10/01/2017

José Pedro de Almeida

Pesquisas e elaboração: Historiador Pb. Jacó Rodrigues Santiago

Arquivo: Jacó Rodrigues Santiago


Pr. José Pedro de Almeida


Nascido no dia 19 de maio de 1915 em Sete Cachoeiras, município de Ferros (MG), José Pedro é filho de Raimundo Crisóstomo de Almeida e Maria Inácia de Souza. Casou-se com Olívia Januária de Almeida, tendo o casal os seguintes filhos: Maria Catarina, Rosa, Onofre Apolônio, Juvenília, José Januário, Maria Santa e João Januário.

Sua carreira espiritual teve início em março de 1958, quando abraçou a fé pentecostal na Igreja Assembléia de Deus em Cachoeira Escura. Nesse mesmo lugar foi batizado em águas em 09 de setembro de 1958 pelo evangelista Sebastião Chaves da Silva. Foi batizado com o Espírito Santo dias depois. No início da sua fé, foi convidado pelo dirigente daquela igreja, na época o irmão Osvaldo Martins Campos, para irem até Bom Jesus do Bagre dirigirem um culto, sendo recebidos pelos inimigos do Evangelho com pedras, tiros de revólver e porretes, mas Deus enviou o livramento necessário e nada atingiu os nossos irmãos.

Em 1959 veio para Ipatinga, aqui encontrando uma pequenina igreja com vinte e oito crentes, sendo o irmão Hermínio Gonçalves o dirigente e tendo como cooperadores os irmãos José Alves de Moura e Gil Vieira dos Santos. Realizou trabalhos evangelísticos nos lugares denominados Fundo do Saco, Morro Escuro e Barra Alegre e em seguida foi enviado para dirigir a escola dominical iniciante no Bairro Vila Celeste. Dirigiu os primeiros cultos em Santana do Paraíso, onde encontrou apenas duas novas crentes.

Pouco tempo depois, em 03 de setembro de 1964, foi separado para o diaconato da igreja em Ipatinga e em 23 de outubro de 1966, foi separado para presbítero.

Por esta época visitou diversos lugares como: Antônio Dias, Engenheiro Guilman e Amorim durante num período de três anos. Além desses lugares o irmão trabalhou para o Senhor em Naque onde também abriu as congregações de Gama, Naquinho, Aramirim, Quenta Sol, Córrego do Peroba e Bom Sucesso; Melo Viana, Mesquita; Açucena; Naque pela segunda vez; Açucena novamente; Jaguaraçu; Caladinho de Baixo; Belo Oriente; Naque novamente; Cachoeira Escura; Naque já pela Quarta vez; Barra Alegre; Bairro Veneza e finalmente Santana do Paraíso.

Na última vez que dirigia a igreja em Naque, foi consagrado a evangelista no dia 14 de setembro de 1978.

Ele foi um dos pioneiros na abertura de diversas congregações que progrediram e são hoje grandes igrejas tais como: Vila Celeste e Iguaçu, onde os primeiros cultos foram dirigidos na casa do irmão José Ramos e depois na casa da irmã Guiomar.

Em 29 de julho de 1984 ele foi jubilado pelo ministério, depois de um brilhante trabalho, passando a residir no Bairro Limoeiro.

Sua esposa, irmã Olívia faleceu em 16 de dezembro de 1995, e o evangelista contraiu segundas núpcias com a irmã Tereza Menina de Jesus. No dia 11 de outubro de 1998 passou a estar com o Senhor.