22/01/2017

Geraldo de Freitas

Pesquisas e elaboração: Historiador Pb. Jacó Rodrigues Santiago

Arquivo: Jacó Rodrigues Santiago



O pastor Geraldo de Freitas exerceu durante sua peregrinação aqui na terra, grande e profícuo ministério espiritual. Ele foi o terceiro pastor consagrado pela Igreja Assembléia de Deus no estado de Minas Gerais, e a sua credencial era assinada pelo missionário Algoot Svenson e pelo então secretário da igreja de Belo Horizonte, irmão João Gomes Moreira, com data de 15 de março de 1935.

Nasceu no dia 24 de setembro de 1913 em Carangola (MG). Casou-se com Lydia Evangelista de Freitas com quem teve os seguintes filhos Rachel, Isaque, Léia, Marta, Loíde, Oséias, Geraldo Filho, Débora e Samuel.

Desempenhou com absoluta eficiência suas funções ministeriais em Belo Horizonte, Vespasiano, Nova Lima, Barão de Cocais, Bom Despacho, Corinto, Porto Novo do Cunha (atual Além Paraíba), Sete Lagoas, Caratinga, Raposos e finalmente Coronel Fabriciano. Em 1º de dezembro de 1958, estando ele presidindo uma reunião de obreiros, passou mal, quando veio a falecer.

Sua viúva irmã Lydia contou-nos que antes de partir a estar com o Senhor, o seu esposo estava sempre com os olhos voltados para cima, como a contemplar já a Glória do Senhor, e repetindo por três vezes o precioso nome: "Jesus, Jesus, Jesus", rendeu o espírito, indo encontrar com o seu amado Mestre.

Aqueles que conheceram o saudoso pastor Geraldo de Freitas, são unânimes em afirmar que ele foi um verdadeiro homem de Deus; que combateu o bom combate, acabou a carreira e guardou a fé.

A irmã Lydia esteve conosco em diversos eventos da igreja, inclusive no Jubileu de Ouro em 1998, mas em 05 de agosto de 2002, ela também passou a estar com o Senhor, aos 84 anos.

Resta-nos a esperança de um dia vê-los na Glória eterna junto aos colegas pioneiros: José Alves Pimentel, Ormídio Siqueira das Neves, Geraldo Sales entre outros.