30/03/2017

ANIVERSÁRIO DE 86 ANOS DA PIONEIRA DO EVANGELHO ESMERALDA DUTRA

Culto de Ação de Graças aconteceu na AD Templo Regional em Cachoeira Escura, com a presença de toda a igreja e familiares da pioneira

Foto: Rose Caetano

A pioneira assembleiana em Cachoeira Escura, irmã Esmeralda Dutra com o Pr. Vicente Chaves de Souza e sua esposa Cleonícia Silveira


POR: Sidney de Souza Caetano – Assessoria de Comunicação
FOTOS: Rose Caetano

Uma grande festa na AD Regional Cachoeira Escura, marcou o aniversário de 86 anos de vida da pioneira do evangelho, irmã Esmeralda Dutra. Popularmente conhecida como irmã Meralda, Esmeralda Dutra Teixeira, nascida em Medina (MG) em 1931, era moça prendada e de extrema beleza quando casou-se com Francisco José Teixeira em 1948 e com ele veio para Cachoeira Escura na década de 60, onde começou a atuar como professora primária na rede pública de ensino e seu esposo como marceneiro, numa oficina que montara em sua casa. Em 1969 veio a se converter ao Evangelho do Senhor Jesus Cristo, algum tempo depois da sincera conversão de seu esposo, tornando-se valorosa crente e extremamente zelosa e atuante na obra do Senhor.

Assim, ainda na “igrejinha” na beirada da linha férrea e às margens do Rio Doce no pequeno distrito de Cachoeira Escura, irmã Meralda iniciou seu trabalho em prol da obra de Cristo, fundando o Círculo de Oração Unidas pela Fé, em março de 1970, que iniciou com apenas 4 servas. Durante 25 anos o Círculo de Oração Unidas pela Fé ficou sob sua responsabilidade como coordenadora e quando passou para outra coordenadora para dar continuidade do trabalho, no rol constava 119 irmãs inscritas.

Durante todo o período em que lecionou na escola local, aproveitou para falar do amor do Senhor e ser testemunha de Cristo para suas colegas do magistério e seus alunos, sendo hoje, muitos daqueles alunos, obreiros e servas do Senhor, membros da igreja, como por exemplo os evangelistas Paulo José de Barros e José Liberato de Souza, dentre muitos outros.

Cooperou em muitos trabalhos e era por natureza e como dom de Deus, uma exímia assistente social, passando ensinamentos bíblicos e conselhos para casais e também moças já prontas para o casamento. Nas horas vagas, bordava, tricotava, fazia artesanatos e ainda bolos confeitados para aniversários e casamentos, atendendo toda a comunidade local.

Posteriormente, na década de 80, após a construção do templo na rua Antônio Geraldo Moura, na área central de Cachoeira Escura, irmã Meralda veio a fundar o Conjunto Coral, do qual foi a regente responsável por 23 anos, e no início contou com o apoio de maestros do Vale do Aço, dentre eles o Pr. Abílio Gonçalves Dias, que era cunhado de seu esposo.

Em todo seu período como crente assembleiana em Cachoeira Escura, viu passar por ali uns 20 pastores na liderança da igreja, como Adriano Emílio de Oliveira (Valinho), Antônio Feliciano Neto, João Fagundes, José Leandro Filho, José Pedro de Almeida, Sebastião Duarte Pinheiro, Raimundo Marcelino Gonçalves, João Rogato do Nascimento, Zaqueu Inocêncio de Farias, Anísio Matias, Viviano Fastor Nunes, José Veridiano, Irany Leandro, Carlos Afonso Calori, Israel Raimundo Alves, João Guarino da Silva, Élcio dos Santos Miranda e Vicente Chaves de Souza.

Agora, aposentada e desfrutando das amizades conquistadas, irmã Meralda completa 86 anos de vida e desses, 48 anos servindo ao Senhor na Assembleia de Deus em Cachoeira Escura.




CONFIRA MUITAS FOTOS DO EVENTO NA GALERIA DE FOTOS

CLIQUE AQUI: