27/02/2024

Encerramento Triunfal: Conclusão da Escola Bíblica Anual de fevereiro de 2024

Noite Memorável: Reflexões, Celebrações e Despedidas Marcam o Fim da EBA

O pastor Geiderson Cristian deu início à última noite da 16ª EBA com um fervoroso louvor pelos fiéis, seguido pela leitura oficial realizada pelo Pastor Nilton Silva Andrade. A leitura concentrou-se no capítulo 5 do Evangelho de Mateus, explorando as bem-aventuranças proclamadas por Jesus. Os presentes participaram da leitura alternada, mergulhando nas palavras que ressoaram no templo.
O Pastor Raimundo Gilson, primeiro vice-presidente, elevou suas preces, agradecendo a Deus pela oportunidade de participar da Escola Bíblica Anual e por ter o nome registrado no Livro da Vida celestial. As palavras do Pastor Raimundo Gilson expressaram gratidão pelo chamado ministerial e reconhecimento pela importância da Escola Bíblica Anual em suas vidas. Ele destacou a liderança do Pastor Júnior, presidente do evento, pedindo a contínua sustentação divina sobre ele e toda a equipe envolvida, incluindo o departamento de ensino. A oração foi encerrada com a expressão de agradecimento em nome de Jesus, clamando por bênçãos sobre o palestrante.
O presidente Pr. José Martins de Calais Junior tomou a palavra para expressar suas considerações durante a Escola Bíblica Anual. Em um tom exortativo, ele agradeceu calorosamente àqueles que se dedicaram à participação no evento. O líder compartilhou a história da criação da Escola Bíblica Simultânea, um período que considerou muito proveitoso. Recordou a época em que as aulas aconteciam simultaneamente em Ipatinga e Coronel Fabriciano, com um expressivo número de alunos. Neste ano de 2024, decidimos instituir duas escolas bíblicas separadas.
Pr. José Martins de Calais destacou a importância da participação na escola como uma oportunidade para crescimento espiritual e investimento na vida ministerial, ressaltando que é necessário levar a sério esse compromisso, especialmente para os obreiros de tempo integral. Ele enfatizou que o aprendizado contínuo é essencial para um pastor, e quem não está apto para aprender não está apto a pastorear. O presidente expressou sua gratidão a Deus pela dedicação daqueles que se empenharam, mesmo aqueles que moram distante e fazem o esforço de estar presente diariamente. Ele agradeceu à diretoria da educação, aos pastores envolvidos, ao coordenador Pastor Wallace e à equipe de educação. Também agradeceu àqueles que valorizaram e deram a devida seriedade ao evento.
Finalmente, o presidente expressou sua alegria ao receber novamente o Pastor Enoque na Escola Bíblica. Elogiou a amizade que cultivaram ao longo dos anos, agradecendo a Deus pela constante presença e contribuição do pastor Enoque ao longo dos anos.
Durante a Escola Bíblica, que teve início em 19/02 e foi até 24/02/2024, ministraram os seguintes pastores: Pr. Cláudio Calais (MG) com o tema “Nos Bastidores do Ministério”; Pr. Paulo Kamisaki (CA) com os temas “Ministério para Resoluções de Problemas” e “Elementos em Moisés para um Ministério Efetivo”; Pr. Marcos Tuler (RJ) com os temas “A Inteligência Artificial no Contexto Cristão” e “Desafio da Educação Cristã na Era Digital”; Pr. José Martins de Calais Junior (MG) com o tema “O Homem, Obra Prima da Criação de Deus”; e por último, Pr. Enoque Vieira (GO) com o tema “Integridade e Honra, Condições Indispensáveis à Excelência no Ministério”.
O Pastor Wallace destaca que “cada escola bíblica tem um perfil diferente, mas é certo que Deus nos dá o alimento correto para o tempo certo. Porque nós precisávamos no ano passado, nós recebemos. O que nós estamos precisando para agora é o que nós estamos recebendo agora”.
No término do evento, foram entregues alguns certificados de conclusão da EBA – Escola Bíblica Anual. Os certificados estarão à disposição dos participantes na plataforma.
Destacamos no gráfico a participação das igrejas com o número de participantes de cada regional.

Componentes do Departamento de Educação Cristã:
Presidente: Pr. José Martins de Calais Júnior, Diretor: Pr. Júlio César Nogueira, Coordenador: Pr. Wallace Alves, Secretário: Pr. Eliseu Pereira, Tesoureiro: Pr. Geidesson Cristian Silva: Conselheiros: Pr. Ronan Ramos Ferreira, Pr. Gilson Carlos Gandra Andrade e Pr. Werleykrey de Souza
O evento foi encerrado com a oração do Pastor Raimundo Gilson da Silva, 1º Vice-presidente, e a bênção apostólica proferida pelo Pastor Nilton Silva de Andrade, 2º Vice-presidente do ministério