos, compostos em parceria com Emílio Conde (342 e 486).





NILS TARANGER

Nasceu em 17 de abril de 1916 na cidade de Dramim, na Noruega. Casado com a sueca Mary Taranger, vieram para o Brasil em 1946. Pai de 6 filhos: Gunilla Maria (formada em Assistência Social pela PUC e trabalha em Gothemburg, na Suécia), Pedro, Willys, Carlos, Ana Tereza e Stanly Joel. Aceitou Jesus ainda bem jovem, quando contava com 14 anos de idade e um ano após sua conversão foi batizado no Espírito Santo. Aos 16 anos começou a pregar a Palavra de Deus. Era então empregado de uma companhia de seguros de navios e foi nessa época que Deus o chamou pela primeira vez para o trabalho missionário, o que atendeu prontamente, esperando só o tempo certo para a concretização da chamada. No dia 8 de novembro de 1946, após ter servido ao Senhor na Suécia por 14 anos, Taranger desembarcou no Brasil para trabalhar no Rio Grande do Sul. Aprendeu a língua portuguesa quando já estava em Porto Alegre. Estabeleceu-se por algum tempo em Bagé, onde trabalhou com afinco na obra do Senhor.



ORLANDO BOYER

Orland Spencer Boyer nasceu em 5 de Março de 1893 em Bedford, Iowa, Estados Unidos. Casou-se em março de 1914 com Ethel Beebe e faleceu em 21 de abril de 1978 nos Estados Unidos. Em 1927 chegou ao Brasil, dedicado ao ministério de anunciar a Palavra de Deus, indicado pelo Conselho Missionário da Igreja de Cristo, denominação à qual pertencia. No Brasil, Orlando Boyer teve as mais gratas experiências com Deus. Ele mesmo experimentou a cura divina, quando uma enfermidade ameaçava paralisar as suas pernas. Ele publicou 131 obras, sendo 16 de sua autoria e as outras traduções por ele feitas e destacamos as seguintes publicadas pela CPAD: “Heróis da Fé”, “150 Estudos e Mensagens”, “Espada Cortante” - Volumes 1 e 2, “Pequena Enciclopédia Bíblica” e “Toda a Família”. Dedicou 51 anos de sua vida à causa do Mestre no Brasil e em 21 de abril de 1978, nos Estados Unidos, partiu "para a cidade onde as lágrimas não correm e o descanso é eterno".




Otto Nelson
OTTO NELSON

Nasceu em 11 de agosto de 1891 no sul da Suécia. Casado com Adina Petterson, faleceu em 5 de dezembro de 1982. Viajou para o Brasil em 1914 e iniciou o trabalho de evangelização em Belém do Pará. Em 21 de agosto de 1915 foi com a família para Maceió/AL e enfrentou muitas dificuldades e perseguições. Mas Deus deu vitória: o trabalho progrediu a ponto de alí ser inaugurado o terceiro e maior templo da AD na época, o que repercutiu muito em todo o Nordeste. Em 5 de dezembro de 1982, com 91 anos, o missionário partiu para o descanso eterno.












SAMUEL HEDLUND

Natural da Suécia, ainda lá recebeu a chamada para trabalhar no Brasil. Obedecendo à chamada de Deus, foi enviado com sua esposa ao Brasil e em 8 de abril de 1921, o casal Hedlund desembarcou no porto de Recife, capital pernambucana. Ali deram o seu substancial apoio à obra encetada pelo casal Joel e Signe Carlson. Em novembro de 1930, embora Gunnar Vingren ainda continuasse à frente do trabalho no Rio de Janeiro, Hedlund assume o pastorado da Assembléia de Deus no Rio, com o propósito de auxiliar Vingren no que era necessário. Em Recife, auxiliou o casal Carlson por algum tempo. Posteriormente, retornou à Suécia, onde veio a falecer. Samuel Hedlund foi um grande exemplo de persistência e fé na obra do Senhor.



SAMUEL NYSTRÖM

Erik Gustaf Samuel Nyströn nasceu em Estocolmo, Suécia e chegou ao Brasil em 1916, sendo o quarto missionário sueco em terras brasileiras. Em 1924 assumiu a direção da igreja em Belém do Pará quando o missionário Gunnar Vingren foi para o Rio de Janeiro. Em 1946 viajou para os Estados Unidos, onde conseguiu contribuições para a instalação das oficinas da CPAD. Foi presidente da CGADB. Faleceu em 1960. Autor do Livro: “Jesus Cristo Nossa Glória”, editado pela CPAD.



ANDERS JOHANSON
ALDOR PETTERSON