09/06/2021

NA VISÃO MISSIONÁRIA, ONDE VOCÊ ESTÁ?

Pr. Rinaldo Costa Rodrigues

E disse-lhes: Vem, porventura, a candeia para ser posta debaixo do cesto ou debaixo da cama? Não vem, antes, para se colocar no velador? Mc 4.21

PARÁBOLA - um dos recursos que o mestre utilizou para clarear aos homens verdades espirituais. Na bíblia temos várias linguagens: TIPOLOGIA, SIMBOLOGIA, REPRESENTAÇÕES E AS FAMOSAS PARÁBOLAS que são as mensagens expressadas por meio de associação com verdades conhecidas.

CANDEIA – instrumento de iluminação composto por 3 peças básicas:

O bojo – para colocar óleo (pode ser de barro e de alumínio)

Um cordão
– fita torcida chamada de pavio ou um barbante

Um velador ou suporte – para manter a corda presa na vasilha de óleo e não permitir que este caísse.

NA ÉPOCA NÃO HAVIA LÂMPADAS E NEM ENERGIA ELÉTRICA Jesus disse essa parábola, pois naqueles dias era algo muito conhecido e utilizado.

Vamos às aplicações espirituais:

A candeia representa nossa vida, assim como ela era formada de 3 peças, nós somos um ser de corpo, alma e espírito.

Ela servia para iluminar ambientes e nós somos chamados por Jesus de “A luz do mundo” Mt 5.14 Nosso propósito é clarear esse mundo de trevas.

O bojo representa nosso corpo que é o templo do Espírito Santo que é representado pelo óleo (barro e alumínio representa a importância que Deus dá ao nosso serviço a favor do reino)

O cordão representa a nossa alma ou a parte espiritual que nos liga a ação do Espírito Santo e enquanto estamos ligados nele temos essa unção da parte de Deus.

O suporte ou velador representa a igreja como organização que nos mantém para o cumprimento do nosso propósito de vida.

A pergunta é: ONDE VOCÊ ESTÁ?

Jesus iniciou seu ministério, selecionou seus 12 discípulos e começou a instruí-los: “Porque a obra é grande...” Jesus contou- lhes essa parábola para que se posicionassem no seu lugar (nem debaixo do cesto, nem debaixo da cama).

Tem muitos crentes debaixo ou aquém do propósito que Deus estabeleceu.

Estão vivendo aquém de suas responsabilidades com o reino e a proclamação das boas novas de salvação aos perdidos.

Nosso lugar é no velador, ou seja, utilizando a visibilidade que o Senhor deu a igreja na terra para cumprir o nosso chamado e a nossa vocação.

Jesus te salvou, para através de ti salvar a outros; Ele te colocou em local de destaque para você enxergar a situação dos outros.

O mundo está nas trevas por causa do pecado, mas a igreja é luz.

Onde você está? Por baixo ou no lugar de destaque que Deus te chamou pra estar?

Você está sendo influenciado por este mundo ou está o influenciando através do amor de Cristo? Deixa Deus te usar


Pr. Rinaldo Costa Rodrigues é Secretário Executivo da Assembleia de Deus Ministério de Cel. Fabriciano e Ipatinga/MG e Pastor Regional na Assembleia de Deus Bairro Veneza ll- Ipatinga/MG.