22/01/2017

João Henrique de Abreu

Pesquisas e elaboração: Historiador Pb. Jacó Rodrigues Santiago

Arquivo: Jacó Rodrigues Santiago



Natural de São Manoel do Mutum (MG), João Henrique nasceu aos 30 de novembro de 1926. Filho do casal Joaquim Antônio de Abreu e Francisca Henrique de Oliveira. Em 09 de setembro de 1945 casou-se com Maria Medeiros de Abreu, vindo desta feliz união os seguintes filhos: Neuza, Maria Terezinha, Deusdema, Ruth, Matusalém e Adonias.

Por volta de 1955 converteu-se a Cristo e em 1956 foi batizado com o Espírito Santo. Em 31 de março de 1957, nas águas do rio Piracicaba em Coronel Fabriciano foi batizado pelo pastor Geraldo Sales.

Desde o início de sua carreira espiritual passou a cooperar no trabalho do Senhor. Exerceu diversas atividades na igreja sede em Coronel Fabriciano, entre elas a de dirigente da mocidade, com total apoio do pastor José Alves Pimentel. Sua chamada ministerial ocorreu por volta do ano de 1966, quando residia no bairro Amaro Lanari, e trabalhava na Usiminas. Durante três dias seguidos pela madrugada, ouviu claramente uma voz que chamava: “João, João, João!”, sendo que sua esposa também ouvia esta mesma voz. No terceiro dia sua esposa o perguntou quem o chamava pela madrugada, e ele após orar, entendeu que era o Senhor Deus que o chamava para a Sua grande obra.

Isto aconteceu antes de ser separado ao diaconato da igreja. Esta função ele exerceu a partir do dia 20 de outubro de 1974. Neste período ele cooperou nas congregações de Bom Retiro e Amaro Lanari. Em 15 de junho de 1980 foi separado para servir ao Senhor como presbítero. No dia 11 de setembro de 1986 foi consagrado a evangelista. Sua consagração ao ministério de pastor ocorreu na convenção estadual em Belo Horizonte em 15 de setembro de 1994.

Durante sua trajetória ministerial, teve o privilegio de dirigir diversas igrejas, nos bairros: Mangueiras, Canaãzinho, Bom Retiro, Amaro Lanari, Caladinho de Cima e Caladinho de Baixo.

Neste período construiu os templos de: Mangueiras, Alto da Boa Vista e Amaro Lanari, fez a reforma do templo do bairro Canaãzinho e o templo de Caladinho de Baixo.

A última igreja que pastoreou foi a do bairro Canaãzinho, onde por motivo de enfermidade recebeu jubilação do ministério. Mesmo assim gostava de visitar as congregações por onde havia pastoreado, bem com a igreja central.

Depois de um período enfermo, faleceu no dia 19 de setembro de 2004, mas deixou exemplo de um verdadeiro obreiro do Senhor.