22/01/2017

Antônio Feliciano Neto

Pesquisas e elaboração: Historiador Pb. Jacó Rodrigues Santiago

Arquivo: Jacó Rodrigues Santiago



Filho do casal Agostinho Pereira e Maria Rosa de Jesus, Antônio Feliciano nasceu no dia 03 de outubro de 1931 em Rio Preto, Caratinga (MG). Aos dois anos de idade mudou-se com os pais para Tarumirim (MG), onde ficou por treze anos. Após residir em diversos lugares retornou à sua terra natal, fixando residência na localidade de Piedade.

Em 20 de dezembro de 1952 casou-se com Maria Viana, vindo desta união os filhos: Isaías, Rute, Orlí, Leví, Léia, Ircemis, Lironila e Jairo.

Antes de converter-se ao Evangelho, foi um grande perseguidor dos crentes, mas em 1955 aceitou a Cristo como Salvador. Foi batizado com o Espírito Santo no dia 05 de maio de 1956, e no dia seguinte, em 06 de maio de 1956, foi batizado nas águas pelo pastor Benevenuto de Araújo, na época pastor-presidente da AD em Caratinga. Desde 1955 já cooperava na obra do Senhor. Ainda residindo em Piedade cooperou na igreja como dirigente de cultos e professor da escola dominical.

O pastor Feliciano nos contou que uma de suas experiências no trabalho do Senhor aconteceu em Piedade de Caratinga. Segundo ele, num culto realizado em sua casa, apareceram ali diversos homens para intimidar os irmãos com pedras e foguetes. Mas Deus honrou a fé dos seus servos, e no final do culto, seis pessoas se converteram e um dos convertidos naquela noite memorável chegou ao presbitério da igreja.

Em 29 de novembro de 1961 mudou-se com a família para Ipatinga, onde logo passou a cooperar na igreja, sob a direção do diácono Hermínio Gonçalves.



Durante algum tempo o biografado foi comerciante em Ipatinga, mas o seu coração sempre voltado para cooperar na obra de Deus, sendo considerado um dos primeiros auxiliares do pastor Antônio Rosa da Silva.

Em 03 de setembro de 1964 foi separado para servir como diácono, e em 23 de outubro de 1966 foi consagrado ao presbitério, pelo evangelista Adão Alves de Araújo. Como presbítero cooperou na AD em Ipatinga e em várias congregações da cidade.

Em 14 de setembro de 1978 foi consagrado à evangelista e em 20 de setembro de 1984 foi consagrado ao ministério de pastor.

Durante este período de mais de trinta anos de trabalho, pastoreou diversas congregações do campo de Coronel Fabriciano e Ipatinga tais como: Bom Jardim (foi o primeiro dirigente daquela igreja); Engenheiro Guilman; Iguaçu (construiu o antigo templo da rua Pedras Bonitas, comprou o terreno do templo atual e trabalhou na sua construção deixando em fase final); Naque (construiu os templos de Naquinho e Gama); Betânia; Caravelas; Vila Celeste (construiu os templos dos bairros Vista Alegre, Chácara da Madalena e Forquilha e deu continuidade na construção do grande templo regional da Vila Celeste, iniciada pelo pastor José Antônio da Silva).

Ele era um obreiro incansável na Obra do Senhor. Pastoreou diversas igrejas, construiu templos, batizou muita gente nas águas, até que motivado por enfermidade, licenciou-se de suas atividades. Aos 24 de setembro de 2002, piorando o seu estado veio a falecer. Sua esposa Maria Viana, também enferma, com insuficiência cardíaca, faleceu no dia 27 de julho de 2003. Só na eternidade será revelado o quanto este casal fez em prol do desenvolvimento da Obra de Deus em Ipatinga e toda região.