08/07/2022

COMEMORAÇÕES ASSEMBLEIA DE DEUS

Os meses de Junho e Julhos são recheados de comemorações da Assembleia de Deus nos Brasil e no Vale do Aço

74 ANOS DA ASSEMBLEIA DE DEUS NO VALE DO AÇO

74 Anos da Assembleia de Deus no Vale do Aço


Em 08 de julho de 1948, a Assembleia de Deus Ministério de Coronel Fabriciano e Ipatinga foi fundada oficialmente pelo Pr. José Alves Pimentel, por determinação do Ministério da AD de Belo Horizonte.

Poucos dias depois foi enviado a pastorear a igreja recém-fundada o Pr. José Gonçalves de Oliveira. Sob a direção deste pastor foi construído e inaugurado o primeiro Templo da Assembleia de Deus do Vale do Aço, situado à Rua Albert Scharlet, 213, em Coronel Fabriciano.

A segunda igreja inaugurada foi em Brejaúba, distrito de Mesquita, cumprindo desta forma a determinação do pastor Pimentel, que disse que a Igreja nunca poderia se esquecer do interior: “inaugurar uma igreja na cidade e outro no interior, assim deve ser pra sempre”.

Na década de 60, o trabalho estendeu por toda a região do Vale do Aço.

Depois do falecimento do Pr. José Alves Pimentel, novos horizontes se abriram para a igreja do Vale do Aço, sendo que houve um desmembramento do campo, e Timóteo passou a ser presidida pelo pastor Adão Alves e Ipatinga e Fabriciano ficou sob a direção do pastor Antônio Rosa da Silva.

Em 2016, o pastor Antônio Rosa decidiu se jubilar, e desde então a presidência da igreja está nas mãos do pastor José Martins de Calais Júnior. Deus tem aprovado o seu trabalho, e hoje temos um grande patrimônio espiritual com mais de 30 mil membros e cerca de 300 congregações em todo o Campo de Coronel Fabriciano e Ipatinga, que abrange 12 municípios mineiros.

111 ANOS DA ASSEMBLEIA DE DEUS NO BRASIL

Em 18 de junho de 1911 foi fundada a Missão de Fé Apostólica, que mais tarde, em 1918, ficou conhecida como Assembleia de Deus. Um ministério pequeno que estava sendo plantado e regado com muito cuidado pelos missionários suecos Gunnar Vingren e Daniel Berg.

A dupla chegou à Belém, capital do estado do Pará, em 19 de novembro de 1910 trazendo consigo um chamado para impactar o Brasil com a doutrina do Espírito Santo.

Vindos dos Estados Unidos, os missionários já estavam envolvidos com as manifestações do Espírito Santo, uma doutrina que não era bem aceita na denominação que eles frequentavam, no caso, a Igreja Batista norte-americana.

Por aqui essa questão também trouxe divisão e, em um primeiro momento, o grupo se desligou da Igreja Batista e adotaram o nome de Missão de Fé Apostólica.

Só em 1918 é que o nome Assembleia de Deus foi oficializado por sugestão do missionário Gunnar Vingren.

Assim, aquele ministério que se iniciou com dois missionários cheios do poder de Deus se transformou hoje na maior denominação evangélica do Brasil.

*Fotos: Gunnar Vingren e Daniel Berg - Missionários suecos que vieram ao Brasil em 1910 e Segundo Templo da Assembleia de deus em Belém do Pará – ARQUIVO AD BELÉM

100 ANOS DA HARPA CRISTÃ

A Harpa Cristã, hinário utilizado pelas Assembleias de Deus no Brasil, completa 100 anos.

A primeira Harpa Cristã foi lançada em Recife, no ano de 1922. O trabalho editorial foi conduzido pelo Pastor Adriano Nobre. Com tiragem de mil exemplares, e 300 canções, a obra foi compartilhada Brasil afora pelo missionário sueco Samuel Nyström. Em 1932, foi lançada uma versão com 400 hinos.

Ao longo dos anos esse hinário recebeu várias atualizações. Entre vários autores, podemos citar a esposa de um dos fundadores da Assembleia de Deus no Brasil, Frida Vingren, autora de mais de 20 hinos da Harpa.

O lançamento da Harpa Cristã ampliada, em 1999, com 640 hinos, foi um marco para a hinódia pentecostal da congregação. Outras igrejas cristãs, incluindo as neopentecostais, utilizam hinos da Harpa durante seus louvores e adoração. Independente de qual doutrina é seguida, o papel desse hinário continua sendo o de impulsionar a evangelização dos ensinamentos de Jesus Cristo. Afinal de contas, a música une o que muitas coisas por aí separam.