27/02/2024

Coral Vozes de Sião Brilha em Comemoração de Jubileu de Brilhante

Evento reúne líderes e comunidade para celebrar 75 anos de história e louvor

No último domingo, 25 de fevereiro, a igreja Assembleia de Deus Matriz em Coronel Fabriciano foi palco de uma celebração marcante. O Coral Vozes de Sião, referência musical na comunidade, comemorou seu Jubileu de Brilhante em um culto especial repleto de emoções e ações de graças.
A trajetória do Coral Vozes de Sião iniciou-se em 1949, e ao longo dos anos, sob a liderança de novas gerações, manteve-se firme na propagação da fé por meio da música.
O presidente do Ministério Coronel Fabriciano Ipatinga, Pr. José Martins de Calais Junior, testemunhou o impacto positivo dos louvores do coral, revelando que muitas pessoas foram conduzidas a Cristo por intermédio de suas apresentações.
A noite festiva teve início com uma emocionante performance do Coral Vozes de Sião, abrindo caminho para a condução do evento pelo pastor José Lopes, que liderou com maestria.
A leitura oficial foi compartilhada pelo 1º vice-presidente Pr. Raimundo Gilson da Silva, que ocupa a posição de titular no templo sede.
O Culto em Ação de Graças contou com a participação de diversos corais, enriquecendo a celebração com suas melodias e vozes harmoniosas.
Além do Coral Vozes de Sião, anfitrião do evento, estiveram presentes:
O Coral Acorde Celeste da Assembleia de Deus Centro Ipatinga, regido pelos maestros Elias e Amaro;
Coral Jardim Celeste da Assembleia de Deus do bairro Vila Celeste, dirigido pelo maestro Hélcio;
E o Coral Vozes Angelical da Assembleia de Deus do Bairro Caravelas, sob a regência do maestro Expedito Paulo.
E participação ativa da Orquestra Harmonia de Jesus Cristo proporcionou momentos de grande emoção durante toda a comemoração.
O maestro Flavio, responsável pela regência do Coral Vozes de Sião, prestou homenagens a autoridades eclesiásticas, maestros e coristas, reconhecendo a contribuição significativa desses indivíduos para o sucesso e crescimento do coral ao longo das décadas.
Na noite festiva do jubileu de Brilhante, foi marcado pela pregação do pastor José Martins de Calais Junior, que baseou sua mensagem no Salmo 73, conduzindo os presentes por reflexões profundas sobre a fé e os desafios enfrentados.
O Salmo 73, que reflete a experiência do salmista Asaf, também maestro e músico, serviu como pano de fundo para o pastor abordar os momentos de quase desvio e enfraquecimento na fé. Destacando a importância de superar crises, o pastor ressaltou que líderes religiosos, músicos, jovens e todos passam por dificuldades, tornando o Salmo 73 relevantes para todos os públicos.
Durante a pregação, o Coral Vozes de Sião foi honrado e parabenizado pelo pastor, que reconheceu a contribuição do coral ao longo de seu ministério. Histórias de vidas transformadas e testemunhos de superação foram compartilhados, destacando o impacto positivo do Coral ao longo dos 75 anos.
O pastor também fez referência ao Salmo 73 ao encorajar os presentes a aprender com as experiências de Asaf. Ele enfatizou a importância de permanecer firme na fé durante os momentos difíceis, não importando o papel desempenhado na igreja – seja pastor, músico, jovem ou outro.
O evento culminou com os agradecimentos do pastor José Martins de Calais Júnior ao Coral Vozes de Sião pelos 75 anos de dedicação ao louvor. A noite foi marcada por reflexões espirituais, celebração da história do coral e gratidão pela contribuição significativa ao longo
O ápice do evento foi a emocionante apresentação conjunta de todos os corais, conduzida pelo maestro Flavio Lana. Essa harmonia coletiva ecoou pelos corredores da igreja, enchendo o ambiente de gratidão e louvor.
Uma pequena biografia do coral Vozes de Sião, texto do Presbítero Jacó Santiago
A Assembleia de Deus em Coronel Fabriciano (MG), foi fundada pelo Pastor José Alves Pimentel por volta de 1945 mas a sua organização jurídica ocorreu em 8 de julho de 1948. O saudoso Pastor Pimentel foi o primeiro membro da Assembleia de Deus a ser consagrado ao ministério de pastor no Estado de Minas Gerais.
Logo nos primeiros anos das atividades da igreja foi criado o conjunto coral que atualmente tem o nome de “CORAL VOZES DE SIÃO”, o qual tem grande atuação no Templo-Sede da igreja, sob a direção do pastor local, Pr. Raimundo Gilson da Silva e sob a presidência do Pastor José Martins de Calais Júnior.
Diversos músicos e maestros deram a sua contribuição no desenvolvimento do Coral Vozes de Sião, que teve como primeiro regente o irmão Valentim Miguel de Paula. Dos componentes antigos destacaram-se os irmãos: Natalina Teixeira Dias, Estêvão Silva Sobrinho, José Eloy de Morais, Eguimar Madalena Dias, Maria Aparecida Silva e Marta Penha Paiva entre outros.
Naquela época o repertório da maioria dos corais era todo baseado nos hinários tradicionais tais como: Coros Sacros, Antemas Celestes, Cantor Cristão e Harpa Cristã, porque era o que tinha de disponibilidade. O coral de Coronel Fabriciano então cantava os hinos: “Crê no Senhor” (04 CS), “Quão Ditosa Cidade!” (07 CS), “Ó Pai Celeste” (08 CS), “Jerusalém, celeste lar” (15 CS), “A Luta contra o mal” (33 CS), “Cristo aceita o pecador” (69 CS), “Coro Angelical” (115 HC), “Andai na Luz” (133 CS), “Ao lar ditoso” (141 CS), “Salmo 100” Antemas Celeste e vários hinos da Harpa Cristã.
Depois da liderança do maestro Valentim, outros que estiveram na regência, foram: José Carlos de Oliveira, José Eloy de Morais o qual atuou durante seis anos, Dílson, Wilson, Antônio Felício Neves e Natanael Mônica das Neves (com atuação entre o ano de 1962 e 1999, com alguns intervalos. O Pb. Natanael Neves aos 82 anos, ainda atuante é o regente do coral da congregação da AD do Bairro Veneza (Rua Caxias do Sul) em Ipatinga. (MG). Outros irmãos que lideraram o coral foram: Ev. Adail de Oliveira Penha (de saudosa memória), Sebastião Ladislau, Lourdes de Lana e Eleudes Canêdo Lopes.
O Coral Vozes de Sião tem louvado ao Senhor da melhor forma possível. Hoje, sob a liderança do maestro Flávio de Lana Pereira e das maestrinas Lourdes Lana, Almeny Nascimento e Eleudes Canêdo Lopes, tem participação ativa nos cultos dominicais da igreja mineira, e em outros lugares onde o coral é convidado para cantar. O coral conta com a cooperação do tecladista Alex Alves Martins. Esta é uma pequena biografia do coral Vozes de Sião. Fonte blog. Pb. Jacó Santiago.
O Jubileu de Brilhante do Coral Vozes de Sião não apenas celebrou 75 anos de existência, mas também ressaltou a importância da música como meio de expressão da fé e instrumento de transformação espiritual. O Coral Vozes de Sião continua a desempenhar um papel vital na vida da comunidade, inspirando gerações a louvar e adorar a Deus por meio da música.
O encerramento, foi marcado por uma poderosa oração e a bênção apostólica proferida pelo pastor presidente José Martins de Calais Júnior, deixou os fiéis inspirados e agradecidos por uma noite tão especial.