15/08/2022

Evangelista assume o comando do 14º BPM

Em uma solenidade bastante prestigiada, o Tenente-Coronel PM Erbert Evangelista Amâncio de Souza assumiu o Comando do 14º Batalhão de Polícia Militar, com sede em Ipatinga.

Em uma solenidade bastante prestigiada, o Tenente-Coronel PM Erbert Evangelista Amâncio de Souza assumiu o Comando do 14º Batalhão de Polícia Militar, com sede em Ipatinga. O evento ocorreu no dia 02 de agosto na sede do Batalhão e foi presidida pelo comandante da 12ª Região da Polícia Militar, Coronel PM Juliano Fábio Lemos Dias. O Tenente-Coronel PM Warley Geraldo Silva estava no comando do Batalhão há quase dois anos e, após cumprir seu tempo de serviço na ativa da Corporação, foi transferido para reserva (aposentadoria).
Autoridades militares, civis, religiosas e políticas compareceram na solenidade. Na oportunidade, o Pastor Antônio Rosa da Silva, Presidente de Honra da Assembleia de Deus Ministério de Coronel Fabriciano e Ipatinga, presenteou o novo comandante com uma Bíblia e um exemplar de seu livro Rosas e Espinhos. O Pastor José Marins de Calais Júnior fez uma oração rogando a Deus pela vida dos comandantes substituto e substituído.

“Hoje, pela graça de Deus, o criador do universo, assumo o comando do 14º Batalhão, unidade tradicional e que possui um papel de protagonismo da Polícia Militar de Minas Gerais no Vale do Aço”, disse o novo comandante.

Em seu discurso, o Ten-Cel Erbert disse estar apto para atender aos anseios da população, pois conhece bem a região e fez alusão a uma passagem bíblica do livro de Jeremias “Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais.” (29:11)
O comandante agradeceu a Deus por estar guiando seus passos. “Sem a Sua graça não seria possível eu estar alcançando o sucesso na vida espiritual, familiar e profissional”, afirmou.
O Ten-Cel Erbert será o 26º comandante do 14º Batalhão e o primeiro obreiro assembleia a assumir essa destacada função.


Trajetória profissional.


O Tenente-Coronel PM Erbert Evangelista Amâncio de Souza, é natural da cidade de Manhuaçu/MG, onde nasceu em 17 de dezembro de 1972. É filho de Manoel Maximiano de Souza e Marília Amâncio de Souza.
Ingressou na PMMG no Curso de Formação de Oficiais em 31/01/95, na Academia da Polícia Militar, situada em Belo Horizonte, como Cadete. Após quatro anos de intenso estudo formou-se Aspirante a Oficial, em 23/10/98, tendo sido designado para trabalhar no 14º BPM.
Foi promovido a 2º Tenente em 09/06/1999, a 1º Tenente em 09/06/2001, a Capitão em 09/06/2006, a Major em 25/12/2013 e a Ten-Cel em 25/12/2017. Ressalta-se que todas as promoções desse Oficial ocorreram pelo critério de merecimento. Na sua brilhante trajetória profissional o Ten-Cel Erbert foi agraciado com a Medalha Alferes Tiradentes (maior comenda da PMMG); Medalha de Mérito Profissional; Medalha de Mérito Militar, grau prata e Medalha de Mérito Militar, grau bronze. “E o Senhor te porá por cabeça, e não por cauda; e só estarás em cima, e não debaixo, se obedeceres aos mandamentos do Senhor teu Deus, que hoje te ordeno, para os guardar e cumprir.” (Dt 28.13).
Amante do conhecimento, o Ten-Cel Erbert é graduado em Ciências Militares, Bacharel em Direito e em Teologia. Também possui pós-graduação em Gestão Ambiental, Ciências Jurídicas e, na área da segurança pública, o Curso de Especialização em Segurança Pública (CESP) e o Curso de Gestão Estratégica de Segurança Pública (CEGESP).
Trajetória cristã e ministerial.
No ano de 1988 o jovem Erbert deixou a sua terra natal e veio para a cidade de Ipatinga para estudar, passando a residir com seus tios Genésio e Mariza, membros da igreja Assembleia de Deus no bairro Iguaçu. Acompanhando seus tios, passou a fazer visitas à igreja e, em uma dessas visitas, quebrantado pelo poder da Palavra e do Espírito Santo que falou em seu coração, aceitou a Jesus como seu único e suficiente Salvador no dia 02/03/1988, em um culto ao ar livre, no Game/Iguaçu. Poucos meses depois, avivado pela chama pentecostal, foi batizado no Espírito Santo, em 04/09/1988, antes mesmo do seu batismo nas águas, que ocorreu uma semana depois, em 11/09/1988, na igreja do templo Central, em Ipatinga.

Após a sua conversão, mesmo antes de ter sido consagrado a obreiro, o jovem Erbert atuou como Professor e Superintendente da EBD (Escola Bíblica Dominical), Coordenador do Conjunto de Casais, Coordenador e Professor da (Escola de Educação Teológica das Assembleias de Deus (EETAD). “Ainda na minha juventude, recebi várias palavras proféticas acerca da minha chamada para o ministério. Eu as recebia e me mantinha na posição de servo e aguardando o tempo determinado por Deus para que se cumprisse a vontade do Senhor em minha vida”, disse o Evangelista Erbert.

Desde a sua chegada em Ipatinga congregou na Igreja Assembleia de Deus do Bairro Iguaçu, onde conheceu sua esposa Lucineia Benigno de Souza, com quem casou-se em 17/03/2001. As cerimônias de noivado e casamento foram realizadas pelo Pastor Júnior, à época Evangelista e Pastor Regional, naquele bairro. Desse matrimônio nasceu a Emilly e o Lucas.

Esperando no Senhor o cumprimento da palavra profética recebida há anos, em 18/12/2015, iniciou-se o seu cumprimento na vida ministerial desse servo de Jesus quando ele foi consagrado a Diácono, a Presbítero em 16/10/2016 e a Evangelista em 17/07/2019. “Não se assuste, as coisas acontecerão de forma rapta para você porque Deus tem pressa na sua vida”. Essa foi a mensagem que ele recebeu de Deus, no ano de 2016, em um culto festivo na igreja Regional do Iguaçu, por um pregador que participava do evento. Realmente, as coisas começaram a acontecer de forma muito rapta, conforme a vontade de Deus, relatou o Evangelista Erbert. De igual modo, o seu ingresso no ministério pastoral não foi diferente e aconteceu muito rápido. Em janeiro de 2018 recebeu o convite para pastorear a igreja do Game/Iguaçu. Segundo o Evangelista Erbert, antes de dar uma resposta, ele começou a orar e, durante o período de oração, ele ouviu a inconfundível voz de Deus confirmando o seu chamado. Assim, com fé indubitável, assumiu a nobre missão para ser o pastor desse rebanho de Cristo em 25/02/2018. À frente dessa igreja, o Evangelista Erbert, direcionado por Deus e, com a grande colaboração dos irmãos, iniciou a construção do novo templo em dezembro de 2018, com a demolição do templo antigo. A obra principal foi concluída e inaugurada em 01/08/2021. A segunda fase da construção para atender o Departamento da Escola Bíblica Dominical, no segundo andar, contendo 09 salas de aula, banheiros, cozinha e um amplo refeitório, ainda se encontra em fase de conclusão.

Infere-se dessa trajetória profissional e ministerial de sucesso do Evangelista e Ten-Cel Erbert que Deus tem cumprido a Sua palavra de forma poderosa na vida dele. Oração, trabalho, perseverança, ação, fé e obediência ao Senhor são marcas visíveis na sua atuação como policial militar e dispenseiro do Senhor Jesus.

Pr. Antônio Rosa entregando uma Bíbla e um livro ao nosso comandante

Ten-Cel Erbert recebendo oração do Pr. Presidente José Martins de Calais Júnior


Tenente Cel. Erbert, esposa Lucineia e os filhos Emilly e Lucas

Pr. Antônio Rosa, Ten-Cel Warley, Prefeito Gustavo Nunes, Ten-Cel Erbert e Pr. Júnior Calais