11/04/2022

RÚSSIA X UCRÂNIA

Por que devemos orar pelo conflito?

A invasão da Ucrânia pela Rússia no último dia 24 de fevereiro não constitui para nós discípulos de Jesus Cristo, apenas uma grave questão geopolítica. Quando voltamos para a Bíblia Sagrada a inspirada e inerrante palavra de Deus, constatamos que as profecias, quer do antigo quer do novo testamento, cumprem-se nesse momento rigorosa e indubitavelmente. Em seu sermão profético, declarou nosso Senhor: “E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai, não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim. Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares. Mas todas essas coisas são o princípio das dores.” (Mateus 24.6.8) Voltemo-nos agora aos capítulos 38 e 39 do profeta Ezequiel, lendo com discernimento escatológico, percebemos claramente que na Rússia atual concretiza-se a profecia sobre a ascensão de Gogue e Magogue refirme ao ataque final a Israel que se dará na Consumação dos Tempos.

Dessa feita, porém, não entraremos a examinar as profecias bíblicas, antes apresentaremos sete razões pelas quais a igreja de Cristo deve clamar pela pronta intervenção de Deus no conflito Russo Ucraniano, se não o fizermos seremos achados em falta perante o Cordeiro pois em ambos os países há milhões já salvos e outros milhões de homens mulheres e crianças sedentos por serem redimidos pelo sangue de Jesus Cristo o filho eterno de Deus.

1ª Razão Devemos orar pela pronta intervenção divina no conflito Russo Ucraniano porque todas as Nações pertencem a Deus, logo Ele é soberano para intervir onde e quando lhe convier porquanto, “Do Senhor é a terra e a sua plenitude o mundo e aqueles que nele habitam.” Salmo 24. 1. À luz da Bíblia Sagrada, tanto a Rússia como a Ucrânia pertencem ao pai celeste que a todos quer redimir. 2ª Pedro 3. 9, na verdade conforme escreveu o profeta Moisés, o Senhor Deus ama todos os Povos. Deuteronômio 33.3. Portanto, clamemos e roguemos pela pronta intervenção divina do conflito Russo Ucraniano, pois o Senhor Jesus Cristo Morreu por ambos os povos.

2ª Razão Devemos orar pela pronta intervenção divina no conflito Russo Ucraniano porque, satanás o deus deste século veio tão somente para roubar matar e destruir as nações. João 10.10. Desde que as nações foram formadas em decorrência do episódio da Torre de Babel narrado em Gênesis Capítulo 11, vem o diabo roubando, matando e destruindo através de suas mentiras ideologias nocivas revoluções inconsequentes e guerras injustificadas. Portanto clamemos e roguemos pela pronta intervenção divina no conflito russo-ucraniano, pois nosso Senhor Jesus Cristo veio a este mundo justamente para destruir as obras do diabo. 1ª João Capítulo 13 e Versículo 8

3º Razão Devemos orar pela pronta intervenção divina no conflito russo-ucraniano porque, como Igreja de Cristo não podemos descuidar da missão que nos confiou o Cordeiro, concernente à evangelização de todos os povos incluindo os russos e ucranianos. Atentemos aos termos da comissão Pentecostal. “Mas recebereis a virtude do Espírito Santo que há de vir sobre vós e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e na Rússia e na Ucrânia e até os confins da terra Atos 1.8”. Portanto clamemos e roguemos pela pronta intervenção divina do conflito russo-ucraniano, porque pacificadas ambas as nações nossos missionários e evangelistas poderão transpor suas fronteiras com o Santo evangelho sem impedimento algum Atos 28. 31.

4ª Razão Devemos orar pela pronta intervenção divina do conflito russo-ucraniano para que as igrejas de ambos os países já prejudicadas com a pandemia do vírus corona não venham a cerrar novamente as suas portas, mas com as portas abertas e já escancaradas que proclamem com ousadia e santa coragem o evangelho de Nosso Senhor. Portanto clamemos e roguemos pela pronta intervenção divina do conflito russo-ucraniano pois nossos irmãos em Jesus Cristo em ambos os países carecem de tranquilidade para adorar o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.

5ª Razão Devemos orar pela pronta intervenção divina no conflito Russo ucraniano para que o governo de Moscou não seja instigado pela índole belicosa de Gogue, e pelo Espírito destrutivo de uma Magogue, e sim ouvindo a Voz de Deus procure a paz com a vizinha o Ucrânia Afinal são povos irmãos provenientes de Jafé filho de Noé segundo podemos inferir de Genesis no capítulo 10 Versículos 1 e 2 de acordo com a história a Rússia teve como berço a cidade de Kiev que não a transforme pois numa Sepultura. até mais que Deus nos guarde de um holocausto nuclear em tal extremo ninguém estará seguro pois todos seremos vítimas dessas inconsequências; a distância e os oceanos não nos protegeram. Oremos, portanto, clamemos e roguemos pela pronta intervenção divina no conflito russo-ucraniano e dessa forma haveremos de aplacar tais inguentos que segundo os santos profetas só serão inevitáveis no tempo do fim. Ezequiel 38. 8

6ª Razão Devemos orar pela pronta intervenção devida ao conflito russo-ucraniano porque o Senhor Jesus, cuja fé professada por milhões de homens mulheres e crianças de ambos os países, decrete o fim das hostilidades. Afinal o cordeiro de Deus é o Príncipe da Paz. Isaías 9. 6 Somente Ele poderá trazer a paz a ambos os povos, a união europeia não poderá fazê-lo porquanto dividida e confusa não consegue administrar sequer os seus problemas internos formada por Nações diferentes e díspares alguns fortes como o ferro e outras frágeis como o barro jamais alcançará uma unidade compacta conforme declara a profecia bíblica Daniel 2. 41 43. Quanto aos Estados Unidos conquanto possua um formidável poderio militar também nada poderão fazer porque o conflito que nesse o momento debilita mundo tem origem não propriamente na geopolítica nem na diplomacia, mas no mundo espiritual, se orarmos como Daniel orou, o Senhor Deus comissionará seus anjos para intervir em favor de sua igreja a fim de que tenha paz na Rússia e na Ucrânia e no Brasil Hebreus 1. 14, é o que aprendemos com a leitura do Capítulo 10 do Profeta Daniel. Portanto clamemos e roguemos pela pronta intervenção divina do conflito russo-ucraniano porque já sabemos que a oração de um único justo pode muito em seus efeitos Tiago 5. 16

7ª Razão Finalmente devemos orar pela pronta intervenção divina no conflito russo-ucraniano para que sejamos inclusos nesta bem-aventurança. Preste atenção: “Bem-aventurados os pacificadores porque eles serão chamados filhos de Deus.” Mateus 5. 9. Conscientizemos, pois, de algo sumamente importante: A oração feita por um justo em tempos de guerra tem mais eficácia que a diplomacia e é mais eficiente que os órgãos internacionais encarregados pela concórdia entre as nações, eis porque devemos orar, clamar e rogar não apenas pela paz entre a Rússia e a Ucrânia, mas também pelo convívio pacifico entre todos os povos do mundo. Porque Deus amou a todos de tal forma que entregou o seu filho amado a fim de a todos salvar. Isaías profetiza que chegará o dia em que todos os povos, desprezando a guerra, enfocar-se-ão pela paz; ele exercerá os seus juízos sobre as nações e repreenderá a muitos povos e estes converterão as suas espadas em enxadões e as suas lanças em foices. Não levantará a espada nação contra nação nem aprenderão mais a guerra. Isaías 2. 4 Tal concórdia só será possível com a intervenção do Messias de Israel e Salvador do mundo, Jesus Cristo Senhor nosso. Portanto devemos orar pela pronta intervenção divina no conflito russo-Ucraniano porque essa é a nossa obrigação diante de Deus e dos homens “mervan” em russo, que a paz seja convosco!

Pastor Claudionor de Andrade é Consultor Teológico da CPAD, membro da Casa de Letras Emílio Conde, teólogo, conferencista, Comentarista das Revistas Lições Bíblicas da CPAD e autor de vários livros