05/12/2016

Viviano Fastor Nunes

Pesquisas e elaboração: Historiador Pb. Jacó Rodrigues Santiago

Arquivo: Jacó Rodrigues Santiago


Pr. Viviano Fastor Nunes


Filho de Antônio Nicolau Nunes e Maria Calixto de Almeida, Viviano nasceu na localidade de Ipaneminha, município de Ipatinga (MG), no dia 29 de março de 1934. É casado com Ernestina Escarlática de Jesus, sendo seus filhos: Maria da Penha, Rute (falecida) e Elias. O casal tem sete netos e um bisneto.

Em 24 de dezembro de 1966 converteu-se à Cristo em Melo Viana, onde também foi batizado nas águas em 12 de fevereiro de 1967. Ele e sua esposa foram batizados com o Espírito Santo no mesmo dia, aos 24 de dezembro de 1967.

Na inauguração do templo da congregação do bairro Santa Cruz em 30 de janeiro de 1972, foi separado para diácono da igreja. Na época o pastor regional de Melo Viana, Antônio Rosa, o designou para dirigir a congregação no bairro Caladão. Foi enviado depois para dirigir uma pequena congregação no lugar denominado Horto 12-A, onde permaneceu durante um ano. Voltando para Santa Cruz, ficou por pouco tempo, tendo o pastor Pimentel o enviado para a região de Barbacena, a fim de cooperar na obra de evangelização sob a liderança do pastor Adão.

Em 1977, foi separado ao presbitério da igreja podendo melhor desenvolver o seu trabalho. Dirigiu a AD em Alto do Rio Doce, abriu o trabalho da AD em Vitorino, onde construiu um templo e deixou a igreja com sessenta e cinco crentes. Em 1981 foi consagrado evangelista na convenção em Belo Horizonte, ainda morando na região de Barbacena. A seguir dirigiu as igrejas de Senhora dos Remédios e Ressaquinha.

Após um período de nove anos de permanência nesta região, irmão Viviano retornou ao Campo de Coronel Fabriciano e Ipatinga. Aqui ele passou a trabalhar incansavelmente na obra do Senhor pastoreando as seguintes congregações: Limoeiro, Veneza, Caravelas, Canaãzinho, Açucena, Cachoeira Escura e Vista Bela. No dia 11 de setembro de 1998, foi consagrado ao ministério de pastor.