23/02/2024

A vida é a soma das diferentes fases, que vão se sucedendo ao longo dos anos.

É necessário despedir-se de uma fase para que a outra chegue.

A psicóloga Cristine Strassburger disse que “muitas vezes a nossa vida se compara a de uma árvore. Assim como a árvore, nós também vivemos diferentes estações. Não há como fugir delas. Não julgue a vida por apenas uma fase. Persevere! Todas as estações passam.”

A vida é sem dúvida uma jornada fascinante, é dividida por fases e estas produzem aprendizado para todos nós. Diante disso, destaco que o propósito de Deus para o homem não é apenas que o mesmo esteja vivo (respirando), mas que o mesmo viva intensamente a vida que Ele tem para cada ser humano.

A vida é a soma das diferentes fases, que vão se sucedendo ao longo dos anos.

O movimento existencial é extraordinário, pois favorece infinitos aprendizados e conduz à maturidade. Porém, é necessário despedir-se de uma fase para que a outra chegue.

É comum a dificuldade de aceitar o encerramento de uma fase da vida, pois o que é novo sempre provoca incertezas. A natureza é portadora de muitos ensinamentos, através das diferentes estações. O inverno se despede para que a primavera possa chegar. Porém, é o rigor do inverno que proporciona o mais intenso colorido primaveril. As pessoas também enfrentam diferentes estações. Algumas são portadoras de dores profundas. Mas assim como o inverno também se despede, os sofrimentos passam e abrem a possibilidade para o florescimento da maturidade. A cada amanhecer, no entanto, é preciso reinaugurar-se.

A capacidade de estar sempre em movimento espanta a incerteza em relação ao amanhã. O único dia que pode ser vivido é o hoje. O ontem faz parte da história, mas não pode

ser resgatado, apenas recordado. Sempre existe algo novo querendo chegar. Estar atento é uma forma de aproveitar os dias e experimentar a sensação de estar em pleno processo de renovação.

Normalmente as pessoas estão em busca de algo novo. É comum relegar ao esquecimento que a maior novidade é estar vivo e já ter construído, até o presente momento, uma história muito significativa. Viver cada fase é uma dádiva. Despedir-se daquilo que deve ir é sabedoria, pois sempre tem algo querendo chegar.

Que Deus nos ajude a aprender com o passado e desfrutar do futuro que Ele tem para cada um de nós
Pr. Rinaldo Costa Rodrigues Uma Vida no Propósito de Deus