03/01/2017

Culto de Ação de Graças pelo aniversário do Pr. Juscelino Soares Dias, em Timóteo/MG

O Pr. Júlio César Nogueira ministrou uma rápida e objetiva palavra final enfatizando exemplos bíblicos e a vida do Pr. Juscelino, que tem sido um vitorioso e sempre agradando a Deus por sua integridade e retidão

Arquivo ACS

Pr. Juscelino Soares Dias com sua família

Uma grande festa com culto de ação de graças no templo da Assembleia de Deus do Bairro John Kennedy, em Timóteo/MG, aconteceu no dia 3 de dezembro de 2016 em comemoração ao aniversário do Pr. Juscelino Soares Dias. O templo estava lotado e contou com a participação do Conjunto Coral da AD do Bairro Novo Tempo e pastores de diversas igrejas, dentre eles o Pr. Júlio César Nogueira, representando o Pr. José Martins de Calais Júnior, Pastor Presidente das Assembleias de Deus Ministério de Cel. Fabriciano e Ipatinga (MG), como também a presença do Pr. Adão Alves de Araújo, Pastor Presidente das Assembleias de Deus - Ministério de Timóteo (MG) e da COMADVARDO - Convenção dos Ministros das Assembleias de Deus do Vale do Rio Doce e outros. Foi marcante a participação dos familiares, amigos, pastores do Ministério, autoridades timotenses e membros da igreja local. Também o cantor José das Neves (melhor idade) com seu violão, entoou um bonito Parabéns pra você! num arranjo diferente e nesse momento a igreja aplaudiu de pé.

O Pr. Júlio César Nogueira ministrou uma rápida e objetiva palavra final enfatizando exemplos bíblicos e a vida do Pr. Juscelino, que tem sido um vitorioso e sempre agradando a Deus por sua integridade e retidão.

Juscelino Soares Dias nasceu num lar evangélico no dia 3 de dezembro de 1962 em Timóteo/MG e no Bairro Alvorada passou grande parte de sua vida. Sua mãe, pioneira das Assembleias de Deus na região do Vale do Aço e no Brasil, Efigênia Rosa Dias, foi batizada nas águas ainda em sua adolescência com 13 anos de idade, chegando a quase 80 anos de batizada, membro da igreja.

Juscelino, com apenas um ano de idade e com sua mãe com um recém nascido de apenas 13 dias (seu irmão Juvenal), teve o pai recolhido pelo Senhor. Mesmo diante das adversidades que surgiram com esse infortúnio, a irmã Efigênia Rosa Dias continuou educando seus filhos nos caminhos do Senhor, obedecendo os ensinos da Palavra de Deus conforme Deuteronômio 6.6-9 “E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te. Também as atarás por sinal na tua mão, e te serão por frontais entre os teus olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas”.

Os preciosos ensinos acerca da palavra de Deus ministrados por sua mãe, foram suficientes para despertar-lhe o prazer em trabalhar na Obra do Senhor e desde a mais tenra idade já cooperava com os obreiros, ajudando inclusive nas construções de templos.

Certa manhã, enquanto participava de um Estudo Bíblico na igreja, o Pr. João Pereira de Andrade e Silva dirigiu-se até Juscelino, que na época estava com 12 anos de idade, e com voz trêmula disse para toda a igreja: “Esse menino será um dos pastores dessa igreja!”
Durante toda sua juventude sempre auxiliava nos trabalhos da igreja como Escola Bíblica Dominical, cultos ao ar livre, visitas e outros trabalhos importantes da igreja.

Foi separado ao diaconato com 24 anos de idade e passados os anos, a profecia proferida pelo Pr. João Pereira de Andrade e Silva foi lembrada quando Juscelino já estava obreiro formado e há quase 6 anos trabalhando na Igreja do Bairro Novo Tempo. Dali foi transferido para a igreja do Bairro Alvorada, substituindo o saudoso Pr. João dos Santos, quando esse se mudou para o estado do Mato Grosso.

Posteriormente, foi lhe confiado o trabalho no Bairro Salvador Gomes, onde por muitas vezes ia de bicicleta e levando seu filho Warley, com apenas 7 anos. Depois, passou a trabalhar na congregação do Bairro Novo Tempo, quando realizou sua primeira Santa Ceia para um público de 45 irmãos. Esse trabalho do Bairro Novo Tempo cresceu muito e o Senhor permitiu que fosse aberta uma congregação no Bairro Petrópolis - a única até hoje que foi inaugurada com grande vigília e consagração de obreiros, realizada pelo Pastor Presidente Adão Alves de Araújo, por volta da meia-noite.

O Senhor continuou abençoando e mais congregações sendo construídas como também a do Bairro Salvador Gomes e a construção do grande templo no Bairro Novo Tempo.

Depois, já obreiro formado, deixou em 1994 a congregação do Bairro Novo Tempo com mais de 250 membros e assumiu a Regional do Bairro Alvorada. Nesse período trabalhava como Encarregado de Refrigeração na área da Acesita e exercia um trabalho voluntário na Obra do Senhor. Porém, nessa época, a empresa onde trabalhava mudou-se para o Rio de Janeiro e foi lhe apresentada uma proposta com excelente salário para que acompanhasse a empresa para o Rio de Janeiro e, entretanto, aceitou proposta salarial bem menor do Ministério para continuar à frente da igreja, haja vista seu amor pela Obra do Senhor. “Meu filho, fique tranquilo, pois em momento algum Deus irá desampará-lo”, disse-lhe o Pr. Adão Alves de Araújo Presidente do Ministério.

Com apoio da igreja e muita confiança nas promessas do Senhor, iniciou a construção do grande templo do Bairro Alvorada e em 1997, quando a obra estava bem adiantada, foi transferido para a Regional Sub-Sede no Bairro São José, onde foi agraciado pelo Senhor com o ministério de Pastor.

Em 1998 foi transferido para a igreja em Antônio Dias/MG onde assumiu o trabalho em toda a região. Em 1998 volta para Timóteo/MG e assume a congregação do Bairro Limoeiro e toda aquela região, onde realizou um excelente trabalho, deixando a igreja do Bairro Alphaville no ponto de telhado e indo para a cidade de Barroso/MG, na região do Campo das Vertentes.

Em 2001 volta a Timóteo e assume a igreja de Cachoeira do Vale e inicia a construção do templo na principal avenida daquele bairro, o que era um sonho antigo dos irmãos. Foi então requisitado pelo Ministério para assumir novamente a igreja no Bairro Alvorada, pois sempre trabalhou como obreiro íntegro, submisso e zeloso, sempre muito fiel ao Ministério e pronto para atender com prazer as necessidades de remanejamento. Após essa etapa, retornou para a igreja do Bairro Cachoeira do Vale e posteriormente teve o grande privilégio de trabalhar no Templo-Sede ao lado do Pastor Presidente Adão Alves de Araújo.

Depois, voltou para a igreja do Bairro Novo Tempo e por lá ficou mais de um ano como Pastor Regional e assumiu os trabalhos na igreja do Bairro Alvorada. Nesse período foi lhe confiado pelo Ministério o cargo de Presidente do Conselho Fiscal, onde atuou com zelo, dedicação e honestidade, solucionando graves problemas que vinham acontecendo na época.

Foi enviado para Divinolândia de Minas/MG, há quase 150 quilômetros da cidade de Timóteo/MG e por lá serviu na obra do Senhor por 1 ano e 8 meses onde conquistou grandes amizades na igreja, na sociedade e no cenário político, e viu almas se convertendo ao evangelho do Senhor Jesus Cristo.

Foi então convidado pelo Pr. Adão Alves de Araújo, Presidente do Ministério, para assumir como Pastor Regional o Templo-Sede em Timóteo (MG) e nesse período deu assistência por 3 meses no Bairro Cruzeirinho. No Templo-Sede viu o agir de Deus em favor da igreja, que cresceu muito e sendo restaurada pelo grande amor e misericórdia de Deus.

Depois, foi enviado pelo Pastor Presidente para restaurar o trabalho na AD do Bairro John Kennedy e agora, em 2017, assumiu mais uma vez assumiu a Regional do Bairro Alvorada.

CRÉDITOS: Sidney Caetano – Assessoria de Comunicação Social