22/01/2017

João Fernandes da Silva

Pesquisas e elaboração: Historiador Pb. Jacó Rodrigues Santiago

Arquivo: Jacó Rodrigues Santiago



Nascido em Joanésia (MG), dia 05 de junho de 1918, é filho de Salvino Bento Gonçalves e Maria Fernandes da Silva. Casou-se com Agripina Marcelina Lopes, em 21 de setembro de 1939. Da união destas duas vidas, nasceram os seguintes filhos: José Maria, Marina, Raimunda Eunice, Narcí, Maria, Jessé e Rute. Dois de seus filhos estão seguindo o seu exemplo: Narcí Lopes é presbítero, dirige umas das congregações em Ipatinga e outro filho, Jessé Fernandes, é pastor no templo central da AD em Belo Horizonte.

Um dos mais destacados obreiros de nosso campo, durante muitos anos, foi o vice-presidente do Campo de Coronel Fabriciano e Ipatinga. Ele é considerado um dos crentes mais antigos da AD na região de Mesquita.

Em 1949, num lugar denominado "Córrego dos Macacos", no município de Mesquita, morava uma família de crentes, constituída dos irmãos Noé, Noí, Napoleão e Neide da Costa Lage. O chefe da casa, Sr. Pedro Estela não era convertido ao Evangelho, mas em sua casa sempre se realizava cultos domésticos, onde aquela família orava, cantava hinos de louvor à Deus e faziam a leitura da Bíblia Sagrada. Um dos vizinhos daquela família, chamado João Fernandes, mais conhecido por João Maria, gostava de assistir aos cultos naquela casa, principalmente para ouvir os hinos que cantavam. Por alguma razão, na hora da oração ele sempre saía, ia embora. Um dia, porém, ele não teve como sair, e então ouviu os irmãos orando fervorosamente da seguinte maneira: "Senhor, salve o Sr. João Maria! Senhor, salve a sua família!". Aquilo tocou profundamente o seu coração, e ele não mais resistindo a voz do Espírito Santo, decididamente quis aceitar a Cristo como Salvador de sua alma. Aquela família, no entanto, não o recebeu para Cristo, alegando não ter recebido ordem para tal. O biografado então partiu deste lugar, viajando a cavalo até Águas Claras, e depois embarcou no trem até Coronel Fabriciano, a fim de resolver a sua situação com Deus. Chegando lá, assistiu ao culto no templo da AD da Rua Alberto Sharlet, cujo pastor era José Gonçalves de Oliveira. João Maria se lembra ainda, que neste culto, um jovem pregou a Palavra de Deus. Este jovem pregador é o atual presidente do campo de Governador Valadares, pastor Salatiel. Ao final deste memorável culto, ocorrido em 14 de agosto de 1949, aceitou a Cristo como Salvador.

Até então, nenhum obreiro havia sido designado para a região onde morava, e os crentes da família acima referida não tinham nenhuma assistência espiritual. Com sua conversão, o pastor José Gonçalves enviou para aquela região o obreiro José Cassiano, a fim de visitar os novos convertidos. Pouco tempo depois, os irmãos receberam a visita do pastor Anselmo Silvestre, que ali ficou durante vários dias. Em seguida, foi enviado o evangelista Geraldo José de Carvalho como o primeiro obreiro a residir em Joanésia, e cuidar daquele pequeno rebanho. Nessa ocasião, o biografado que ainda não havia sido batizado nas águas, recebeu os primeiros ensinos doutrinários através do evangelista Geraldo de Carvalho.

O pastor nos conta que um dos fatos marcantes do início de sua fé foi que, antes de ser crente, tocava sanfona em festas e bailes, e ganhava dinheiro em uma noite que dava para pagar até trinta trabalhadores na lavoura. Com a sua conversão, os irmãos aconselharam-no a desfazer do instrumento, pois como crente não mais poderia tocar em festas pagãs. João Maria ficou um pouco decepcionado, pois ganhava dinheiro com a sanfona, mas como queria obedecer, vendeu o instrumento.

Em 1950 mudou-se para um lugar chamado Mato Grosso, próximo à Ipatinga (hoje Águas Claras), onde morou por um ano. Em 31 de dezembro de 1950, foi batizado nas águas em Coronel Fabriciano pelo pastor Pimentel. Pouco tempo depois, começou a dirigir cultos por ordem do referido pastor, na casa de seu homônimo João Fernandes da Silva, mais conhecido por João Izabel, que residia na localidade de Mato Grosso.

No ano de 1951, mudou-se com a família para Brejaúba, no município de Mesquita. Ao chegar naquele lugar, encontrou uma pequena congregação que estava iniciando, sob a direção de José Olegário. Com sua chegada, José Olegário entregou-lhe a direção do trabalho.

O irmão João Fernandes permaneceu como dirigente em Brejaúba por cerca de vinte e dois anos, e neste período trabalhou auxiliando os obreiros que passaram pela região de Joanésia, tais como: José Pereira da Silveira, Marcolino Gonçalves, Salatiel, José Pantaleão, Antônio Teixeira, José Cândido, Jandiro Cândido e Raimundo Marcelino.

Durante o tempo em que dirigiu o trabalho em Brejaúba, irmão João sofreu duras perseguições e enfrentou muitos perigos nas viagens que fazia pela região. Por diversas vezes tinha que atravessar o rio Santo Antônio, para visitar os irmãos nas localidades de Bom Sucesso e Coqueiro, já no município de Açucena. Na época das cheias, a travessia do rio se tornava perigosa, principalmente à noite, com a canoa lotada de crentes. Mas como os irmãos estavam fazendo a obra de Deus, nada lhes acontecia.

Certa ocasião, quando o irmão João estava dirigindo um culto, apareceu um homem disposto a perturbar a reunião, pois, desrespeitosamente, queria acender o cigarro na lamparina que iluminava o recinto. João Fernandes não o permitiu, dizendo-lhe que durante o culto não deveria fazer aquilo. Convencido, o homem desistiu de seu intento e foi embora. Num outro culto realizado, o nosso obreiro ouviu uma voz que dizia: "Cuidado, vai matar o pastor! Cuidado vai matar o pastor!". Pouco depois apareceu um homem que vinha em sua direção com uma foice, e ele pensou: “certamente vou morrer”. Neste momento ele orou silenciosamente pedindo proteção a Deus, e o homem passou e nem olhou para ele.

Estas são apenas algumas das experiências vividas pelo pastor, que também viveu bons momentos em sua carreira ministerial, quando viu a operação milagrosa de Deus. Um dos milagres aconteceu quando foi visitar uma irmã que havia adoecido, ficando paralítica. Ao dar uma palavra de conforto e orar pela irmã, foi embora. Pouco depois, soube que a referida irmã levantou-se logo após a sua saída, e foi cuidar de seus afazeres.

Em 03 de setembro de 1968, depois de dezessete anos dirigindo a igreja em Brejaúba, o irmão João Fernandes da Silva foi separado para servir como presbítero, e em 18 de março de 1973 efetuou o primeiro batismo nas águas, na cidade de Joanésia.

Em 1973, foi chamado para trabalhar de tempo integral na obra do Senhor, sendo designado para dirigir a igreja em Timóteo. Pastoreou ainda as igrejas de Melo Viana, Joanésia, Mesquita, Bethânia, Vila Celeste, Bom Jardim, Bom Retiro, Amaro Lanari, Cachoeira Escura, Naque, Mangueiras, Bom Sucesso, Águas Claras, igreja central de Ipatinga, Timóteo, Antônio Dias, Jaguaraçú, Senhora das Oliveiras, Braúnas e Cachoeira do Vale, e respectivas regiões somando um total de mais de sessenta igrejas.

Ao aproximar a convenção estadual em Belo Horizonte em 1978, foi avisado por Deus, de que receberia uma grande bênção. Em 14 de setembro de 1978 foi consagrado ao ministério de pastor.

Com o falecimento do vice-presidente pastor Abílio Gonçalves Dias em 1992, o ministério o elegeu como o novo vice-presidente do campo de Coronel Fabriciano e Ipatinga.

Os que conhecem pastor João Fernandes são unânimes em reconhecer o grande trabalho que ele tem realizado para Deus em nossa região. Tanto ministrando estudos bíblicos, como conselheiro e também presidente da comissão de finanças por vários anos, demonstrou sua grande capacidade em desenvolver os diversos trabalhos que lhe eram confiados.

Por motivo de enfermidade da esposa e já idoso, o pastor passou a residir no bairro Vila Celeste. A última igreja que ele pastoreou foi a de Melo Viana. Entretanto, por vários anos ainda continuou com disposição para atender convite das igrejas para cooperar.

Em 24 de maio de 1998, sua esposa veio a falecer após um período enferma.
Aos 90 anos de idade, reside em Brejaúba, localidade que ele muito ama, pois é a origem de sua carreira cristã. Ainda encontra-se lúcido, servindo ao Senhor com alegria.