27/03/2024

Uma geração louvará as tuas obras à outra geração, e anunciarão as tuas proezas. Salmos 145:4

Uma das marcas da geração atual, a geração “Z” é a busca por um propósito de vida, um legado. Esses jovens e adolescentes de hoje com exceções, é claro, não têm o desejo de constituir família, construir patrimônio e alcançar estabilidade na vida.

Para eles, riqueza é colecionar memórias, deixar uma marca, fazer algo extraordinário.
O conceito de legado hoje é visível em suas escolhas e orientações de vida. Por viverem em um mundo fragmentado, sem respostas, eles buscam engajamento em suas redes sociais para se manterem relevantes principalmente nas plataformas digitais promovidas pelos recursos da internet. Contudo, vivem um desequilíbrio pessoal estrondoso, porque enquanto se manifestam pelas causas que defendem, são incapazes de organizar seu mundo e sua vida interior.
São politizados na internet, mas incapazes de arrumar o próprio quarto. Não é a toa que há nessa geração uma explosão de casos de depressão, suicidios, isolamento e vazio existencial. É uma geração alimentada por curtidas, seguidores em redes sociais e monetização de conteúdo. Um perigo, pois não aprenderam a conviver com as dificuldades e frustrações da vida.
O fato é que nós cristãos fomos criados e chamados para “deixar um legado”. Esse deveria ser nosso propósito: “eu quero viver uma vida que faça a diferença”.
Jesus nos ensinou o caminho para construirmos o verdadeiro legado que um ser humano deve deixar. A Escritura fala que ele desceu do céu e encarnou (Jo 1.14), demonstrando que a verdadeira grandeza é ser “humano” de “carne e osso”. Ele viveu sua vida em estreita obediência a Deus (Jo 6.38), demonstrando que para isso fomos criados, para honrarmos nosso Senhor e Criador. Ele era rei, mas viveu para servir (Mc 10.45), demonstrando que quem não vive para servir, não serve para viver. Ele foi fiel até a morte, e morte de cruz (Fp 2.8), não abrindo mão do seu maior objetivo em vida: glorificar ao Pai Celestial, o Criador dos céus e da terra (Jo 17.14). E tudo ele fez para salvar aqueles que o Pai lhe deu, os seus eleitos, provenientes de toda raça, tribo e nação. Ele foi erguido na cruz por causa de nossos pecados e suportou ali a ira de Deus que seria derramada sobre nós! Tudo isso para glória do Pai. Tudo isso por amor a nós! Cristo nos ensinou o verdadeiro legado!
Essa é a beleza do evangelho! Cristo viveu o perfeito legado para conceder à nós a sua justiça! Ele viveu de modo perfeito para cobrir a nossa imperfeição! Ele viveu de modo santo para cobrir o nosso pecado! nEle, e somente nEle, nós temos justiça para nos aproximarmos de Deus e recebermos a sua perfeita salvação! E a certeza dessas promessas se comprovam pelo fato de que Deus o ressuscitou dentre os mortos, fazendo dEle o único caminho de salvação.
Concluo essa reflexão com o que disse a escritora cristã Corrie Bomm: “A medida de uma vida não é a sua duração, mas a sua doação”. Um dia, você e eu seremos esquecidos, e não há como escapar disso, mas o que vai permanecer é o que fizemos para Deus e se cumprimos o propósito para o qual Ele nos criou. Por isso, pense em como você gostaria de ser lembrado quando partir dessa terra e o que você tem feito hoje para atingir esse objetivo!
Viva o propósito de Deus e construa o seu legado.
Pr. Rinaldo Costa Rodrigues
Uma Vida no Propósito de Deus