06/12/2016

Vicente de Paula Pedro do Nascimento

Pesquisas e elaboração: Historiador Pb. Jacó Rodrigues Santiago

Arquivo: Jacó Rodrigues Santiago


Pr. Vicente de Paula Pedro do Nascimento


Natural de Mesquita (MG) nasceu no dia 05 de novembro de 1926, sendo filho do casal Laurindo Pedro Basílio e Isolina Maria do Nascimento. Converteu-se na Assembléia de Deus em Coronel Fabriciano, aos 18 de outubro de 1956. Na mesma noite de sua conversão, ele pediu ao pastor Geraldo de Freitas a oportunidade para dar um testemunho, e falou com tanta convicção de sua salvação que toda a igreja se alegrou no Senhor.

Após três meses de crente foi batizado com o Espírito Santo. Em 23 de fevereiro de 1958 foi batizado nas águas, passando a auxiliar nos diversos trabalhos da igreja.

Não temos maiores informações a respeito deste obreiro, mas sabemos que foi um dos primeiros obreiros a trabalhar sob a liderança do pastor José Alves Pimentel, sendo contemporâneo dos pastores Antônio Teixeira, Sebastião Chaves, Antônio Rosa e outros.

Depois de cooperar por algum tempo neste campo de Coronel Fabriciano, transferiu-se para o ministério de Belo Horizonte.

Na sua permanência em nossa região, passou por duas grandes experiências que marcaram a sua vida cujo relato consta do Livro "Galeria dos Pastores" (Ely Evangelista Ferreira, editado em 1971). A primeira ocorreu em Melo Viana na inauguração de um salão de cultos, em 23 de fevereiro de 1957, quando foi espancado e apedrejado, numa acirrada perseguição aos crentes daquela época promovida pelo padre local. A segunda experiência ocorreu em Santana de Ferros, no dia 22 de julho de 1962, onde também houve uma grande perseguição aos irmãos promovida pelo padre daquela cidade. Mas Deus deu vitória e hoje existe ali uma boa igreja com um belo templo para honra e glória do nome do Senhor Jesus.