15/12/2016

A BUSCA POR PREGADORES EVANGELISTAS - PROCURANDO AGULHA EM PALHEIRO

Ev. Werleykrey de Souza

Rose Caetano


Ev. Werleykrey de Souza

O tema seria cômico se não fosse um assunto tão sério. A cada dia fica mais difícil encontrar pregadores que tragam em seus seminários mensagens estritamente evangelísticas. Tem se tornado uma verdadeira busca de uma agulha no palheiro. Qual seria a razão ou o porquê de tão poucos pregadores com este objetivo? Seria a esterilidade da igreja, na geração de fervorosos ganhadores de almas? Seria a inversão dos valores do reino, praticada pela igreja dos nossos dias?

Bom, poderíamos ficar aqui usando o recurso das perguntas, para instigar respostas variadas, porém, quero me deter em algumas verdades necessárias para compreender este assunto tão atual.

Levamos conosco, de altar em altar, a busca desenfreada pelo impressionismo. Queremos impressionar a multidão, aspiramos pelos aplausos e pelos comentários nas redes sociais no dia seguinte e quantos “likes” receberemos em nosso vídeo na exposição daquilo que dizemos ser o evangelho, e para isso não nos importamos de onde tiramos as informações, razão esta por que tanto sincretismo nas igrejas, misticismo, cultura judaica, cabala e tantas heresias mascaradas de verdade. Violamos as leis do altar e passamos a entreter a multidão com um espetáculo à parte e adocicamos o paladar dos ouvintes com o “mel” produzido pelo nosso próprio ego.

Certo dia, antes que eu iniciasse a exposição da palavra em um determinado evento, o líder me disse: “Vai lá e vira tudo!”! - É essa a geração que estamos forjando? A geração do vira tudo? Viramos as emoções, fazemos os fiéis virarem verdadeiras marionetes, viramos até os bancos, mas não fazemos revirar a alma do pecador na busca por um sincero arrependimento.

Foram-se os tempos em que as cruzadas evangelísticas eram esmeradamente preparadas com um único objetivo: Conquistar almas para Cristo, com uma mensagem alvissareira! O puro e simples evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo.

Estou convencido de uma coisa, se Cristo assentasse ao nosso lado para nos ouvir pregar nossos sermões evangelísticos, possivelmente ficaria envergonhado, pois “nosso” evangelho, não contém a maioria dos pontos cruciais que Ele próprio enfatizava. Será que sua mensagem era a mesma que estamos pregando hoje?

Cirurgicamente, estamos removendo pontos fundamentais do evangelho, como:
*O SANGUE DE JESUS – pois perdemos completamente o conceito de Jesus como cordeiro pascal. Estaríamos com medo de assustar os pecadores com a mensagem do sangue de Jesus?
*A CRUZ DE CRISTO – Paulo disse: “Porque nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo e este crucificado”. O evangelho bíblico é centralizado em Cristo e o nosso moderno evangelho, sem cruz e centrado no eu, são totalmente opostos um ao outro.

A.W. Tozer disse certa vez sobre a cruz: “Temos que tomar uma atitude com relação à cruz, e só há uma, entre duas opções- Fugir dela ou morrer nela”.

Estamos arrancando dos nossos sermões as verdades sobre os terrores do inferno e a culpa dos pecadores – Sinceramente, não queremos “amedrontar” os pecadores.

Estamos seguindo os eruditos da retórica moderna, e convenientemente apagando as referências à severidade do Deus todo Poderoso, pois perdemos a visão equilibrada de Paulo quando disse “Considerai, pois, a bondade e a severidade de Deus (Romanos 11.22).

O sermão “Pecadores nas mãos de um Deus irado”, de Jonathan Edwards, talvez fosse uma anomalia para “os sacerdotes” da era pós-moderna. O temor de Deus e o juízo final são temas que devem compor o sermonário dos pregadores evangelistas deste presente século.


Certa vez preguei sobre o Juízo Final em uma igreja que pastoreava e fomos envolvidos por uma presença tão forte de Deus no templo, onde pude observar crianças, adolescentes, jovens, homens e mulheres em lágrimas, sentindo o peso da verdade reservada para os ímpios e em um determinado momento a energia faltou na igreja e eu encerrei a mensagem sem o auxílio do microfone onde se ouvia gemidos e renovo espiritual, quando o apelo foi feito pessoas viam a frente com o rosto banhado de lágrimas e dizendo: “Eu preciso aceitar Jesus como meu salvador”!

Evangelho é poder de Deus para salvação de todo que crêem... (Romanos 1.16). Há dezenas de outras coisas acerca desse assunto que poderia vos falar, mas encerro aqui, rogando a Deus que levante evangelistas para este tempo e que Deus tenha misericórdia de nós!

“Se o evangelho que eu anuncio me leva a fugir da cruz este não é o evangelho que o meu Cristo pregaria” (Nele, seu servo, Werleykrey de Souza)

*Werleykrey de Souza é Pastor Regional da Igreja Assembleia de Deus em Santana do Paraíso//MG e membro do Conselho de Relações Públicas da Assembleia de Deus – Ministério de Cel. Fabriciano e Ipatinga/MG