25/05/2018

ASSEMBLEIA DE DEUS INVESTE EM PROJETOS SOCIAIS

São diversos projetos sociais da igreja, como creches, asilo e centros de recuperação, apoiados pelo Departamento de Assistência Social

Texto: Pb. Sidney de Souza Caetano
Departamento de Comunicação das Assembleias de Deus
Ministério de Coronel Fabriciano e Ipatinga (MG)

Foto: Rose Caetano

Foto: Rose Caetano

Pastor Presidente das Assembleias de Deus - Ministério de Coronel Fabriciano e Ipatinga (MG), José Martins de Calais Júnior com sua esposa Vânia Gonçalves Calais, Coordenadora do Departamento de Assistência Social


Pequenos gestos podem fazer a diferença numa sociedade e é isso que a Assembleia de Deus – Ministério de Coronel Fabriciano e Ipatinga (MG) está fazendo através do Departamento de Assistência Social, onde atua auxiliando os projetos sociais da igreja, as creches, asilo e centros de recuperação, visando colaborar com o desenvolvimento e a proteção de pessoas em situação de vulnerabilidade, como crianças, idosos e dependentes químicos.

O departamento, que é coordenado pela irmã Vânia Gonçalves Calais e pelo Pb. Eliomar Soares de Souza, atua numa sala no setor administrativo, gerando soluções para os conflitos encontrados na parte nutricional/alimentar, provendo soluções com cestas básicas de alimentos e outros. Entretanto, suas ações são mensuráveis, haja vista a dependência dos apoios que são recebidos das igrejas, como doações diversas.

O Pr. José Martins de Calais Júnior, presidente das Assembleias de Deus – Ministério de Coronel Fabriciano e Ipatinga (MG), acredita que para ajudar nas transformações de uma sociedade não são necessários grandes passos, mas medidas que possam modificar a vida das pessoas no momento em que precisam. “É justamente essa a nossa visão, atuar de forma a suprir as necessidades básicas no momento em que a pessoa grite por socorro. As nossas ações continuam existindo e sendo aprimoradas a cada dia, para que essas pessoas possam desfrutar de um futuro mais digno e com mais oportunidades, contribuindo para uma sociedade mais justa para todos”, enfatizou.

Ao longo dos anos, muitas famílias já foram beneficiadas com os projetos sociais desenvolvidos pela igreja, como por exemplo a Casa de Apoio José Alves Pimentel, que há quase 50 anos atende mulheres da chamada “melhor idade” em regime de internato.

AÇÃO EVANGÉLICA DE AMPAROS AOS NECESSITADOS DE IPATINGA
A Casa de Apoio José Alves Pimentel, gerida pela Ação Evangélica de Amparos aos Necessitados de Ipatinga, foi fundada pela Igreja Assembleia de Deus em 28 de março de 1971, como uma entidade de caráter beneficente, assistencial, social, filantrópica e sem fins lucrativos e declarada de Utilidade Pública Municipal pela Lei nº 470 de 23 de julho de 1974 e Utilidade Pública Estadual pela Lei nº 6.379, de julho de 1974, registrada no Conselho Nacional de Serviço Social, processo nº 2275550/77, em 7 de julho de 1977 e tipificada como Serviço de Proteção Social Especial de Alta Complexidade pelo Conselho Nacional de Assistência Social.

Sua sede, onde funciona o asilo feminino, está localizada no Bairro Veneza II e conta com 24 funcionários trabalhando diariamente, sendo profissionais das mais diversas áreas, como saúde, assistência social, nutrição, psicologia, administração e outros, sendo coordenada pela administradora Graziele Faria da Silva.

COMUNIDADE TERAPÊUTICA MORIÁ - MASCULINO
Também a Comunidade Terapêutica Moriá - Masculino, um centro de reabilitação e recuperação de pessoas com dependências químicas e que buscam socorro e tratamento, pois vivem o drama das drogas. Está localizada na Rua Albertino Drummond, na cidade de Santana do Paraíso (MG) e é coordenada pelo Ev. Osvaldo Ângelo da Silva e sua esposa Maria Helena de Souza Silva.

COMUNIDADE TERAPÊUTICA MORIÁ – FEMININO
Da mesma forma a Comunidade Terapêutica Moriá - Feminino, localizada também na cidade de Santana do Paraíso (MG) e é coordenada por Elói de Paula Filho e sua esposa Margareth Mateus Moreira Silva e por Marcos Vinicius Gonçalves de Andrade e sua esposa Jéssica Lorraine Amaral de Almeida Gonçalves.

CEPAR - CENTRO EDUCACIONAL PASTOR ANTÔNIO ROSA
Funcionando em regime de creche e pré-escola, o CEPAR, desde 2010 atende crianças de 0 à 5 anos e paralelo aos serviços oferecidos, é desenvolvido o “Projeto Fazendo a Diferença”, que dá segmento ao projeto que começou com a Ação Evangélica “Casa de Apoio Recanto Feliz” há mais de 20 anos.

Buscando prevenção ao risco social e psicológico a que uma parcela significativa das crianças atendidas estão expostas, são oferecidas atividades de reforço escolar em contraturno regular de ensino, suporte emocional e psicológico, atividades lúdicas. fomentação do fortalecimento de vínculos familiares, corroborando para o crescimento pessoal e intelectual e preparando para a sociedade um geração de cidadãos conscientes dos seus direitos e deveres.

O público atendido no projeto são crianças de 4 a 10 anos de idade, em horário parcial de 7 às 11 horas e de 13 às 17 horas, devidamente matriculadas no ensino regular. Também, no período extraescolar, são ministradas atividades de reforço escolar, esportivas, oficina de informática, música e alimentação.

O CEPAR busca a qualidade socioeducacional em meio aberto na aplicação do espaço físico e no atendimento ao público, na capacitação da comunidade escolar, tendo como base a parceria com diferentes seguimentos da sociedade, ampliando assim a formação de cidadãos de bens para uma sociedade mais justa.

Seu ideal como missão principal é o atendimento à crianças de 4 a 10 anos, oferecendo suporte educacional, cultural, esportivo, social e éticos para que sejam capazes de construir de forma real e significativa competências e habilidades essenciais para a melhoria da qualidade de vida.

Os profissionais envolvidos nesse contexto acreditam que a escola de qualidade é sinônimo de diálogo constante, respeitando as diferenças individuais e a liberdade de expressão e que o aluno é sujeito na construção do conhecimento tendo como referência o desenvolvimento da autonomia, da atitude de pesquisa, da criticidade, da criatividade e da ludicidade.

Com relação ao corpo docente, a escola acredita que para alcançar os ideais propostos como educadores, é fundamental o espírito de equipe, a confiança mútua e o diálogo.

Já a criança e o adolescente, gozam todos os direitos fundamentais inerentes á pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata a lei, assegurando-lhes, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade. (Artigo 3º Estatuto da Criança e do Adolescente).

Além desses, o Ministério mantém também a CRECHE LÍRIO DOS VALES, PROJETO DORCAS e apoio a Comunidade Terapêutica Bálsamo de Gileade – COTEBALGI, em Coronel Fabriciano (MG).

Foto: Rose Caetano
Foto: Rose Caetano
Foto: Rose Caetano
Foto: Rose Caetano
Foto: Rose Caetano
Foto: Rose Caetano
Foto: Rose Caetano
Foto: Rose Caetano
Foto: Rose Caetano
Foto: Rose Caetano
Foto: Rose Caetano
Foto: Rose Caetano
Foto: Rose Caetano
Foto: Rose Caetano