21/03/2024

Celebração dos 40 Anos da EETAD: Honrando o Legado e o Compromisso Teológico

Uma Noite de Gratidão e Reflexão na Igreja Assembleia de Deus Ministério Coronel Fabriciano Ipatinga

Na segunda feira 18/03, A igreja Assembleia de Deus Ministério Coronel Fabriciano Ipatinga; realizou celebração dos 40 anos do núcleo 0325 da EETAD (Escola Educação Teológica das Assembleia de Deus).
O evento foi conduzido pelo pastor Titular da Igreja Júlio Cesar Nogueira, que contou com a participação do grupo de louvor da igreja, que louvaram a Deus com três hinos da Harpa cristã.
O pastor presidente José Martins de Calais Junior destacou alegria de receber os alunos da EETAD, monitores, bem como o presidente da EETAD no Brasil, e disse: “Mas nesse instante, eu quero convidar, o pastor Antônio Rosa, é, aquele pastor que Deus deu a ele o privilégio de iniciar essa escola aqui há 40 anos atrás, e ele estará fazendo a leitura bíblica e suas considerações”.
O fundador no núcleo 0325 da EETAD, pastor Antônio Rosa da Silva, presidente de honra do ministério, fez a leitura bíblica de abertura oficial do evento, no Salmo 103; e falou de suas limitações devido a sua saúde e da esposa, mas deixou sua mensagem.
O Pastor Antônio Rosa compartilhou com profunda emoção durante sua fala, destacando a importância da visita e expressando a gratidão por poder estar presente naquele momento. Ele reconheceu as limitações em expressar totalmente os sentimentos devido a desafios de saúde enfrentados por ele e sua esposa, Pr. Antônia Rosa. Com sabedoria, ele refletiu sobre a necessidade de dar tempo ao tempo, reconhecendo os diferentes momentos da vida e a importância de estar presente e ajudar quando necessário.
O pastor dirigiu palavras de reconhecimento e encorajamento aos alunos, monitores e formandos presentes naquela noite especial, ressaltando a grandiosidade e os obstáculos superados para a realização daquela obra. Ele relembrou os desafios enfrentados no estabelecimento e aceitação do curso teológico, honrando aqueles que persistiram e contribuíram para o crescimento da instituição.
Em um momento de reverência, o Pastor Rosa prestou homenagem ao Pastor Missionário Bernardo Johnson e sua influência na obra, expressando gratidão pelo legado deixado por ele. Ele também reconheceu a continuidade desse trabalho através de seu filho, Terry Johnson, destacando a importância da oração em favor de sua participação.
O Pastor Antônio Rosa enfatizou seu compromisso com o evangelismo e sua devoção ao serviço de Deus, convidando os presentes a compartilhar desse propósito e a valorizar o conhecimento adquirido. Ele expressou gratidão a todos os envolvidos no sucesso da instituição ao longo dos anos, reconhecendo o papel fundamental dos alunos, monitores e colaboradores.
Concluindo sua fala com um salmo de louvor, o Pastor Antônio Rosa reafirmou sua fé e gratidão a Deus, reconhecendo sua presença constante e seu papel fundamental em todas as realizações. Ele expressou sinceros agradecimentos a todos os presentes, destacando a importância de sua contribuição para a vitória da escola e dos cursos oferecidos.
A sua participação foi encerrada recebendo as orações em seu favor e de sua família.
O evento prosseguiu com a participação do professor Diego Alves Silva fazendo a apresentação dos presentes.
O Coordenador, Pastor Alexsandro Alves de Medeiros, fez um breve relato da história da EETAD, destacando sua fundação oficial em 1979, um marco significativo para as Assembleias de Deus no Brasil. A aprovação pela Convenção Geral foi um testemunho do reconhecimento e apoio à missão da EETAD.
Os Núcleos de Ensino foram estabelecidos em diversas cidades, não apenas nas igrejas das Assembleias de Deus, mas em toda a comunidade evangélica. Reconhecida pela CGADB e pela CONAMAD, a EETAD tornou-se um símbolo de excelência teológica e comprometimento com a ortodoxia bíblica.
Ao longo dos anos, a EETAD continuou a expandir sua influência, formando mais de 50.000 líderes espirituais em todo o país. Sob a inspiradora liderança do saudoso Pastor Bernhard Johnson Jr., seu legado continua a prosperar, guiando gerações para um entendimento mais profundo da Palavra de Deus.
O Ministério Coronel Fabriciano/Ipatinga também se destacou nesse cenário. Em 9 de janeiro de 1984, o Núcleo 0325 foi inaugurado, com sua primeira aula ocorrendo em três de março do mesmo ano, contando com 68 alunos matriculados. Hoje, o Núcleo 325 da EETAD completa 40 anos de atividades.
Durante essas quatro décadas de dedicação contínua ao serviço de Deus, com o empenho das diretorias anteriores que deixaram sua contribuição através do trabalho voluntário, o atual Coordenador, Pastor Alexsandro Alves de Medeiros, informa que o Núcleo 0325 possui 28 classes do 1º Ciclo, 11 classes do 2º Ciclo e 2 classes do 3º Ciclo, totalizando 659 alunos ativos.
Atualmente, o Núcleo 0325 conta com mais de 40 Monitores Auxiliares e 30 Secretárias Auxiliares nos subnúcleos. A diretoria atual é composta pelo Diretor Presidente do Ministério Coronel Fabriciano/Ipatinga, Pastor José Martins de Calais Júnior; Coordenador, Pastor Alexsandro Alves de Medeiros; Secretárias, Eliene Marques de Souza e Gislane Marques Souza Costa; Monitores Titulares: 2º Ciclo: Pb. José Oliveira Paula; 1º Ciclo: Marli Otilia da Silva Duarte; 3º Ciclo: Diego Alves da Silva em Mestrado – Pr. Ildomar Jose Correa. O Núcleo 0325 foi destacado e premiado por seu crescimento e organização administrativa exemplares.
O Pastor Júnior, diretor do Núcleo 0325, também compartilhou o privilégio de lecionar na EETAD, desde o ano de 1992 até 1996, concluindo todo o curso e tendo a oportunidade de ensinar. “Quanto à EETAD”, ele disse, “tive a oportunidade de estudar no Instituto Bíblico das Assembleias de Deus, em Pindamonhangaba, São Paulo. Confesso que quando retornei de São Paulo, possuía muitas informações, porém desorganizadas. Minha orientação teológica estava confusa, mas ao fazer a EETAD, pude ordenar teologicamente meu conhecimento.”
Ele destacou a importância do equilíbrio no curso teológico da EETAD, ressaltando que proporciona uma direção correta para o crescimento espiritual e teológico dos alunos. “Se há alguém que ainda não é aluno da EETAD, deixo aqui minha palavra de incentivo como alguém que estudou em outra instituição e posteriormente fez o curso da EETAD.”
O Pastor Júnior então citou as Escrituras, enfatizando a importância de permanecer no conhecimento aprendido e instruído desde a juventude, destacando a utilidade das Sagradas Escrituras para ensinar, corrigir e instruir. “Parabenizamos a EETAD, aos alunos e monitores. Gostaria também de fazer menção especial ao Pastor Juvenil Machado, que, sem desmerecer os coordenadores anteriores, teve uma visão de expansão dos subnúcleos para as regionais, contando com a colaboração de diversos líderes que contribuíram significativamente para o crescimento da EETAD em nossa cidade. Em seguida, veio o Pastor Alexandro, dando continuidade a esse trabalho.”
Essas palavras ressaltam não apenas a importância da EETAD como uma instituição de ensino teológico de qualidade, mas também reconhecem o papel vital dos líderes e colaboradores que contribuíram para seu desenvolvimento e expansão ao longo dos anos.
A comemoração dos 40 anos da EETAD contou com participação do Coral Acorde Celeste, Conjunto e banda de música e cantores da região que prestigiaram o evento.
Durante sua celebração de 40 anos, o Núcleo 0325 prestou homenagem a figuras fundamentais em sua trajetória.
Entre elas, destacaram-se o diretor do Núcleo 0325, Pr. José Martins de Calais Júnior:
O presidente da EETAD, Pastor Terry Johnson:
Presidente de honra do ministério, Pastor Antônio Rosa, fundador do Núcleo 0325:
Pastor titular da igreja anfitriã, Pr Júlio César Nogueira.
Além disso, foram reconhecidos os esforços dos coordenadores, monitores e secretárias que contribuíram para o sucesso e crescimento contínuo da instituição ao longo dos anos.
Na noite comemorativa dos 40 anos do Núcleo 0325 em Ipatinga, Minas Gerais, o pregador oficial foi o presidente da EETAD no Brasil, Pr. Terry Johnson. Em sua mensagem, ele expressou sua gratidão a Deus pela oportunidade de estar presente naquela ocasião especial, assim como pela contínua apoio da igreja e do campo ao trabalho da EETAD.
Representando a diretoria nacional da EETAD e toda a equipe em Campinas, São Paulo, o Pr. Johnson parabenizou calorosamente o Núcleo 0325 pelos 40 anos de existência, destacando a importância desse marco significativo na propagação da Palavra de Deus. Ele ressaltou que poucos núcleos da EETAD conseguem manter-se ativos após quatro décadas e apontou três segredos para o sucesso contínuo do Núcleo 0325.
Primeiramente, ele enfatizou a paixão pela Palavra de Deus presente na igreja e sua liderança, reconhecendo a importância desse comprometimento nos dias atuais. Em segundo lugar, mencionou a presença de pessoas capacitadas e comprometidas na direção do núcleo, garantindo um ensino teológico de qualidade e um ambiente propício ao crescimento espiritual. Por fim, ressaltou a importância da adesão rigorosa às normas e diretrizes da EETAD, tanto por parte da diretoria quanto dos monitores e colaboradores.
O Pr. Johnson parabenizou também os líderes do passados e atuais do Núcleo 0325, incluindo o pastor Antônio Rosa, fundador do núcleo, e o atual diretor, Pr. José Martins Calai Jr., além de toda a equipe diretiva e os monitores que contribuíram para o sucesso da instituição ao longo dos anos.
Ele encerrou sua mensagem convidando os presentes a refletir sobre a importância da Palavra de Deus em suas vidas, citando passagens bíblicas relevantes e ressaltando o poder da Palavra como uma arma espiritual na batalha contra as forças das trevas. O Pr. Johnson compartilhou exemplos de como a proclamação da Palavra de Deus trouxe crescimento e transformação para a igreja, destacando a importância desse compromisso contínuo com a verdade divina.
Ao relembrar os feitos do passado, como as cruzadas evangelísticas realizadas por seu pai, o Pr. Johnson inspirou os presentes a continuarem a proclamar a Palavra de Deus com poder e convicção, confiantes no impacto que ela pode ter na vida das pessoas e na expansão do Reino de Deus.
O Pr. Johnson encerrou sua mensagem em seguida orou pelo público presente na noite de comemoração pelos 40 anos da EETAD.
O pastor presidente José Martins de Calais Júnior presenteou o pastor Terry Johnson com uma de suas obras literárias.
O pastor presidente concluiu com uma mensagem emocionante, compartilhando um testemunho marcante. Recordou um episódio ocorrido em setembro de 1988, durante uma cruzada liderada pelo Pastor Bernardo Johnson, em Ipatinga. O cenário estava preparado, o som montado, mas uma forte chuva castigava as cidades vizinhas de Fabriciano, Timóteo e Santana do Paraíso. No entanto, em Ipatinga, o tempo estava fechado. Quando o Pastor Bernardo Johnson chegou e subiu ao púlpito, clamou a Deus para que a chuva cessasse naquela noite em Ipatinga. E o milagre aconteceu: enquanto todas as outras cidades estavam sob intensa chuva, em Ipatinga não choveu naquela noite. Grandes milagres se seguiram, marcando aquele momento na praça da prefeitura.
Refletindo sobre a vida do Pastor Bernard e seu compromisso com Deus, o pastor Junior, ressaltou a importância da oração, do jejum e da busca pela presença do Senhor. Ele enfatizou a necessidade de olhar para o passado, aprender com esses exemplos e aplicar essas lições nos dias atuais, que são desafiadores e marcados pela escuridão. No entanto, o Senhor continua chamando trabalhadores para sua obra.
O evento foi encerrado com oração do Pr. Claudio da Silva Izidorio – Timóteo – MG; representante do pastor Carmo Matias presidente do campo de Timóteo, abençoando os alunos e público presentes. Benção apostólica impetrada pelo Pr. Juvenil Machado.