27/08/2019

LEMBRE-SE QUE VENCER DEPENDE DE NUNCA DESISTIR

Ev. Alexsandro Alves de Medeiros

FOTO: Rose Caetano


Ev. Alexsandro Alves de Medeiros



Às vezes, somos levados a entender que o tempo é o maior responsável por criar, em nossas vidas, determinadas situações (Ec 3.1), que nem sempre são convergentes com a vontade de Deus. Há um tempo de espera que poderá se desenrolar em curto, médio ou longo prazo e o mais importante nisso é que Deus deposita, em nossas vidas, todos os dias, um crédito de 86.400 segundos, como uma oportunidade de escrever uma outra história. Vivemos cercados de expectativas, desejos e por que não dizermos anseios, pois, afinal, somos seres biopsicossociais e, muitas vezes, dependentes da materialidade do sentimento e, principalmente, dos sonhos e projetos de Deus para nossas vidas. Uma realidade que pode parecer distante ou que, pelo menos, não conseguimos visualizar, nem mesmo como uma luz no fim do túnel.

Imagine este cenário de impossibilidades, quando tudo conspirava para ser mais um daqueles dias casuais, sem novidades, distante do imaginado. Pois é, nele que está inserida a história do personagem desta reflexão. Ele era um cego, que mendigava a porta da cidade de Jericó, e seu nome é o que chamamos de ''patrônimo", um nome que o identifica como filho de alguém, pois Bartimeu significa "filho de Timeu".

Segundo Matheus Soares1 (2017 apud Flávio Josefo), Timeu foi um general aposentado do Exército de Israel e que havia servido na caserna em Belém. Na época que os romanos dominaram a Palestina, Timeu teve sua aposentadoria cortada e seus bens confiscados e isso o deixou revoltado contra o domínio romano na Palestina. Essa era uma das estratégias dos romanos quando dominavam um território, para que, através disso, fosse enfraquecida toda a resistência dos exércitos inimigos. Unindo-se a alguns companheiros militares, que também haviam sido prejudicados, começaram a organizar uma revolta e o resultado, segundo o historiador Flávio Josefo, foi a morte de Timeu e parte de sua família, sendo ele crucificado (método de execução dos Romanos). Pouparam apenas um filho, que ainda era menino, e que ficou conhecido como "Bartimeu". Arrancaram os seus dois olhos, evitando, assim, que ele crescesse e vingasse a morte de seu pai e deram-lhe uma “capa romana” (Mc 10.50), que servia como uma "autorização" romana para pedir esmolas e, à noite, a usava como um agasalho para dormir. A capa tinha um significado muito importante para ele, pois representava "provisão", durante o dia e "proteção" durante a noite.

Assim, já adulto, e às margens do caminho, Bartimeu ouviu um tropel de multidão e imaginamos, sem forçar o texto, que ele, quando ouviu o barulho dessa grande multidão se aproximando, poderia ter gerado em seu coração um desejo de arrecadar muito dinheiro com as esmolas, mediante o tamanho daquele aglomerado de pessoas. Só que a história nos mostra o contrário, ele se dá conta que existia alguém naquela multidão que poderia transformar a sua vida por completo e tirá-lo daquela situação de rua. Ele não hesitou e, de imediato, começou a clamar: “Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim”. Não sei se foi um impulso ou um claro e ardente desejo de enxergar. Tentaram impedí-lo, porém gritava cada vez mais alto.

Jesus, o Filho de Davi, parando, porque o ouvira gritar, pediu para que o chamassem, ao que, ele, de imediato, largou a capa, mostrando que, daquele momento em diante, Jesus seria o provedor da sua vida. A fé em Jesus estava viva e acesa em seu coração. E Jesus disse: “O que queres que eu te faça?” E o cego respondeu: “Mestre, que eu tenha vista”.
A resposta de Jesus foi contundente e relacionada a fé de Bartimeu. “Vá! A tua fé te Salvou”. E logo viu, e seguiu a Jesus pelo caminho.

Essa história nos deixa um legado, que vale à pena ressaltar, a saber, que nunca poderemos desistir de nossos sonhos e entender os ensinos de Paulo, o apóstolo dos gentios, quando escreve aos Efésios: pela graça sois salvos... Entretanto, por meio da fé. Bartimeu não desistiu de ter fé e por ela foi salvo.



*Alexsandro Alves de Medeiros é Pastor Regional da AD Cidade Nobre em Ipatinga/MG. É membro do Departamento de Patrimônio das Assembleias de Deus – Ministério de Cel. Fabriciano e Ipatinga – Minas Gerais. Graduando em Teologia pela Faculdade UCESP-SP, pela EETAD e pelo SEBEMGE. É graduando em Ciências Contábeis e cursa grego e inglês, além de ser formado em Agrimensura com ênfase em Georreferenciamento.