10/03/2021

COMO ESTÁ SUA VISÃO?

PR. JOSÉ MARTINS DE CALAIS JÚNIOR

“Enviou-os, pois, Moisés a espiar a terra de Canaã; e disse-lhes: Subi por aqui para o lado do sul, e subi à montanha: E vede que terra é, e o povo que nela habita; se é forte ou fraco; se pouco ou muito. E como é a terra em que habita, se boa ou má; e quais são as cidades em que eles habitam; se em arraiais, ou em fortalezas. Também como é a terra, se fértil ou estéril; se nela há árvores, ou não; e esforçai-vos, e tomai do fruto da terra. E eram aqueles dias os dias das primícias das uvas”. Nm 13.17-20.

O texto sagrado relata-nos que Moisés escolheu doze príncipes, um de cada tribo de Israel e os enviou a espiar a terra prometida, a terra de Canaã. Nos versículos acima vemos que a missão dos doze era bem clara: “Ver a terra e trazer informações sobre os povos que nela habitavam, a qualidade da terra, o tipo de moradia em que viviam e pediu-lhes que trouxesse algum fruto da terra como amostra. No fim de quarenta dias os doze retornaram a Moisés “E contaram-lhe, e disseram: Fomos à terra a que nos enviaste; e verdadeiramente mana leite e mel, e este é o seu fruto. O povo, porém, que habita nessa terra é poderoso, e as cidades fortificadas e mui grandes; também ali vimos os filhos de Enaque.” vs.27e 28.

Nesta expressão vemos que dez dos doze homens que Moisés enviou para espiar a terra não souberam “Olhar”, olharam com os olhos carnais, pois viram que a terra era boa, disseram que “verdadeiramente mana leite e mel”, mas tiveram medo do povo; criaram um obstáculo quando disseram: “O povo, porém, que habita nessa terra é poderoso, as cidades fortificadas e mui grandes.” Compreendo que os dez espias não souberam olhar com os olhos de Deus. “Então Calebe fez calar o povo perante Moisés, e disse: Certamente subiremos e a possuiremos em herança; porque seguramente prevaleceremos contra ela” v.30.

Dos doze espias, Calebe e Josué tiveram uma visão diferente daqueles dez que deram a notícia boa, mas de forma negativa a Moisés. Calebe demonstrou claramente sua fé no Deus de Israel quando disse: “Certamente subiremos e a possuiremos por herança”. Nosso desejo é que você seja como Josué e Calebe, homens que não temeram aos povos, nem mesmo os gigantes, pois estavam confiados no Senhor de Israel. Para fazermos Missões não podemos olhar para as dificuldades, mas olharmos para Jesus, pois Ele nos garante a vitória.


Pr. José Martins de Calais Júnior e sua esposa Vânia Calais
PR. JOSÉ MARTINS DE CALAIS JÚNIOR
é Presidente das Assembleias de Deus Ministério de Cel. Fabriciano e Ipatinga/MG e Presidente da COMADVARDO, Convenção dos Ministros das Assembleias de Deus Vale do Rio Doce e Outros.