03/05/2022

Pr. Antônio Rosa da Silva esposa Luzia Ramos

Uma história de dedicação e compromisso com o reino de Deus


Pr. Antônio Rosa e esposa Luzia Ramos
Nesta Edição, a nossa entrevista foi com o pastor Antônio Rosa da Silva, presidente de Honra da Igreja Assembleia de Deus Ministério de Coronel Fabriciano e Ipatinga/MG. Este mês ele completa 85 anos de idade, 70 anos de vida cristã, 60 anos de matrimônio e 60 anos de ministério. É impossível falar da vida do pastor Antônio Rosa da Silva sem sentir um misto de alegria e contentamento, ao perceber que, durante toda sua trajetória eclesiástica, Deus sempre se fez presente em sua vida nos mínimos detalhes. Esse cuidado especial de Deus para com o pastor Antônio Rosa é devido ele sempre ter buscado conduzir sua vida com honra e dignidade, enaltecendo o nome do Senhor, sendo um verdadeiro exemplo e um referencial de cristão para as futuras gerações. Em entrevista à Revista Boas Novas ele relatou que, como presidente de Honra, tem participado dos eventos e cultos nas igrejas do ministério.

1. Nesses 60 anos de Ministério, fale um pouco de sua chamada e o que marcou o senhor nessa trajetória.

É muito difícil falar pouco! Quando minha mãe, de saudosa memória, foi colocar a mamadeira
na minha boca, ela forçou e a minha língua despregou um pouco. (Não pode rir, é verdade!)
Por isso hoje, Cristo pregou a minha língua e Ele disse: “fale e não te cale”, “prega a todos”, “sede minha testemunha”. Pela graça de Deus o pouco que aprendi, me esforcei para tratar bem a todas as pessoas. Amo e prezo aos domésticos da fé e a todos em geral e isto eu agradeço a Deus, que nunca me deixou sozinho e até aqui me ajudou.

2. Como fundador da Missão Boas Novas como se sente vendo tantos missionários enviados e vários países sendo alçando pelo evangelho através desse departamento?

Era o meu grande desejo investir na obra missionária. Mas Deus fez muito além da minha
expectativa. Que Deus continue abençoando o presidente do ministério, pastor Júnior Calais
e o diretor desse departamento, pastor Waldir Gonçalves, bem como a todos os que amam a
obra missionária e não tem deixado essa chama apagar, pois missão está no coração de Deus e nos nossos corações. Portanto, devemos evangelizar a tempo e fora de tempo.

3. O senhor trouxe para Ipatinga a Escola de Educação Teológica das Assembleias de Deus (EETAD), Núcleo 325 e que hoje possui 33 Subnúcleos espalhados na região do Vale do Aço e em cidades circunvizinhas que abrigam igrejas do ministério. Como o senhor vê este crescimento?

Bem, vejo esse crescimento com bons olhos e me orgulho de ter contribuído para isso.
Quando iniciei minha carreira no ministério, os primeiros cursos teológicos que fi z foi de forma
velada, porque meu pastor presidente, na época, não permitia, já que ele achava desnecessário. No entanto, com muita calma e sabedoria, me matriculei na Escola Bíblica Beriana, situada na cidade do Rio de Janeiro, em 1975 e consegui concluir os cursos de Teologia Pastoral e Teologia Sistemática, com o pastor Nels Lawrence Olson. Ambos os cursos tiveram a duração de 03 meses e, quando chegaram os certificados, eu os apresentei ao meu presidente, pastor José Alves Pimentel. Ele achou muito bom e interessante e até me perguntou como eu havia feito aqueles cursos. Receoso, contei para ele e ao final fiquei surpreso quando o pastor Pimentel me disse: “Será que dá para eu fazer também esses cursos?” Devido a problemas de saúde, não deu para o pastor Pimentel estudar, no entanto, ele já estava bem conformado com a necessidade do obreiro realizar cursos teológicos.
Deus muda as coisas, é só ter calma e esperar Nele. Depois que eu assumi a presidência do campo, com a morte do pastor José Pimentel, conversei com os ministros da igreja sobre a necessidade de se melhorar o nosso conhecimento da Palavra de Deus, tendo todos concordado em que fosse pedido ao pastor Anselmo Silvestre, que à época presidia a Convenção Estadual dos Ministros das Igrejas Evangélicas Assembleias de Deus no Estado
de Minas Gerais (COMADEMG), para nos atender com a extensão da Escola Teológica Permanente Sião, que funcionava na cidade mineira de Governador Valadares. O pedido foi atendido e os ministros do nosso ministério foram matriculados nessa escola, tendo nós estudado por 4 anos.
Posteriormente, em conhecimento com o pastor Bernhard Johnson, presidente da EETAD, com sede na cidade de Campinas/SP, trouxemos um núcleo para Ipatinga, que foi o Núcleo 325. Então nosso sonho se tornou realidade e esse crescimento da EETAD e a união dos obreiros junto ao ministério é coisa maravilhosa aos olhos de Deus e aos nossos também. A Ele glória e honra para todo sempre.

4. O Senhor está jubilado mas não parou suas atividades pastorais, que bem faz isso ao
senhor?


Eu jubilei porque existe essa liberdade agora, mas antes não se falava em pastor jubilar. Esse assunto foi falado a pouco tempo nas convenções. Se falasse em jubilação com o pastor Pimentel na época em que ele era o presidente do campo, ele mandava caçar serviço e trabalhar fora do ministério. Hoje está tudo mudado. Eu jubilei da atividade ministerial mas, do trabalho de ganhar almas para Jesus, não. Ainda continuo ativo e trabalhando enquanto é dia, a noite vem, quando não mais podemos trabalhar, disse Jesus.

5. O senhor está completando 60 anos de união com a Irmã Luzia Ramos, qual conselho
o senhor deixa para os casais?


O casamento é como uma casa edificada na rocha, vem os vendavais, mas ela continua firme. Quantos vendavais nós já passamos... mas a nossa casa está firme nestes 60 anos. “O que Deus ajuntou o homem não pode separar.” Todos os casais têm os seus vendavais, mas sejam firmes na Rocha, que é Cristo Jesus.

Pr. Antônio Rosa e esposa Luzia Ramos

6. O Senhor chegou aos 85 anos com muito vigor, é respeitado e admirando por muitos. Qual o segredo desse êxito?

No livro de Mateus 7:12 encontramos a recomendação de Jesus “Tudo o que quiser que os homens vos façam, façais vós também a eles [...]”. Desta maneira, nós cristão, temos que ser
exemplo em tudo para que o nome do Senhor seja glorificado. Com isso, ele nos honra.

7. Na sua opinião como lidar no ministério pastoral com a geração atual?

A Bíblia diz que por se multiplicar a iniquidade o amor de muitos se esfriará, mas o
que perseverar até o fim, este será salvo. O que precisa é um olhar atento para aqueles que estão esperando a volta de Cristo para buscar sua Igreja. E tudo nos mostra que Cristo já volta. Quem é santo santifica mais ainda. A recomendação bíblica é para sermos santos em toda a nossa maneira de viver e assim estarmos preparados.

8. Qual o conselho o senhor daria para pastores e líderes que estão ingressando no Ministério pastoral?

Eu gosto muito do ministério de evangelista, pois comecei a evangelizar com menos de 14 anos. Aos 15 anos já começou o sofrimento e as perseguições que sofri, por estar evangelizando as pessoas perdidas e necessitadas de Cristo. Mas amo o ministério pastoral. Os evangelistas ganham as almas para os pastores ensinar e cuidar. Mas tudo é para a honra e glória do Senhor, como diz o apostolo Paulo: “Eu plantei, Apolo regou; mas Deus deu o crescimento”. 1 Co 3:6.

Pr. Antônio Rosa no lançamento de seu livro Entre Rosas e Espinhos