27/02/2024

16ª Escola Bíblica Anual: Da Criação do Homem à Busca pela Excelência Ministerial

Ensinamentos Inspiradores sob a Liderança dos Pastores José Martins de Calais Júnior e Enoque Vieira de (GO)

Na penúltima noite da 16ª Escola Bíblica Anual da Assembleia de Deus Ministério Coronel Fabriciano Ipatinga, os fiéis foram conduzidos por uma jornada espiritual profunda e reflexiva. O evento, sediado no templo central da subsede em Ipatinga, sob a liderança do pastor presidente José Martins de Calais Junior e coordenado pelo Pr. Wallace Alves junto ao departamento de Educação Cristã do Ministério, destacou-se pela sua relevância e pela conexão dos participantes com as escrituras sagradas.
Iniciada no dia 19 e programada para se encerrar no sábado, 24 de fevereiro de 2024, a 16ª Escola Bíblica Anual foi cuidadosamente planejada pelo Departamento de Ensino Cristão, com a colaboração da diretoria do Ministério. Vale destacar que o Pr. Júlio Cesar Nogueira é diretor do departamento de Educação Cristã, 1º secretário do Ministério Coronel Fabriciano Ipatinga e pastor Titular da igreja anfitriã
No decorrer da sexta-feira, 23 de fevereiro, os participantes foram guiados por uma análise profunda do tema “Antropologia Cristã: O Homem, Obra Prima da Criação de Deus”. O presidente das Assembleias de Deus – Ministério Coronel Fabriciano Ipatinga e presidente da Convenção (COMADVARDO), Pr. José Martins de Calais Junior, compartilhou percepções valiosos, explorando diversas facetas da criação e da natureza humana à luz das escrituras.
A partir de passagens como Gênesis 5.1 e 2, que proclamam a criação do homem à semelhança de Deus, os participantes foram convidados a refletir sobre a singularidade da criação humana e sua relação especial com o divino.
O pastor enfatizou que a Bíblia fornece respostas concretas à pergunta fundamental: “Como foi que o homem veio à existência?” Revelando a natureza especial da criação humana, enfatizou-se que o homem foi feito à imagem e semelhança de Deus, conferindo-lhe uma posição única e um propósito divino na terra.
Ao longo da ministração, os presentes foram conduzidos por uma marcha espiritual, repleta de ensinamentos que destacaram a distinção entre o homem e as demais criaturas. Com ênfase na capacidade humana de fala, apreciação da beleza e discernimento moral, os participantes foram desafiados a reconhecer a grandiosidade e a responsabilidade inerentes à condição humana.
Ao encerrar a ministração, o presidente foi agraciado com uma oração expiradora em seu favor e da família, e ministério compartilhada pelo Pr. Wallace e os fiéis. A participação do presidente, na ministração na 16ª Escola Bíblica Anual foi um grande destaque, para o aprendizado, fortalecendo da palavra de Deus em suas vidas.
Na continuação da 16ª Escola Bíblica Anual da Assembleia de Deus Ministério Coronel Fabriciano Ipatinga, a segunda parte do ensino foi marcada por uma apresentação importante do pastor Enoque Vieira de (GO). O tema central, “A Integridade e a Honra: Condições Indispensáveis à Excelência no Ministério”, fundamentou-se em passagens como Romanos 12.10 e I Timóteo 4.6, ressaltando a importância do amor fraternal e da nutrição espiritual para os líderes cristãos.
O pastor Enoque Vieira, ao iniciar sua apresentação, demonstrou profunda consciência da responsabilidade que recai sobre aqueles que compartilham a palavra de Deus diante do povo de Deus. Contudo, com humildade e segurança, ele compartilhou percepção que o Espírito Santo colocou em seu coração para edificar a igreja.
Ao abordar a disciplina eclesiástica e a relevância da antropologia bíblica e teológica, o pastor enfatizou que o ministério cristão exige excelência e busca incessante pela verdade. Em um mundo dominado por filosofias humanistas e relativistas, ele ressaltou a dualidade da condição humana, criada à imagem e semelhança de Deus, mas também sujeita à miséria e à decadência.
Com mais de três décadas de experiência no ensino e no ministério, ao longo de sua apresentação, o pastor Enoque Vieira inspirou líderes e obreiros a buscar a integridade e a honra como fundamentos para o serviço no reino de Deus. Ele concluiu destacando a importância de considerar cuidadosamente esses princípios na caminhada de crescimento espiritual e ministerial.
Assim, a segunda parte da 16ª Escola Bíblica Anual foi marcada não apenas por ensinamentos profundos, mas também pelo desafio de viver uma vida de excelência e comprometimento com os valores do Evangelho, impulsionando os líderes a se tornarem instrumentos poderosos nas mãos de Deus.
A EBA kids nesta sexta feira contou com o apoio da regional de Santana do Paraiso, pastoreado pelo regional Wanderley Lopes, a quem o coordenador expressou seus agradecimentos.
O pastor Pr. Enoque Vieira da Silva foi contemplado com duas obras literárias presenteado pelo presidente Pr. José Martins de Calais Júnior.
O evento foi encerrado com uma poderosa oração pelo pastor da igreja anfitriã Júlio César Nogueira e bênção apostólica pelo pastor Roberto Inácio que despediu os fiéis.