03/04/2017

GRATIDÃO, VIRTUDE EM EXTINÇÃO

Sebastiana Aparecida de Nardi


Ser grato deveria ser a prática de toda pessoa que recebe alguma coisa. “Que é que tens, que não tenhas recebido? Pode se tratar de um “benefício físico” ou espiritual. Nem toda vez que alguém pronuncia a expressão “Graças a Deus”, está realmente recordando de “coisas” que recebeu de Deus. No linguajar cristão, estão presentes, os jargões que emitimos por costume e se tornaram em hábitos, independente das circunstâncias ou simplesmente porque o apóstolo Paulo em seu profundo conhecimento nos recomendou: “Em tudo dai graças”.

Davi foi grato a Jônatas, o filho mais velho de Saul, abençoando sua descendência através de Mefibosete.

Quando pensamos em pessoas que fizeram e fazem a diferença em nossas vidas, nem sempre expressamos ou praticamos ações que demostrem a nossa gratidão. Infelizmente a maioria de nós, é ingrata e nem se lembra de que tudo o que temos e somos está ligado a Deus, em primeiro plano e às pessoas que nos proporcionam oportunidades. Enquanto escrevo este artigo, quero ser grata a duas pessoas que estão permitindo-me expressar o que vai na minha alma. Muitos pais reclamam, e com razão, da ingratidão dos filhos...

Pensando em vida física, e em certo sentido espiritual, devemos sempre a gratidão aos nossos pais, que com a permissão de Deus nos transmitiram a vida. Espiritualmente, sejamos gratos aos nossos líderes eclesiásticos e irmãos de verdade, que nos apoiam e nos ajudam a descobrir quem somos, para onde queremos ir, enfim, o que Deus quer que façamos. Devemos gratidão à família e às pessoas que tocaram e tocam as nossas vidas.

Continuando minha fala sobre o apóstolo Paulo, posso dizer que ele é o grande exemplo bíblico de gratidão. Em suas cartas, encontramos expressões como, “Graças ao meu Deus, por vós...”; “Dou graças ao meu Deus todas as vezes que me lembro de vós, por vossa cooperação, no evangelho”. Os filipenses haviam cooperado muito com Paulo... Paulo os retia em seu coração... Eles haviam participado das suas “prisões”. Ele sentia em relação a eles, saudades em entranhável afeição de Jesus Cristo. Estavam ligados pelo amor ágape.

Paulo estava na prisão por causa do evangelho, mas lembrando-se de ser grato, desejou que o amor aumentasse aos filipenses juntamente com a ciência e todo o conhecimento. Ele lhes desejou “coisas excelentes”, e sinceridade e que eles se mantivessem sem escândalos até o dia de Cristo. Quantos escândalos temos visto em nossos dias! Infelizmente, o pecado está sendo tratado por alguns, como algo normal na vida cristã.

Que as orações de Paulo nos alcancem. Que pelo menos sejamos gratos por seus escritos. Mesmo preso, além de ser grato, Paulo recomenda aos filipenses, por dezesseis vezes em sua carta: Alegrai-vos. A gratidão faz nascer a alegria no coração de quem agradece e no coração do outro.

Gratidão a quem nos faz o bem, pode até passar despercebida, mas o mais difícil é expressar gratidão por algum mal que sofremos, mas todas as coisas cooperam para o bem daqueles que foram chamados, segundo o decreto de Deus.

Em Filipenses 4.13, está registrado: Tudo posso naquele que me fortalece. “Sei estar abatido e sei também ter abundância; em toda a maneira e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura como a ter fome, tanto a ter abundância, como padecer necessidade”.

Paulo foi grato aos filipenses, citando que quando estava em Tessalônica, eles haviam algumas vezes, enviado a ele, tudo o que ele necessitava, mesmo ali na prisão.

Assim a sua carta aos Filipenses é encerrada. Ele havia recebido os presentes, que foram levados por seu companheiro e amigo Epafrodito, cheiro suave e sacrifício agradável e aprazível a Deus. Paulo ora, grato aos Filipenses desejando que a graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com todos eles.

A quem você quer ser grato hoje? Faça da gratidão, uma virtude em sua vida.

Sebastiana Aparecida de Nardi é membro da Assembleia de Deus - Ministério de Coronel Fabriciano e Ipatinga - Minas Gerais. É Bacharel em Teologia, Pedagoga e Psicopedagoga. Contatos: (31)3822-2471