22/12/2023

Assembleia de Deus celebra os 61 anos do Coral Acorde Celeste

Culto em gratidão a Deus marca a data comemorativa do Coral Acorde Celeste na Assembleia de Deus Ministério coronel Fabriciano Ipatinga

Domingo (17/12/2023) foi marcado pelo culto especial alusivo a comemoração de 61 anos do Coral Acorde Celeste um importante departamento da Igreja Assembleia de Deus em Ipatinga centro.
Pastor Roberto Inácio, com a presença do titular da igreja, Pr. Júlio Cesar Nogueira, abriu o culto agradecendo a Deus pela vida dos maestros, músicos e coristas que integram neste tempo o Departamento de Música da igreja, louvando ao Senhor com seus instrumentos e voz.
A leitura oficial de abertura foi realizada pelo Pr. Antônio Vidilino, no Salmo 126. E oração do pastor Júlio César titular da Igreja Assembleia de Deus do templo central de Ipatinga.
A condução do culto em Ação de Graças pelos 61 anos do Coral, teve a participação do evangelista Lazaro louvando acompanhado da banda de Música sons de Jubilo sobre comando do maestro Amaro.
O culto foi cheio de atração participação da orquestra instrumental da igreja fez apresentação junto conjuntos Juventude Sinfonia Celeste e Adolescentes, em uma perfeita harmonia com o Coral aniversariante.
O conjunto infantil abrilhantou o evento com uma de suas canções, em fim todos os departamentos musical da igreja se envolveram na comemoração, participação da Orquestra Harmonia de Jerusalém. Participação especial do quarteto Keryx. Conjunto de jovens e adolescentes, orquestra instrumental conduzido pelo maestro Elias Eduardo.
Durante o evento aconteceram Algumas menções honrosas, foram feitas para homenagear: Diretora do coral Vania Calais; Maestros, Elias, Amaro, Wagner, Joel, Geraldo; pianista, Jacó; tesoureiras, Gislane e Marcia; secretárias, Nina e Regina e Ornamentação
Célia.
A ministração dá palavra ficou por conta do e pastor José Martins de Calais Júnior, presidente da assembleia de Deus Ministério Coronel Fabriciano Ipatinga.
O pregador Pastor José Martins de Calais Junior baseou sua mensagem no livro de 1º Reis, capítulo 17, versículos 8 a 14, onde Elias recebe a ordem divina de ir a Sarepta e é sustentado por uma viúva em meio à escassez. O texto bíblico destaca a obediência de Elias, que, sem questionar a situação da viúva, confia na providência de Deus. O sermão destaca a importância de obedecer ao chamado divino, mesmo sem compreender totalmente as circunstâncias. Um testemunho de um irmão que serviu como porteiro por 60 anos enfatiza que cada função na casa de Deus é valiosa, independentemente de sua simplicidade. A analogia com a viúva de Sarepta ressalta a necessidade de obedecer prontamente e confiar na provisão divina.
A narrativa bíblica ilustra a manifestação da graça de Deus, escolhendo a mulher mais pobre para cuidar do profeta Elias. A obediência dela resulta em um milagre, onde a farinha e o azeite não se esgotam durante a seca. A mensagem ressalta a importância de confiar no Deus Todo-Poderoso, que atende aos aflitos e estende a mão para salvar.
O sermão incentiva a reconhecer a pequenez diante de Deus, estender a mão com fé e compreender o mistério da fé cristã. Mesmo diante de situações difíceis, a história da viúva de Sarepta nos lembra que Deus pode agir, multiplicando o que é escasso. A mensagem conclui encorajando a adoração em intimidade, reconhecendo a grandeza de Deus e dependendo Dele em todas as circunstâncias. O convite é feito para aqueles que desejam receber Jesus como Salvador, abrindo a oportunidade para aqueles que deseja uma experiência transformadora com Cristo. Inúmeras pessoa abriram o coração e foram receber orações.
O Coral Acorde Celeste hoje conta com 70 componentes e participa nos cultos da igreja e de eventos da cidade.
Vale destacar que três casais foram parabenizados por comemorar aniversários de Casamentos, e receberam as orações da igreja sendo conduzido pelo pastor Ismael Gonçalves

História do coral Acorde Celeste 61 anos cantando ao Senhor, compartilhado por Jacó Rodrigues Santiago. (https://jacorodriguessantiago.blogspot.com )
Por volta de 1962, a Assembleia de Deus em Ipatinga, que naquela época tinha seu templo situado à Rua Diamantina, 160 (Centro), estava em pleno desenvolvimento espiritual. A igreja tinha como líder local o então evangelista Antônio Rosa da Silva e acompanhava o crescimento da região. A cada dia chegavam famílias de diversos lugares do Brasil em busca de trabalho, pois uma empresa siderúrgica de grande porte, a USIMINAS, acabara de ser inaugurada na cidade. Então, Ipatinga era o lugar das oportunidades e de esperança para muita gente. Consequentemente a igreja recebia irmãos procedentes de várias partes e com o crescimento, surgia a necessidade de se estruturar em todos os aspectos, principalmente na área musical.
Um irmão em Cristo, músico, de nome Pedro Fernandes Lana, recém-chegado da cidade de Três Marias (MG), trazia consigo a experiência de haver trabalhado na formação de bandas e corais. Esse irmão (de saudosa memória), com o apoio do pastor local reuniu um grupo de irmãos, com o objetivo de formar um conjunto coral. Os primeiros dias foram difíceis, mas Deus abençoava aqueles simples cantores.
Não existe registro oficial da data de fundação do coral, porém, há uma estimativa de que em novembro de 1962, teve início as atividades musicais. Entre os componentes destacamos os seguintes nomes: João Ferreira dos Santos (um sapateiro que se tornou um próspero comerciante e mais tarde consagrado ao ministério, dirigiu diversas congregações); Joana Maria Moreira (irmã Nininha) e sua filha Eny Moreira, procedentes de Ecoporanga (ES), José David Filho, Neusa Ramos de Almeida, Zeza Avelino Souto, Isaura Maria Lima (irmã Naná), Adelina Sotero, João Batista Neves e sua esposa Olga Miranda Neves, Edite Maria do Carmo, Sebastião Albino de Oliveira, Maria das Dores Silva, Adenildes do Prado, Suzete Franco e Zélia Marques Bagliano, Eunice Ferreira Araújo Sousa, todos esses queridos de saudosa memória. Coristas que muito contribuíram e hoje estão servindo ao Senhor em outros lugares foram: Expedito Fernandes da Silva e esposa Rosilene, Maria Fernandes, Cassiana Fernandes, Elizeu Duarte Gomes e esposa Maria de Lurdes, Dirce Sodré, Irani Ribeiro de Lima, Lourdes de Lana Pereira, Josué Miranda, Dário Albino de Oliveira e vários outros. Ainda dos componentes antigos destacamos o maestro Geraldo Ferreira Dias sua esposa Laura Sebastiana Dias, maestro Joel Franco dos Reis e esposa Ana Gomes Franco, esses ainda hoje atuando como verdadeiras colunas.
Depois do maestro fundador Pedro Lana, outros regentes levaram em frente este árduo trabalho, de forma, que o coral tem atuado sem interrupção. São eles: Antônio Calixto Vieira, Geraldo Ferreira Dias, Natanael Mônica das Neves, Eni Moreira, Joel Franco dos Reis, Lurdes de Lana Pereira e Josué Miranda, Ozias Pereira de Paula.
Em maio de 1980, o irmão Jacó Rodrigues Santiago chegando para reunir no templo central, encontrou um órgão eletrônico da "Yamaha" que a igreja havia adquirido recentemente e estava encostado num cantinho. Logo, ele começou a tocar o instrumento e desde então vem acompanhando os hinos do coral.
Em abril de 1981, numa iniciativa do pastor Antônio Rosa da Silva (hoje, presidente de honra de nosso Ministério) e para ajudar na arrecadação de fundos para a construção do novo templo central, o coral agora denominado "ACORDES CELESTE" junto com a Banda Sons de Júbilo, gravou um disco LP intitulado "Unidos Pela Fé".
Passaram-se os anos e os maestros veteranos Joel Franco dos Reis e Geraldo Ferreira Dias, depois de mais de 40 anos de atuação ininterrupta e já octogenários, pediram para descansar da regência, mas continuam cantando e prestigiando o coral. Para os seus lugares, foram colocados os novos regentes, Ozias Pereira de Paula e Alysson Kelvim Caetano da Silva, os quais fizeram um bom trabalho, mas no ano de 2020, Alysson por razões particulares deixou a regência. Finalmente, foi indicado o maestro João Batista Amaro, que era o regente do Conjunto Jovem Sinfonia Celeste, para prestar seus serviços no Coral Acordes Celestes. Os maestros Geraldo Ferreira Dias (85) e Joel Franco dos Reis (84), são considerados pelos componentes como regentes de honra, onde são respeitados e amados. A partir de janeiro de 2023, foi indicado o presbítero e maestro Elias Eduardo de Souza pela direção da igreja, para atuar como regente titular. O maestro Elias tem uma grande bagagem musical, com grandes experiências na formação de bandas de música, orquestras e corais. Como assistente, o maestro João Batista Amaro e mais duas regentes auxiliares as irmãs Maria das Graças Souza e Ester Franco dos Reis.
O coral que atualmente conta com cerca de 52 componentes, possui um repertório rico com mais de 150 hinos os quais são apresentados nos cultos oficiais do igreja e eventos especiais.

Passados 61 anos de trajetória, o Acordes Celeste tem grandes motivos para louvar e bendizer ao Senhor pelas bênçãos alcançadas. Viagens, apresentações em igrejas, ginásios cobertos, solenidades cívicas, são algumas das atividades dessas pessoas dedicadas ao ministério do louvor.