24/01/2017

Pr. José Elias de Souza

AD Regional Ideal / Pastor Regional: José Elias de Souza / Esposa: Maria de Fátima Pereira de Souza / Bairro Ideal – Ipatinga/MG

Foto: Rose Caetano



Nascido aos 24 dias de outubro de 1952, na cidade de Mantena (MG), José Elias é filho do casal Jovenor Elias de Souza e Ana Cândida de Souza.

Casado desde 14 de julho de 1973 com Maria de Fátima Pereira, de cuja união nasceram: Sheila Cristina, Roberto César e José Elias Júnior. O casal possui 04 netos.

José Elias foi criado no espiritismo, pois veio de uma família tradicionalmente espírita. Até a idade de 30 anos seguiu as orientações dessa religião, tendo sido inclusive representante da Federação Espírita de Minas Gerais aqui na região. Porém tudo mudou quando foi alcançado pela ação salvadora do Senhor Jesus. No dia 23 de março de 1982 tomou uma firme decisão ao lado de Cristo. Em 05 de setembro de 1982 foi batizado nas águas pelo pastor João Fernandes. Durante a realização da UMADVAÇO em Coronel Fabriciano, no dia 24 de junho de 1984 recebeu o batismo com o Espírito Santo.

Com seis meses de convertido recebeu a chamada de Deus em sua vida para trabalhar na Obra do Senhor. Conversando com o pastor José Vaz sobre o assunto, este obreiro lhe disse ter passado pela mesma experiência de ter sido chamado para o ministério, mas só depois de 15 anos é que a chamada se concretizou. Porém, o irmão José Elias conta que ao ser separado para o diaconato em 15 de outubro de 1995, logo foi designado para dirigir a congregação do Game no Iguaçu. No primeiro trabalho evangelístico que realizou ao ar-livre, 42 pessoas se converteram, e uma jovem surda e muda de nascença foi curada para honra e glória do Nome do Senhor.

No dia 12 de outubro de 1997 foi separado ao presbitério, em 21 de março de 2000 foi consagrado evangelista e aos 22 de março de 2004 foi ordenado ao ministério de pastor. Neste período desenvolveu suas atividades nas igrejas do Game, Alto do Iguaçu, Cidade Nobre, Ipaba de Paraíso, Industrial e Santana do Paraíso. A partir de 2006 passou a pastorear a AD na região de Vila Celeste.

Na época em que ele dirigia a igreja em Ipaba de Paraíso, num culto realizado em um centro espírita, 12 pessoas aceitaram a Jesus inclusive a dona do centro. O local foi transformado num salão de cultos da Assembléia de Deus. O fato foi notório, sendo inclusive matéria do jornal Mensageiro da Paz. No Industrial, um senhor que estava com AIDS em fase terminal, foi curado através da oração do pastor.

Diversas curas de enfermidades graves, muitas conversões, batismos com o Espírito Santo e revelações de Deus para solução de casos, são fatos que aconteceram no ministério do pastor, porém o espaço deste livro é pouco para tantos registros interessantes.

Ao lado de suas atividades pastorais, exerce os cargos de vice-diretor da Missão Boas Novas e também de vice-presidente da Ação Evangélica de Amparo aos Necessitados de Ipatinga (no fechamento desta edição, pastor José Elias era presidente em exercício da entidade).

Por ter reconhecimento de seu trabalho incessante pelas autoridades, foi homenageado pela Câmara Municipal de Ipatinga com o titulo de Cidadão Honorário, em 17 de março de 2008.