07/12/2016

Sebastião Chaves da Silva

Pesquisas e elaboração: Historiador Pb. Jacó Rodrigues Santiago

Arquivo: Jacó Rodrigues Santiago


Pr. Sebastião Chaves da Silva


Nascido em Inhapim (MG) no dia 06 de maio de 1915, filho de Ilídio Chaves da Silva e Maria Honorina Chaves. Casou-se pela primeira vez com Olinda Lina da Silva, com quem teve os seguintes filhos: José, Jésus, Maria Helena, Gladston, Marly, Berenice, Eliezer e Eunice.

Converteu-se à Cristo em 29 de dezembro de 1951. No dia 16 de junho de 1952 foi batizado em águas pelo pastor Geraldo de Freitas. Recebeu o batismo com o Espírito Santo em 21 de novembro de 1953.

Quando residia em São Sebastião do Bugre, Chaves exerceu a profissão de alfaiate. Tão logo se converteu, passou a cooperar na igreja. Por três vezes o Senhor lhe falou através de profecia, chamando-o para trabalhar na Sua obra. Ao ser batizado com o Espírito Santo, foi convidado pelo pastor Geraldo de Freitas para o ministério. Sua consagração à evangelista ocorreu em 03 de janeiro de 1954.

Logo após a consagração, o evangelista foi enviado para Dom Cavati em 05 de abril de 1954, sendo a primeira igreja que pastoreou. Daí por diante exerceu atividades ministeriais nos seguintes lugares: Caratinga (construiu o templo de Sapucaia), São Cândido e São Sebastião do Bugre.

Em 04 de dezembro de 1956 chegava pela primeira vez à Coronel Fabriciano para trabalhar ao lado do Pastor Geraldo de Freitas. Em 12 de maio de 1957 foi transferido para João Monlevade, de onde também atendia as cidades adjacentes. Com o falecimento do pastor Geraldo de Freitas em 1º de dezembro de 1958, o evangelista Sebastião Chaves, cumprindo determinação do pastor Anselmo Silvestre, ficou por alguns meses pastoreando a igreja de Coronel Fabriciano.

Com a chegada do pastor José Alves Pimentel, o irmão Chaves foi enviado para Bom Despacho. Em 21 de janeiro de 1961 volta a Coronel Fabriciano para mais uma etapa de seu ministério em nossa região. Em 08 de novembro de 1961 foi enviado para Açucena. Mudou-se para Ipaba em 08 de abril de 1962 e posteriormente passou um período residindo em Melo Viana, quando cooperou na igreja local.

Depois desse período em nossa região, ocasião em que muito trabalhou visitando igrejas distantes como Brejaúba, Joanésia, Salto Grande, Cachoeira Escura e outras, o evangelista Sebastião Chaves da Silva retornou ao seu campo de origem (Caratinga). Desde 05 de julho de 1967 quando esteve em Conceição de Ipanema, ele pastoreou as igrejas de Santana do Manhuaçú, Ipanema, Dom Cavati pela segunda vez, Bom Jesus do Galho e Santa Rita de Caratinga.

Em 25 de julho de 1981 retornou a cidade de Caratinga onde recebeu a sua jubilação do ministério, para o merecido descanso após longos anos de trabalho.

Em 22 de fevereiro de 1983 sua esposa Olinda Lina da Silva faleceu. Em 29 de setembro de 1984, Sebastião Chaves contraiu novas núpcias com a irmã Marluze de Lima Falcão, de origem pernambucana, mas residente em Coronel Fabriciano. Residindo em Caratinga e já por vários anos enfermo, o veterano obreiro faleceu no dia 21 de junho de 2002 aos 87 anos.