23/11/2016

ENFERMIDADE DA ALMA

Pr. Sebastião de Souza Sampaio

Rose Caetano


Pr. Sebastião de Souza Sampaio

Porque estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei. Ele é a salvação da minha face e o meu Deus. Sl 42.11.

Compartilho com muito carinho aos leitores deste conceituado site o meu ponto de vista sobre um mal que acompanha o homem desde os tempos remotos. Observamos que nos últimos tempos tem sido mais acentuada nesta sociedade moderna e de alguma maneira tem atingido a igreja de Cristo que é composta por seres humanos, e por isto não estamos isentos de sofrer com a enfermidade na alma.

O homem é um ser tricótomo (I Ts 5.23; Hb 4.12), termo que vem de tricotomia, significando aquilo que é dividido, ou seja, o homem é composto de corpo, alma e espírito, o espírito sempre está voltado para as coisas de Deus, a alma expressa o exterior, o corpo é a morada que precisa ser cuidada para termos uma qualidade de vida saudável, tanto física, quanto espiritual.

A depressão e a angústia e todas as doenças psicossomáticas, são consideradas doenças da alma pela medicina moderna e são vários os fatores que contribuem para angustiar uma alma. No caso do salmista Davi, ele estava cercado por tantos problemas, que chegou ao ponto de desejar ter asas como pomba para fugir para o deserto, achando que iria resolver sua situação (Sl 55.6-7), no entanto, logo percebe que nada disso resolveria, poderia trazer mais problemas para sua vida, então ele toma a decisão mais correta (Sl 55.16) – “Mas eu invocarei a Deus, e o Senhor me salvará”.

Pode um cristão sofrer de depressão ou angustiar? São vários os fatores que contribuem para uma enfermidade da alma, tais como: a perda de um ente querido, desemprego, um filho nas drogas, pecado não confessado e várias outras coisas. E o cristão sendo humano pode sofrer desse mal. Temos exemplos bíblicos de homens de Deus que sofreram com doença na alma. Em I Rs 19.4 mostra o profeta Elias tão angustiado que pediu a morte, mas Deus na sua infinita misericórdia salvou sua a vida, e vejam o diferencial na vida do servo de Deus, pois mesmo que passe por problemas que o levem ao fundo do poço, há a proteção divina que não o deixa perecer.
Certa irmã fazia parte do Círculo de Oração da igreja, serva de Deus, mas devido a tantos problemas entrou em depressão e ao consultar com um médico psiquiatra ele fez a seguinte pergunta: “A senhora é evangélica?” Ao afirmar, o profissional perguntou a ela porque haviam tantos evangélicos com quadros de depressão. Ao receber esta palavra do médico ela saiu dali com o propósito de orar mais e ler a bíblia com mais freqüência. A partir de então a enfermidade deixou aquela irmã. A doença da alma existe e não estamos livres dela, só precisamos fazer como Davi, invocar a Deus e o Senhor nos salvará, ele é a salvação da nossa vida. Que Deus vos abençoe.

*Pr. Sebastião de Souza Sampaio é Pastor Regional da AD Bairro Esperança em Ipatinga/MG e 1º Secretario do Conselho de Ética e Doutrina no Ministério da AD Cel. Fabriciano e Ipatinga/MG e é ainda 2º Secretario da Ação Evangélica de Amparo aos Necessitados.