28/01/2017

ACONTECEU A REUNIÃO PARA IMPLANTAÇÃO DO DEPARTAMENTO DE MÚSICA DO MINISTÉRIO

Essa reunião foi um marco histórico na Assembleia de Deus – Ministério de Coronel Fabriciano e Ipatinga – Minas Gerais

Foto: Rose Caetano

Pastor Presidente José Martins de Calais Júnior falou sobre a importância da criação desse departamento de música a um bom número de participantes
Foto: Selfie de Wilkeson Sarkis

Algums dos músicos integrantes da comissão para implantação do departamento de música do Ministério


Um marco histórico na Assembleia de Deus – Ministério de Coronel Fabriciano e Ipatinga – Minas Gerais, foi a reunião que aconteceu no dia 27 de janeiro de 2017 no Templo Central em Ipatinga, com o Pastor Presidente José Martins de Calais Júnior e o Pastor 2º Vice Presidente e Pastor Regional do Templo Central, Raimundo Gilson da Silva, para tratar sobre a implantação do Departamento de Música do Ministério.

A reunião, que foi conduzida pelo Pr. Raimundo Gilson da Silva, contou com a participação de um bom público de músicos membros das igrejas do Ministério, dentre eles os maestros Otoniel dos Santos Cardoso (Major PM QOR), Wilkeson Sarkis Alves, Rui Barbosa Martins (Tenente PM QOR), Pr. José Lopes da Conceição, João Batista Amaro, Jacó Rodrigues Santiago, Joel Franco dos Reis, Marcelo Gomes Franco, Elias Eduardo de Souza, Osmar Nunes do Amaral, Fagner Ferreira de Souza, Ezequias Vieira de Abreu, Eleudes Canedo Lopes, Leonardo Lírio, Jesiel Rodrigues Vieira, Edson Rodrigues Guimarães, Gabriele Lilian Batista Costa Cruz e muitos outros.

Após a oração, o músico Jacó Rodrigues Santiago conduziu o louvor congregacional cantando 2 hinos da Harpa Cristã e em seguida o Pr. Raimundo Gilson da Silva fez a leitura da Palavra no Salmo 95 e fez uma rápida explanação, falando sobre a importância da música no seio da igreja, abordando que na eternidade continuaremos com a música, louvando e adorando a Deus.

Foto: Rose Caetano

Pr. Raimundo Gilson da Silva conduziu a reunião, com sua peculiar sabedoria e serenidade


O maestro Wilkeson Sarkis Alves, seguindo orientação do Pastor Presidente José Martins de Calais Júnior fez a apresentação em Power Point do projeto e das propostas relacionadas a criação do Departamento de Música. Durante a apresentação, muitas sugestões foram apresentadas e sugeridas para inserção no projeto, que deverá ser votado e aprovado em reunião a ser definida para os próximos dias.

Foto: Rose Caetano

Maestro Wilkeson Sarkis Alves fez a apresentação do projeto e suas propostas


“Gostaríamos de agradecer a Deus, pois tem nos dado saúde, inteligência e força para seguir em frente na emancipação do evangelho de Cristo de forma excelente e agradecer ao Pastor Presidente José Martins de Calais Júnior pelo apoio e recepção ao nosso projeto e ao Pr. Raimundo Gilson da Silva, nosso amado vice-presidente, pela mediação nas reuniões e anteprojeto. Também agradecer aos demais pastores que tem contribuído para manter a obra musical acesa nas nossas mais de 300 igrejas que compõem esse Ministério”, enfatizou o maestro Wilkeson Sarkis Alves.

A Assembleia de Deus, Ministério Coronel Fabriciano e Ipatinga – Minas Gerais, fundada em 1948, vem desenvolvendo, desde então, um valoroso trabalho na obra do Senhor Jesus em todo o campo ministerial, principalmente na área musical. É notável o crescimento deste ministério com as obras de valorosos guerreiros que por aqui passaram e deixaram o seu legado em vários setores da igreja e isso não foi diferente na área musical, onde Deus tem realizado uma grande obra entre músicos louvoristas, instrumentistas, arranjistas e conjuntos de diversos agrupamentos da igreja. A obra cresceu com irmãos que hoje já estão na glória celestial, irmãos que louvavam em praças públicas com vozes e diversos instrumentos, com as orquestras “sertanejas” entoavam hinos que tocavam o coração de Deus e levavam a semente do Evangelho. Alguns gravaram os antigos LP`s e posteriormente os CD`s, tudo para um melhor louvor ao Senhor Jesus Cristo. Houve, ao lado do Ministério, a criação de bandas de música, corais, orquestras e outros conjuntos, que hoje, se somados, chegam a mais de 1000 (mil) em todo o Ministério.

O desenvolvimento da obra de Deus cresceu em todos os âmbitos e a prova de tudo é o fruto que se vê hoje com novos obreiros que nasceram e cresceram ao longo da história da igreja. (Mt 7:16-20). Esta “árvore” cresceu até o ponto de exportar “sementes” a outros estados da federação e países. Hoje tem, em todas as mais de 300 igrejas do Ministério, a força do louvor proveniente do poder de Deus e empenho de todos os irmãos.

Com tamanho crescimento, tornou-se necessário a organização administrativa desse setor musical, pois esse crescimento da Assembleia de Deus é fato, graças a Deus; e para tal é necessário a criação de um Departamento de Música Ministerial, o qual será um instrumento
organizacional, composto de ferramentas de gestão como um software específico, para tratamento de dados e expor a estrutura, afim de compor uma referência, para orientar a diretoria geral da igreja, de como lidar com as questões musicais no campo de sua atuação.

Este setor comungará a visão do ministério da igreja, com vistas a integrar e solidificar um forte laço entre as congregações regionais na área musical, considerando a flagrante deficiência ora existente neste aspecto. Atualmente há um elenco de músicos e maestros com forte poder de realização, porém, sofre com a fragmentação deste convívio e inexistência ou descontinuidade de ações em conjunto e integradas.

Para constituir uma visão estratégica para esta integração, demanda a formalização de uma comissão central que fomente a mesma visão e diretriz às igrejas regionais e estabeleça uma visão uníssona da igreja, quanto à música na evangelização e demais atenções da igreja.

O objetivo geral desse Departamento de Música é promover a união do ministério musical da igreja de forma a viabilizar a ação integrada com a visão da Assembleia de Deus, com vistas à proporcionar uma melhor qualidade à ambientação lúdica por meio da música, com vistas à evangelização e discipulado. Também envolver toda a diretoria e corpo eclesiástico à compreensão da importância musical e operacionalizar esta difusão e incremento.
a) otimizar o processo de educação musical nas igrejas;
b) capacitar tecnicamente todos envolvidos com música;
c) Enlevo espiritual, além da parte técnica, voltado aos músicos (regentes, maestros, instrumentistas, coristas, estudantes de música, etc );
d) Implantar uma agenda de eventos geral do ministério, para prover a excelência nas apresentações e para evitar choques com eventos regionais e locais para possibilitar a integração de todas as igrejas regionais com os templos sedes em Ipatinga e em Coronel Fabriciano (ex: Umadipa, Umadcelf, festas de círculo de oração, jovens, crianças, adolescentes, missões, congressos, seminários, simpósios, workshop`s musicais, festivais de música);
e) organizar a liturgia musical da igreja nos cultos e cerimoniais em eventos;
f) Promoção de Workshop's para reciclagem de músicos, maestros, coristas, sonoplastas;
g) Organizar projeto de revitalização e criação de corais nas igrejas;
h) Prover logística e planejamento para o discipulado bem como evangelização de crianças e adolescentes nas regionais e por consequência, nas respectivas filiais através do ensino da música com estímulo à educação musical consignada à reeducação de caráter e crescimento espiritual na palavra de Deus;
i) Organizar e interferir positivamente na sonorização da igreja com necessário ponto de apoio e cumplicidade com sonoplastas para o brilho para as execuções musicais, bem como à pregação da palavra de Deus.
j) Criar vínculo de fomento e interface de apoio à formação de grupos teatrais na igreja, e suporte musical na evangelização cênica entre jovens e adolescentes com vista a difundir a prática de cantatas, peças em ocasiões como Natal, evangelização em praças, escolas, parques, teatros, etc.

Alguns projetos:
Curso de capacitação de maestros:
* Harmonia Básica
* Regência
* Arranjo Básico
* Liderança Motivacional

Eventos:
* Cantatas a campo
* Congresso de Louvor e Adoração (Melodiar)
* Reformulação da Umadipa, Umadcelf, Umadvaço
* Criação de congresso e grande coral
* Encontro de bandas de música

Educação Musical:
* Musicalização Infantil 04 a 07
* Academia de Música 08 a 17
* Técnica vocal

Logística:
*Computador;
*Impressora;
*Demais equipamentos;
*Banco de partituras;
*Papelaria em geral.

O Pastor Presidente José Martins de Calais Júnior, em sua explanação, disse que está extremamente satisfeito com o envolvimento dos músicos nesse processo de implantação do Departamento de Música. Falou ainda sobre a importância e necessidade da formação de outros maestros, abordando sobre o tamanho do campo ministerial, inclusive colocando-se à disposição para discutir o assunto em reuniões ministeriais.

“Nós sabemos que a história da Assembleia de Deus está muito ligada a música e voltamos aos tempos das orquestras sertanejas, que até hoje fazem um maravilhoso trabalho nas igrejas. Temos também as bandas de música, que ao longo dos anos foram ferramentas indispensáveis na evangelização. Também os corais e os conjuntos, uma tradição assembleiana e muitas almas se renderam aos pés de Cristo através dos louvores entoados. Com a criação desse departamento de música, grandes melhorias na questão da música na igreja vão surgir e nisso tudo o nome do nosso Deus será glorificado, como já tem sido”, finalizou o Pr. José Martins de Calais Júnior.

Foto: Rose Caetano

Pastor Presidente ficou extremamente satisfeito com a participação de um bom número de maestros nessa reunião



*Contribuíram na elaboração desse Plano de Ação para criação do Departamento de Música Ministerial, os maestros Edson Rodrigues Guimarães (Edinho) e Wilkeson Sarkis Alves.