13/07/2021

Dois anos na presidência da COMADVARDO

Pr. Raimundo Gilson da Silva fala sobre a presidência do Pr. José Martins de Calais Júnior

“Eis como se trata o homem a quem o rei tem a satisfação de homenagear!” Ester 6:11 King James
Neste relato bíblico fico impressionado com o agir de Deus na vida do homem e na história de Israel. Neste episódio em particular, vejo Mardoqueu dando lugar a Deus e sendo canal de bênçãos na obra do Senhor. Deus é infalível e fará de tudo para cumprir seus designíos, como foi em toda história da raça humana. Temos aqui dois dados a serem observados, o agir de Deus e o lado humano na história. Deus contou com o homem certo para aquela circunstância.
Nós, servos do Senhor, sabemos que Deus trabalha na história tendo já o fechamento da mesma de antemão. Assim, os personagens, Ele mesmo se incube de colocar cada um eu seu devido lugar. Deus prepara Mardoqueu para ser o tutor de sua prima Ester, quando esta ficou órfã. Também o colocou dentro do palácio no reinado de Assuero (Xerxes) e guiou-o a orientar Ester para tomar as decisões certas e no seu devido tempo.
Mardoqueu se dispôs para aquela Missão. Deus criou e respeita o livre arbítrio, o chamado para a salvação é universal, mas para o ministério é individual e o indivíduo decide se aceita ou não. Mardoqueu, tal como nós, certamente teve a opção de dizer não, mas preferiu dizer sim ao chamado, apesar das conspirações contra ele. A fidelidade de Mardoqueu para com seu próprio povo e seu compromisso com a soberania de Deus nas questões de seu povo são nítidas em sua postura diante dos desafios. O fim da história nós conhecemos muito bem...
O resumo desse homem é para enfatizar sobre a vida de outro homem, Pastor José Martins de Calais Júnior, que foi criado no evangelho e tendo uma educação cristã de muito zelo, sempre monitorado por sua mãe Zilca Calais e por seu pai, um dedicado e honrado trabalhador, senhor José Martins de Calais.
Pastor Júnior sempre foi homem de desafios e jamais acovardou quando inquerido sobre missões a serem executadas. Não foi por obra do acaso que almejou e serviu nas fileiras militares, saindo só para atender o mais nobre chamado de servir ao Senhor no campo missionário e, posteriormente, aceitou o desafio de coordenar o Departamento de Missões Boas Novas e fez com resultados extraordinários por 12 anos.
Quando veio a jubilação de Pastor Antônio Rosa da Silva, de novo estava no lugar certo para suceder um dos maiores nomes do meio evangélico mineiro na Presidência do Ministério de Coronel Fabriciano e Ipatinga. Conduziu com maestria a transição, respeitando a história do Pastor Antônio Rosa da Silva e do Ministério.
Como se não bastasse todas estas tarefas, veio também a jubilação do Pr. Adão Alves de Araújo, na COMADVARDO, e sobre o Pr. Adão Alves de Araújo dispensam os comentários sobre o seu próspero e honrado ministério a frente desta magna convenção. Mais uma vez, como bom soldado que não foge à luta, Pr. Júnior Calais abraça a causa, colocando seu nome para concorrer à presidência, sendo eleito em 2019 para um mandato de dois anos, com ampla maioria dos convencionais. Em seguida, veio a pandemia do Coronavírus, que atingiu todo o mundo, inclusive nosso estado Minas Gerais. Ele precisou tomar decisões nunca antes tomada e conviveu com algo nunca antes vivido.
Mas, Deus o guiou e deu-lhe sábias e acertadas orientações para decisões delicadas em tempos de incertezas. Passados dois anos, apesar de tudo isto enfrentado, podemos dizer que Deus escolheu o homem certo para este tempo incerto.
“Porque o judeu Mardoqueu foi o segundo depois de Assuero e grande para com os judeus, e agradável para com a multidão de seus irmãos, procurando o bem do seu povo e trabalhando pela prosperidade de toda a sua nação” - (Ester 10.3).


Pr. Raimundo Gilson da Silva, é 1º Vicê Presidente do Ministério das Assembleias de Deus de Cel. Fabriciano e Ipatinga/MG e Pr. Regional do Templo Sede em Cel. Fabriciano. Formado Bacharel em Teólogia pela FAETAD.