07/12/2016

Sebastião Duarte Pinheiro

Pesquisas e elaboração: Historiador Pb. Jacó Rodrigues Santiago

Arquivo: Jacó Rodrigues Santiago


Pr. Sebastião Duarte Pinheiro


Filho do casal José Vital Pinheiro e Iria Ferreira Duarte, Sebastião Duarte nasceu dia 10 de março de 1938, em Vermelho Novo (MG). Em 26 de julho de 1958, em Santa Rita de Caratinga, casou-se com Maria Costa Pinheiro, de cuja união nasceram os seguintes filhos: Fábio Nicodemos, Ledionir Maria, Silas, Sérgio Cláudio, Mirene, Sirléia, Elias, Elizeu e Keila Cristina.

Converteu-se a Cristo em 06 de novembro de 1958, na AD de Sapucaia de Caratinga, onde foi batizado nas águas, em maio de 1959, pelo pastor Geraldo de Sales, e batizado com o Espírito Santo em maio de 1962.

Desde o início de sua carreira espiritual, o biografado tem cooperado nos diversos trabalhos das igrejas onde congregou. Além de atuar como dirigente de cultos, professor de escola dominical, ele também gostava de louvar ao Senhor, tocando o seu acordeom.

Na década de 60, mudou-se com a família para Brasília onde ficou durante alguns anos. Em Brasília, trabalhou na construção da Catedral das Assembléias de Deus, (ministério de Madureira), situada na avenida W5, na época pastoreada pelo pastor Divino Gonçalves dos Santos.

Nesta igreja, em maio de 1967, foi separado para servir como diácono, e aos 20 de setembro de 1968, consagrado ao presbitério.

Veio para Ipatinga em 1970, onde congregou na igreja central. A seguir cooperou nas congregações de Bom Jardim e Vila Celeste, onde o seu presbitério foi reconhecido pelo ministério local. A partir de então, foi designado para dirigir diversas congregações tais como: Limoeiro, onde esteve por três vezes, Caladinho de Cima, Bethânia, Cachoeira Escura, Bom Retiro e Amaro Lanari, Veneza (Ponte e Caxias do Sul).

Sua consagração à evangelista, ocorreu dia 22 de setembro de 1982, e ao ministério de pastor, foi consagrado em 15 de setembro de 1994.

O pastor Sebastião Duarte era muito dedicado na obra de Deus. Na última igreja que pastoreou, a AD do Bethânia, deixou em fase final a reforma do templo, além de mais de mil membros em toda a região e um grupo de auxiliares que o ajudaram nas horas mais difíceis de sua vida.

Depois de um período enfermo, o referido pastor foi recolhido ao descanso eterno no dia 22 de abril de 1998, deixando viúva a irmã Maria Costa Pinheiro, sete filhos e vários netos.