22/01/2017

José Pantaleão

Pesquisas e elaboração: Historiador Pb. Jacó Rodrigues Santiago

Arquivo: Jacó Rodrigues Santiago



Nasceu em Coronel Fabriciano (MG), em 27 de julho de 1913, filho do casal Estêvão Moura e Maria Rita de Sal. Casado com Maria Pedra Pantaleão que foi sua fiel companheira no trabalho do Senhor por vários anos até o dia em que foi chamado ao descanso eterno.

José Pantaleão foi um bandeirante da fé, sendo um dos primeiros auxiliares do pastor José Alves Pimentel na região do Vale do Aço, onde semeou a Palavra de Deus, numa época em que a carência de obreiros era grande. Consagrado a evangelista em 18 de outubro de 1964, sendo mais tarde consagrado pastor. Seu registro na CGADB era o nº. 0911 e na Convenção Mineira tinha o registro nº. 136.

Depois de alguns anos trabalhando em nossa região, transferiu-se para o Campo de João Monlevade, então presidido pelo pastor Antônio Teixeira de Oliveira, indo trabalhar na cidade de Ferros, permanecendo ali vários anos.

Quando foi jubilado, estando filiado ao ministério de Belo Horizonte, decidiu retornar ao campo de origem, fixando residência em Ipatinga, onde ainda muito dedicou sua vida, visitando e orando por enfermos e cooperando em diversas congregações.

No dia 18 de julho de 1981, o veterano obreiro foi recolhido ao descanso eterno. Na véspera de sua passagem à eternidade, ele teve o privilégio de ajudar a ministrar a ceia do Senhor na AD do Canaãzinho, onde residia.

Pouco depois, em 15 de setembro de 1983, a irmã Maria também veio a falecer.