10/01/2017

José Vaz da Silva

Pesquisas e elaboração: Historiador Pb. Jacó Rodrigues Santiago

Arquivo: Jacó Rodrigues Santiago


Pr. José Vaz da Silva


Natural de Alvarenga (MG), onde nasceu no dia 17 de agosto de 1916, sendo seus pais o casal Antônio Vaz da Silva Júnior e Narcisa Maria dos Anjos. Em 29 de junho de 1945 casou-se com a jovem Nair de Oliveira Silva, tendo nascido dessa união os filhos: Éder, Edir, Romilda e Rozilda (gêmeas), Nels Nelson, José Vaz Júnior, Ronilda, Pedro Antônio, Rony, Roseny, Itamar e Elias.

Convertido à Cristo na região onde nasceu e foi criado, foi batizado nas águas em 1943. O irmão José Vaz, chegou para Ipatinga no ano de 1963, tendo antes deste período, cooperado na AD em Barra do Cuieté, município de Conselheiro Pena. Neste lugar foi durante algum tempo o dirigente da igreja, onde muito contribuiu na construção do templo local. Chegando à Ipatinga, sentiu de Deus em mudar-se para Senador Melo Viana, para onde levou a família. Inicialmente passou a cooperar na igreja de Melo Viana, então dirigida pelo evangelista Adão Alves de Araújo.

Segundo informações de sua família, chegando ao Vale do Aço, percebeu que a escola dominical não tinha a estrutura que já existia no Vale do Rio Doce. Com a permissão do evangelista Adão Araújo, ele organizou a referida escola, com a separação de classes por faixa etária, organização de livros de chamadas e relatório etc. Nada disso havia em nossas escolas dominicais até então. Posteriormente foi separado para servir como presbítero da igreja, já sob a direção do evangelista Antônio Rosa da Silva.

Em Melo Viana, o irmão José Vaz também exerceu durante alguns anos a profissão de dentista, mas nunca deixou de cooperar no trabalho do Senhor, tendo sempre ao seu lado a esposa, Nair, fiel companheira e verdadeira serva de Deus. Chamado para trabalhar de tempo integral no campo de Coronel Fabriciano, foi consagrado pastor em 14 de setembro de 1978. Pastoreou as igrejas de Melo Viana, Vila Celeste, Bom Retiro, Iguaçu, a igreja central em Ipatinga e a igreja-sede em Coronel Fabriciano.

Por motivo de enfermidade da esposa, e já avançado na idade, foi jubilado pelo ministério, passando a residir no bairro Floresta em Coronel Fabriciano. Sua esposa faleceu em 27 de dezembro de 1995. O pastor José Vaz faleceu no dia 20 de setembro de 1996, deixando um grande exemplo de fidelidade a Deus. Dois de seus filhos, Nels Nelson Vaz da Silva e José Vaz da Silva Junior, são pastores, e seguem as pisadas do pai. Sua filha Ronilda, é casada com o pastor Gilson Virgulino de Souza, da AD em Patos de Minas. Uma das netas, também é casada com um pastor.