14/03/2024

Confiando na Misericórdia do Senhor a Cada Dia

“Renovação Diária: Confiando na Provisão Inesgotável do Senhor para Enfrentar Cada Desafio”

Já refletiu sobre quantas vezes enfrentou dias repletos de desafios e questões intricadas, a ponto de duvidar de sua capacidade para suportar o próximo dia, ou até mesmo os dias seguintes?
Eu também experimentei essa sensação em várias ocasiões, e a verdade é que estamos corretos ao pensarmos assim, pois as misericórdias concedidas pelo Senhor são suficientes apenas para o dia presente e não para o amanhã. É crucial crermos que as misericórdias de Deus se renovam a cada manhã, capacitando-nos, a cada amanhecer, a lidar com os desafios específicos do dia, e assim por diante, ao longo de todos os dias que Ele nos conceder nesta terra. Assim, devemos descansar na certeza de que aquilo de que precisaremos amanhã para enfrentar os problemas e situações de amanhã nos será dado pelo Senhor, e não hoje.

Entretanto, frequentemente nos sentimos angustiados, preocupados e temerosos ao contemplar os desafios de amanhã, imaginando que precisaremos enfrentá-los com os recursos disponíveis hoje. É por isso que Jesus nos exorta, em Mateus 6:34, a não ficarmos ansiosos em relação ao amanhã, pois este trará suas próprias ansiedades. Ele ressalta que os problemas do dia atual já são suficientes e, ao compararmos isso com a passagem de Lamentações 3:22, entendemos claramente a provisão diária do Senhor em nossas vidas: “As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se a cada manhã. Grande é a tua fidelidade”.
Gostaria de recordar mais dois trechos das Escrituras que são igualmente relevantes para compreendermos essa provisão diária de misericórdias (ou recursos) que Deus nos concede, capacitando-nos a enfrentar os desafios cotidianos.
Primeiramente, menciono o maná, o pão celestial enviado por Deus para alimentar seu povo no deserto após libertá-los do Egito. Era derramado diariamente sobre o acampamento e não podia ser guardado para o dia seguinte, ensinando ao povo a confiar diariamente na provisão divina. Da mesma forma, devemos confiar no cuidado do Senhor, confiantes de que Ele nos enviará suas misericórdias a cada dia, assim como fez com o maná no deserto.
É essencial também citar uma parte da oração conhecida como “Pai Nosso”, ensinada por Jesus: “…o pão nosso de cada dia, nos dai hoje…”. Este trecho, além de referir-se ao sustento físico diário, remete também ao sustento espiritual necessário, uma vez que Jesus é o Pão Vivo que desceu do céu, como simbolizado pelo maná no deserto. Portanto, o centro de tudo na vida cristã está em Jesus, o nosso maná, o Pão Vivo que desceu do céu e que garante a renovação diária de suas misericórdias sobre nós.
Em conclusão, afirmo que, certamente, hoje você não receberá a capacidade de suportar as cargas de amanhã, mas sim a capacidade de enfrentar as cargas do dia presente. Assim como a cada dia bastam os seus problemas, da mesma forma, a cada dia as misericórdias são renovadas, e, por isso, não fomos, não somos e não seremos consumidos. Amém?