22/01/2017

Jandiro Cândido de Andrade

Pesquisas e elaboração: Historiador Pb. Jacó Rodrigues Santiago

Arquivo: Jacó Rodrigues Santiago



Filho do casal Benvindo Cândido de Andrade e Sebastiana Gomes da Silva, Jandiro nasceu no dia 03 de setembro de 1920, em Mesquita (MG). Casado com Maria Martins de Andrade, ele foi um dos obreiros que mais se destacou no serviço de evangelização em nossa região.

Antes de se converter, era um homem valente, totalmente perdido, sem Deus. No dia em que aceitou a Jesus como seu Salvador, estava embriagado, tendo na cintura uma faca e uma garrucha e ainda cigarros nos bolsos. Foi liberto de tal forma que se transformou num servo muito útil para o reino de Deus. Como era de se esperar o inimigo de nossas almas não gostou, e fez de tudo para atrapalhar a obra que Deus havia feito na vida deste homem. Até o emprego ele perdeu, e o ex-patrão passou a mover contra ele forte perseguição, mas ele perseverou e se tornou um obreiro do Senhor.

Em 26 de setembro de 1954, foi batizado nas águas, passando a cooperar na obra de Deus. Em 15 de maio de 1955 foi designado para dirigir a congregação de Salto Grande. Em 03 de setembro de 1959 mudou-se para Coronel Fabriciano, sendo batizado com o Espírito Santo no dia 15 do mesmo mês e ano. Dois meses depois foi lhe entregue a responsabilidade da congregação de Usiminas, atualmente Amaro Lanari, onde foi o pioneiro.

Jandiro dirigiu diversas igrejas do campo de Coronel Fabriciano, inclusive Joanésia, onde desenvolveu um bom trabalho, deixando muitos filhos na fé. Posteriormente mudou-se para Belo Horizonte, onde se encontra atualmente.