22/03/2021

NÃO PERDENDO O FOCO NA EVANGELIZAÇÃO

Pr. Jeferson Alves de Freitas


Pr. Jeferson Alves de Freitas
“Se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois sobre mim pesa essa obrigação; porque ai de mim se não pregar o Evangelho” (1 Coríntios 9:16)

Foco é a nossa capacidade de manter a atenção em algo, e, para isso, abster-se das distrações e exercitar o nosso autocontrole. Neste caso, nosso alvo, meta, objetivo deve ser usar nossa capacidade e atenção especial na proclamação do evangelho, visto que existem várias distrações para fazer-nos perder o foco da evangelização.

O versículo acima mencionado expressa o sentimento de Paulo em relação a sua missão, como servo e apóstolo enviado de Deus, para alcançar as pessoas para Cristo: Ele afirma: “Tudo faço por causa do evangelho, com o fim de me tornar cooperador com
ele.”
(v.23).

O foco do apóstolo Paulo não baseava em popularidade, reconhecimento ou ainda como “um
pop star evangélico;” sua motivação vinha de uma fé genuína em pregar a Cristo, consciência e convicção do seu chamado. Por isso, ele se tornou conhecido como o maior missionário na história do cristianismo.

Foco na evangelização significa: a notícia que Jesus morreu para nos remir e salvar, o caminho que traz o homem de volta a Deus. Evangelizar é um ato de obediência e amor a Deus:
“Ide, portanto, fazei discípulos de todas as ações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.” (Mateus 28:19-20)

“E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura.” (Marcos16:15)

Salvação das almas perdidas:
O Senhor não demora em cumprir a sua promessa, como julgam alguns. Pelo contrário, ele é paciente com vocês, não querendo que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento. 2 Pedro 3:9 Oferecer-lhes a oportunidade para saírem do reino das trevas para o reino da luz em Cristo, pois Ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado, Colossenses 1:13 O Senhor nos ordenou pregar o Evangelho, pois Ele quer que a sua mensagem atinja:

A toda a criatura: - “... Ide por todo o mundo, e pregai o Evangelho a toda criatura” (Marcos 16:15);

A todas as nações: - “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” (Mateus 28:19);

A todo o mundo: - “... Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho...” (Marcos 16:15);

A todas as aldeias: - “E percorria Jesus todas as cidades e aldeias, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reino, e curando toda sorte de doenças e enfermidades.” (Mateus 9:35);

Em todo lugar: - “Mas Deus, não levando em conta os tempos da ignorância, manda agora que todos os homens em todo lugar se arrependam” (Atos17: 30).

Foco na evangelização não significa que o crente deve pregar a palavra, constrangido ou forçado; e sim, por tratar de uma testemunha do Senhor Jesus - “Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra”“Eles, pois, saindo, pregaram por toda parte, cooperando com eles o Senhor, e confirmando a palavra com os sinais que os acompanhavam.” (Marcos 16:20) - neste ministério de ganhar almas para o seu Reino.

Resultados do nosso foco: Vidas salvas e novos membros para a igreja. O resultado pode não ser imediato. O importante é que a Palavra foi anunciada. O tempo irá dizer quais foram os resultados. “Os que com lágrimas semeiam, com júbilo ceifarão. Quem sai andando e chorando, enquanto semeia, voltará com júbilo, trazendo os seus feixes.” Salmos 126.6

Que privilégio glorioso é pregar a Palavra, pois fomos escolhidos por Deus para este trabalho!
Finalmente, o que o Senhor fez na nossa vida é motivo de muita gratidão.

Quando nos lembramos da nossa situação pecaminosa, sem Deus, sem paz, dominados pelo
pecado, e do triste fim que nos estava reservado na eternidade, isto é razão para empregarmos todos os nossos esforços, a fim de levarmos outras pessoas a Jesus. Portanto, evangelizar é um ato de obediência e amor a Deus e à sua Palavra.

Esperamos que esta verdade se torne viva e eficaz na vida diária de todos aqueles que confessam a Cristo como Senhor e Salvador.

Vale lembrar João 9:4: “Importa que façamos as obras daquele que nos enviou, enquanto é dia; vem a noite, quando ninguém pode trabalhar.”


Pr. Jeferson Alves de Freitas é Membro da Diretoria da Missão Boas Novas e Pastor Regional da Assembleia de Deus no Bairro Bom Retiro Ipatinga