17/12/2016

CONFIANDO EM DEUS EM PLENA CRISE FINANCEIRA

Pr. Ozimar Ales Anastácio


Pr. Ozimar Ales Anastácio

“Ordene aos que são ricos no presente mundo que não sejam arrogantes, nem ponham sua esperança na incerteza da riqueza, mas em Deus, que de tudo nos provê ricamente, para a nossa satisfação”
I Timóteo 6.17

Estamos numa crise econômica e não há como negar que 2016, naquilo que eles estão falando ser um ano de “ajustes”, na verdade, é o ano do pagamento de uma fatura dos gastos irresponsáveis que muitos governantes fizeram sem planejamento.

Os juros estão cada vez mais altos; os impostos aumentam e os benefícios diminuem. O resultado disto tudo? Famílias endividadas que vão à busca de crédito e muitos com os seus orçamentos apertados, não conseguem arcar com os custos e acabam entrando no “ciclo suicida” que os bancos usam para escravizar os seus tomadores; juros sobre juros e amortizar a dívida que é bom, nada!

Onde você tem colocado a sua esperança? Vou além! Não somente na escassez, mas na FARTURA, onde você tem colocado a sua confiança? Paulo nos exorta severamente a não colocarmos nossa esperança na “incerteza das riquezas”, conforme mencionado no versículo acima.

Jesus nunca nos advertiu acerca dos perigos da “pobreza”, mas Ele sempre falou a respeito dos perigos da riqueza. O dinheiro não é neutro. O Senhor disse que o dinheiro é um “deus” (Mt 6.24). Como se diz na gíria do mercado financeiro, “o dinheiro não leva desaforo”, pois “as riquezas desaparecem assim que você as contempla; elas criam asas e voam como águias pelo céu” (Pv. 23.5). O dinheiro é um ótimo servo, mas ele nunca será um bom patrão”.

“Quem ama o dinheiro jamais terá o suficiente; quem ama as riquezas jamais ficará satisfeito com os seus rendimentos” (Ec 5.10). O medo de perder nos impulsiona a buscar por mais; o resultado disto é inquietação, ansiedade e perturbação para si e para com os de sua volta, como está escrito: “Sim, cada um vai e volta como a sombra. Em vão se agita, amontoando riqueza sem saber quem ficará com ela.” (Sl 39.6).

Nossos medos e incertezas em tempos de crise provêm da capacidade que achamos ter, fruto da comparação que fazemos com aquele que está, ou acima, ou abaixo do nosso padrão. Confiamos em nosso talento, entretanto, chega uma hora que as nossas forças se esvai. Como nos achamos “autossuficientes” e com a constatação que de fato não somos aquilo que pensávamos ser, logo, então, o medo do fracasso bate em nossa porta; você vira um refém da situação.

Devemos colocar nossa esperança unicamente em Deus. E vamos orar para que 2017 seja um ano de bênçãos para todos nós.

*OZIMAR ALES ANASTÁCIO é Pastor Regional na AD Bairro Esperança, em Ipatinga (MG). É graduado em Ciências Contábeis e pós-graduado em Perícia Contábil e Consultoria. Mestre em Economia de Empresas e Professor Universitário, além de Consultor Contábil da Assembleia de Deus - Ministério de Coronel Fabriciano e Ipatinga, em Minas Gerais.